Dois tipos de bulldog e suas características
O bulldog é um dos símbolos do Reino Unido. Embora sua aparência seja muito diferente da do seu ancestral original, é uma raça facilmente reconhecível e admirada por sua pele forte e suas rugas.
Seu início foi difícil, como um cão de luta com touros (daí seu nome), mas agora ele se tornou um animal de companhia domesticado e afetuoso. Seu homólogo na França é menor e vem de cruzamentos entre o bulldog inglês e o dogo francês. Se você quiser descobrir mais sobre os tipos de bulldog, recomendamos que continue lendo.
A história do bulldog inglês: de lutador a símbolo nacional
Os bulldogs foram criados no século 13 para o espetáculo brutal de “briga com touros” ou bullbaiting, que consistia em provocar a luta de um touro contra uma matilha de cães e apostar no resultado.
Isso significa que os ancestrais do bulldog eram cães enormes, com uma constituição muito forte, mandíbulas poderosas e grande resistência à dor. Eles eram maiores e menos compactos do que os que conhecemos hoje.
Uma vez que esse tipo de evento foi banido, os jogadores continuaram apostando clandestinamente, mas começaram a criar cães maiores, resultado do cruzamento de bulldogs e terriers. Foi assim que os bull terriers nasceram.
Os bulldogs ficaram em segundo plano, mas os fãs dessa raça começaram o longo processo de transformar esse cão de companhia lutador. Com essa seleção artificial, procurou-se mudar a aparência feroz do bulldog e suavizar seu caráter.
Seu sucesso foi tamanho que, no século XIX, o bulldog inglês foi reconhecido como uma raça por suas características físicas distintas e caráter. Assim, tornou-se o símbolo do Reino Unido e o mascote de muitos institutos nos Estados Unidos, como a famosa Universidade de Yale.
O bulldog francês: um aristocrata parisiense
O bulldog francês tem sua origem nos cães molossos, como o bulldog inglês. Apesar disso, seu início não foi tão bruto. Acredita-se ser o resultado de cruzamentos entre pequenos dogos franceses com bulldogs da Inglaterra do século XIX.
Ele começou como um companheiro dos trabalhadores de Paris para rapidamente terminar como um mascote da alta sociedade parisiense e do mundo dos artistas. A raça não foi oficialmente reconhecida até 1898.
Diferença entre os tipos de bulldog
Embora os dois cães tenham uma origem comum, podemos citar várias diferenças entre os dois tipos de bulldog.
O bulldog inglês
É um cão de pelo curto, pesado, baixo em estatura, largo, poderoso e compacto. Suas orelhas são pequenas e inseridas altas na cabeça, que é bastante grande em proporção ao seu tamanho. Em geral, é um cão simétrico.
Seu rosto é curto e, por isso, é um dos exemplos mais típicos dos cães braquicefálicos, o que pode causar problemas respiratórios, roncos e arfadas depois de atividades moderadas. Sua mandíbula é larga e forte, e a parte inferior se projeta ligeiramente para a frente da parte superior. Portanto, é normal ver que os dentes inferiores desse cão para fora da boca.
As rugas mais características são aquelas acima do nariz e antes das orelhas. O pescoço é muito grosso, profundo e forte, com pele solta, espessa e enrugada ao redor da garganta formando uma papada.
O corpo forma uma curva que cai em direção à cauda, essa é outra característica da raça. As costas e o peito são profundos e o abdômen retraído. A cauda é de inserção baixa, arredondada, curta e lisa.
Os bulldogs ingleses caminham com passos curtos e rápidos, como se andassem na ponta dos dedos, sem levantar muito as patas. O pelo é sempre curto, fino e liso, podendo ser unicolor, tigrado, branco ou com manchas.
O bulldog francês
O bulldog francês também tem uma estrutura corporal molossóide como o seu parente inglês, mas é muito menor, já que não ultrapassa os 13 quilos, enquanto o anterior ultrapassa os 20 quilos.
É um cão compacto mas proporcional, também de pelo curto, mas com nariz achatado e orelhas grandes e eretas. Pode ter rugas, mas não tão marcadas como as do inglês.
A cabeça é larga, quase achatada entre as orelhas. Nesse caso, os dentes ficam escondidos pelos lábios, de forma que não ficam dentes para fora. O bulldog francês também tem pescoço forte, mas não tem queixo duplo.
A linha do corpo se eleva progressivamente da cernelha até o meio das costas. Essa conformação é chamada de roach back e é distintiva dessa raça. O pelo é liso, curto e brilhante. As cores mais típicas são tigrado, fulvo e com manchas brancas. O bulldog francês é um cão sociável, ativo, alegre e muito brincalhão, embora possa ser um tanto possessivo.
Como podemos ver, os dois tipos de bulldog possuem várias semelhanças e diferenças. Apesar de suas características distintas, ambas as variedades são ótimos cães de companhia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Federación Cinológica Internacional
- American Kennel Club
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.