E se meu cachorro não consegue dormir à noite?

A insônia também afeta os nossos animais de estimação. É comum o seu cachorro não conseguir dormir, talvez por causa da insônia ou porque são filhotes e não param de chorar.

Da mesma forma que acontece com qualquer outro problema que surge com o nosso animal de estimação, para poder ajudá-lo, temos que saber quais são as causas do problema.

Por que meu cachorro não consegue dormir à noite?

Por vários motivos; queremos não só enumerá-los, mas também dar a você soluções para que isso possa ser amenizado ou, inclusive, eliminado. Vamos ver algumas das causas pelas quais seu cachorro não consegue dormir:

Barulhos

Esse é um problema que também atinge os humanos, por isso, não deve nos surpreender. Quando existe barulho demais ao redor dele, é normal que seu animal de estimação não consiga dormir à noite. Pode ser devido a fogos de artifício ou tempestades, ou, até mesmo, vizinhos que falam sem parar, e que podem interromper o sono do seu cachorro.

Problemas de saúde

Se ele adquiriu a insônia de forma repentina, é muito provável que talvez ele sinta dor ou incômodo no seu corpo. Isso pode ser causado, às vezes, até por um problema bucal. Leve o seu cachorro ao veterinário para poder descartar a ligação da insônia dele com alguma doença.

Temperatura

Embora a temperatura de sua casa pareça agradável para você, isso não significa que também seja a ideal para o seu animal de estimação. Observe bem o lugar em que está localizada a cama do seu cachorro e observe o comportamento dele. Você poderá diferenciar facilmente se ele sente frio ou calor e remediar a situação mudando a cama dele de lugar.

Ele pode estar empanturrado

Se o seu cachorro comeu demais ou fora de hora, é normal que não durma bem à noite. O melhor que você pode fazer é dividir as porções de comida e evitar que ele coma alguma delas à noite. Acima de tudo, não lhe ofereça a comida que você come, pois a digestão dele é diferente e ficará se sentindo com estômago pesado.

Falta de exercício físico

Se um cachorro não faz exercícios físicos o suficiente, fica nervoso e inquieto, e isso fará com que ele não consiga dormir. Procure informação sobre de quanto exercício físico o seu cachorro precisa e ajude-o a cumprir essa carga de atividades necessária para que possa descansar bem à noite.

Como posso ajudar o meu cachorro a dormir?

Já que sabemos quais são as causas da insônia, podemos atacar essas causas. Um cachorro deve dormir por volta de 13 horas por dia, das quais, mais ou menos 9 têm que ser à noite. Se o seu cachorro não está seguindo essa rotina, é porque alguma coisa está errada. Dê uma olhada nestes pontos:

Lugar

Como dissemos antes, a temperatura ou outras distrações podem estar tirando o sono do seu cachorro. Se você acha que seu animal de estimação não está à vontade no lugar em que está a cama dele, é importante considerar mudá-la de lugar. Procure um espaço tranquilo e com temperatura agradável e, se não houver, faça o possível para criar esse espaço.

Exercício físico

Isso é fundamental para que o cachorro fique calmo e descarregue seu estresse. Além disso, o exercício físico o deixará cansado, e esse cansaço o ajudará a dormir. Mais do que isso, para ajudá-lo a conciliar o sono, o exercício físico é vital para os cães, pois um cão exercitado se torna um bichinho feliz.

O jantar

Evite que seu cachorro coma muito à noite, e, se puder, tente fazer com que ele não coma nada. Dormir com o estômago cheio não faz bem para ninguém, o mesmo se aplica ao seu animal de estimação.

Barulhos

Talvez você não se incomode com barulhos, mas lembre-se de que o ouvido do seu cachorro é muito mais sensível do que o nosso, por isso, você deve mudar o quarto em que dorme seu animal. Se você acha que podem haver barulhos incômodos que perturbem o sono dele, procure um lugar mais apropriado para ele.

Rotinas

Os cães precisam ter rotinas na vida, pois o instinto deles os guia toda hora sobre o que têm que fazer. Por isso, leve o seu cachorro na mesma hora todo dia e faça o mesmo com a comida, a brincadeira ou o exercício físico.

Como você pode ver, são muitas as coisas que você pode fazer para que seu cachorro durma de noite. Lembre-se de que, diante de qualquer problema, ele depende de você. Portanto, esforce-se ao máximo para ajudá-lo!