Diferenças entre um rottweiler americano e alemão

Entre as diferenças mais notáveis entre um rottweiler americano e alemão, destacam-se o formato da cabeça e do focinho. Leia e descubra mais sobre o assunto.
Diferenças entre um rottweiler americano e alemão

Última atualização: 09 Setembro, 2021

Se você gosta de rottweilers e tem dúvidas sobre as diferenças entre os americanos e os alemães, neste artigo poderá aprender mais sobre ambos. Devemos começar lembrando que se trata de um cão originário da Alemanha, mas de ascendência romana, que foi treinado por muitos anos para ser guardião e protetor de ovelhas.

Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), é uma das raças mais antigas. Na verdade, seu nome vem da antiga cidade de Rottweil. A sua aparência robusta e imponente o levou a ser um dos cães testados para prestar serviços à polícia e, em 1910, foi oficialmente denominado cão policial.

Continue a leitura, pois nas linhas a seguir faremos uma breve revisão das características gerais do rottweiler e, a seguir, nos aprofundaremos nas diferenças entre o americano e o alemão. Você verá que não é tão difícil distingui-los.

Características do rottweiler

O rottweiler é considerado um cão grande. Ele é robusto e de aparência poderosa. Portanto, há muito tempo é criado como um animal de proteção. Quanto ao seu caráter, essa raça se caracteriza por ser devota e obediente, dócil, trabalhadora e afável.

Além disso, é um cão valente que age com naturalidade, sem demonstrar medo. Embora seja considerado um dos cães potencialmente perigosos, a agressividade não é um comportamento constante e depende muito da forma como cada cão é educado.

Sua aparência atarracada não interfere em sua agilidade. Além disso, é uma das raças que podem começar a treinar e se exercitar desde filhotes, pois são resistentes, ágeis e enérgicos. A estimulação mental não deve ser negligenciada e eles podem aprender diversos truques, pois são muito inteligentes.

Considerando que o rottweiler é uma das raças suscetíveis à obesidade, segundo estudos, a dieta é importante. A alimentação deve ser de ótima qualidade, seja comercial ou caseira. Além de regular o peso, fornecer uma boa alimentação mantém o cão em ótimas condições físicas relacionadas à sua pelagem, por exemplo.

 

As notáveis diferenças entre o rottweiler americano e alemão

Diferenças entre um rottweiler americano e alemão

Agora que você já tem uma visão geral da raça rottweiler, é hora de falar sobre as diferenças entre o americano e o alemão. Embora à primeira vista eles pareçam iguais, existem alguns aspectos que, apesar de óbvios, é preciso considerar se você está pensando em adotar um rottweiler.

1. País de nascimento

A primeira das diferenças entre os rottweilers americanos e alemães é sua origem. Nesse ponto, é necessário destacar que a Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK) é a organização responsável por preservar a pureza dessa raça e possui padrões muito exigentes.

Na Alemanha, o acasalamento só é permitido entre pais com árvore genealógica aprovada e que atendam a todos os requisitos, evitando variações raciais desnecessárias. Os parâmetros de reprodução estabelecidos pelo ADRK devem ser atendidos em todos os países onde esse canídeo se reproduz.

Em teoria, se fora da Alemanha esses tipos de cães fossem reproduzidos de acordo com esses padrões, não haveria distinção entre as linhagens. Como isso nem sempre acontece, continue lendo para identificar quais são as outras diferenças entre os rottweilers alemães e americanos.

2. Tamanho e peso

Se você comparar um rottweiler alemão com um americano, provavelmente notará diferenças de tamanho e peso. O americano pode ter uma aparência mais esguia do que o alemão, revelando pernas mais longas.

O rottweiler americano tem entre 68 e 69 centímetros de altura e na idade adulta pesa até 80 quilos, desde que bem alimentado e sem excesso de peso. Já o rottweiler alemão deve medir entre 61 e 68 centímetros, com peso ideal de 50 quilos.

Deve-se levar em consideração que, por sua vez, existem diferenças entre machos e fêmeas de ambas as variedades.

3. Comprimento do focinho e da cauda

Embora seja necessário aguçar um pouco os olhos para perceber essa diferença, os tutores mais experientes são capazes de notar. O rottweiler americano tem focinho longo e cauda curta, enquanto o alemão tem focinho mais curto e um tanto largo.

Embora seja uma prática proibida em vários países, é comum encontrar exemplares americanos com cauda de tamanho mínimo, que é mutilada pelos criadores logo após o nascimento. Os alemães têm uma cauda longa, especialmente os espécimes mais jovens. Isso se deve ao fato de que há vários anos a prática dessa cirurgia foi proibida na Europa.

4. Tamanho da cabeça

Outra diferença entre um rottweiler americano e alemão tem a ver com o tamanho de suas cabeças. Os alemães têm a cabeça mais larga, devido aos ossos mais grossos, que impactam na aparência geral do corpo. O cão americano, por ser mais esguio, tem a cabeça menor.

5. A maneira como são criados

Oficialmente, não deve haver diferenças entre os rottweilers alemães e americanos, pois a reprodução dessa raça deve seguir os padrões estabelecidos pelo clube alemão. Isso significa que as variações que descrevemos podem ocorrer devido à forma como os animais são criados, e não devido à carga genética da linhagem do animal.

Como não há clube ou associação que verifique as especificações de reprodução nos Estados Unidos, é comum que haja diferenças nos cães em relação ao padrão alemão, embora isso não signifique que seja sempre assim. Podem existir criadores que cumprem as condições de certificação, independentemente de não estarem na Alemanha, onde o processo é muito rígido.

Afinal, existem diferenças entre um rottweiler americano e alemão ou não?

Na Alemanha, um cão que não atenda aos padrões do clube não será reconhecido como um rottweiler puro, pois serão alegadas falhas ou falta de controle no processo de reprodução. Nesse sentido, para criadores estritos não há diferenças oficiais entre um rottweiler americano ou alemão ou de qualquer outro país.

Um rottweiler deve apresentar as mesmas características padronizadas, independentemente do país em que seja criado.

 

As variedades que alguns criadores oferecem por grandes somas de dinheiro por suas características raras (como o rottweiler de pelo comprido, albino ou de olhos azuis) não são reconhecidas como parte dessa raça. Como você pode ver, o padrão nesse tipo de cão é bem fixo e variações drásticas não são permitidas.

Pode interessar a você...
O rottweiler se comporta bem com as crianças?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O rottweiler se comporta bem com as crianças?

No caso de adquirir um rottweiler, como acontece com qualquer animal de estimação poderoso, é importante fazer a lição de casa.



  • Malm, S., Fikse, W. F., Danell, B., & Strandberg, E. (2008). Genetic variation and genetic trends in hip and elbow dysplasia in Swedish Rottweiler and Bernese Mountain Dog. Journal of animal breeding and genetics, 125(6), 403-412.
  • Rottweiler, FCI Standards. Recogido a 11 de agosto en http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/147g02-es.pdf