Dicas para ter uma tartaruga de estimação

dezembro 17, 2018
Tenha em mente que esses répteis têm uma dieta diferente dependendo se são terrestres ou aquáticos. Tartarugas terrestres são herbívoras, enquanto as aquáticas são carnívoras.

Além de um cachorro e um gato, podemos ter outros animais em casa. Uma tartaruga de estimação pode ser uma boa opção se for permitida no país em que vivemos. Nesse caso, recomendamos que você leia o artigo a seguir, no qual daremos alguns conselhos.

Como ter uma tartaruga de estimação

Estes répteis são conhecidos por sua grande carapaça. As tartarugas mais escolhidas como animais de estimação são as terrestres, embora também haja as de água doce ou salgada. Preste atenção a estas dicas se você quiser adotar uma:

  1. Visite uma loja de animais

Se você tem certeza de que a legislação local permite que você tenha uma tartaruga de estimação, não terá problemas em comprar uma em uma loja especializada. Não compre online e verifique se é uma operação legal, diga não ao tráfico de animais selvagens.

  1. Compre tudo o que ela precisa

Ter uma tartaruga de estimação não é muito caro, mas você deve comprar alguns itens necessários. Tudo depende do tipo de quelônio em questão.

Por exemplo, as terrestres precisam de um refúgio para hibernar no inverno e um lugar onde possam cavar.

As tartarugas aquáticas precisam de um grande aquário. A regra indica que o aquário deve ter 40 litros para cada 2,5 centímetros do animal. Por exemplo, se ela medir 12,5 centímetros, precisará de um tanque de 200 litros.

  1. Escolha o ambiente ideal para elas em casa

Se sua tartaruga for ficar sempre dentro de casa, é essencial que você ofereça um abrigo com terra ou areia, plantas, pedras onde ela possa tomar sol – lembre-se de que ela tem sangue frio – e diferentes áreas: para alimentação, dormir e fazer suas necessidades.

tartaruga na grama

No caso de seu animal de estimação também ter acesso ao exterior, ele precisará de um espaço com grama natural e muito sol. 

Coloque uma cerca, para que o animal não fique muito longe de sua vista, e preste atenção aos poços que cavam… elas podem cavar buracos com mais de meio metro!

  1. Alimente-a corretamente

Outra das dicas para ter uma tartaruga de estimação está relacionada à sua dieta. Você tem que consultar o veterinário – especializado neste animal – para saber o que é melhor para ela.

As de terra são herbívoras, comem as folhas, alface, grama, repolho e algumas frutas, como tomate, maçã, pera e morango.

Os animais aquáticos tendem a ser carnívoros: comem minhocas, grilos, filhotes de lagostas, caracóis e, também, carne crua.

Tartarugas comendo ração

Em qualquer caso, tenha em mente que as tartarugas não comem diariamente, como um cão ou gato. 

Talvez três dias se passem sem exigir comida. Se depois de dois dias ela não tiver comido, retire a comida e coloque novamente comida fresca. O mesmo vale para a água potável.

E outra coisa: mesmo que pareçam inofensivas, uma mordida de tartaruga pode te machucar bastante. Portanto, deixe a comida a distância e permita que ela a encontre.

  1. Mantenha a higiene e limpeza

É muito importante que você limpe a casa do seu animal de estimação. No caso das tartarugas, sua urina tem um odor muito forte e desagradável.

As fezes podem ser removidas com uma pequena pá, como a usada para a caixa de areia do gato. Limpe cuidadosamente qualquer área do seu abrigo que possa estar suja, também com alimentos.

  1. Passe tempo com sua tartaruga

Após o primeiro mês ela já terá se aclimatado e se acostumado à sua nova casa… elas são muito tímidas e medrosas! Mas, após um tempo, confiará em você e o reconhecerá como o encarregado de alimentá-la.

Se ela te morder, talvez seja porque se sente em perigo. Nesse caso, deixe-a sozinha mais uma semana e evite a abordagem, a menos que seja para lhe dar comida. Não esqueça de desinfetar bem a ferida.

Finalmente, se você tem uma tartaruga de estimação, faça-a feliz: ofereça-lhe uma casa grande e comida de qualidade, também um local com luz solar direta e evite que outros animais a incomodem.