Em quais cidades da Espanha você pode caminhar com o cão solto?

· fevereiro 22, 2019
Realmente são poucas, mas nas cidades onde é obrigatório que os cães andem na coleira, há também a opção de levar os animais a um parque exclusivo para eles, disponível a qualquer momento.

A lei de algumas províncias espanholas diz que os cães devem permanecer atados à coleira durante as caminhadas, mas você sabia que alguns conselhos mudaram seus regulamentos e já se pode caminhar com o cão solto? Saiba como isso funciona na Espanha.

Os regulamentos para cães na Espanha

As leis que regulam os animais são do Estado, foram feitas a partir do governo central e valem para toda a Espanha.

No entanto, as comunidades autônomas e os municípios podem fazer os seus próprios regulamentos. 

Portanto, embora em princípio haja uma mesma lei para todos os habitantes, eles podem mudar os detalhes em certas partes do país.

A lei estadual diz que todos os cães devem permanecer atados à coleira quando em espaços públicos. A exceção são os parques de cães cercados, onde eles podem correr livremente, soltos.

No entanto, alguns municípios permitem que seus habitantes caminhem com o cão solto, sob certas condições.

Cachorros correndo no parque

Um caso à parte são os de cães de raças classificadas como potencialmente perigosasAs regras que permitem que você dispense a correia não se aplicam a essas raças.

Portanto, é importante consultar a prefeitura da cidade se o seu cão for de uma dessas raças. Se ele caminhar solto pela rua, você pode levar uma multa.

Lugares que não modificaram as leis estaduais para permitir que os cães sejam levados sem coleira podem penalizar financeiramente os proprietários.

Novamente, o valor da multa varia dependendo de onde a infração foi cometida: em Pamplona, vai de 90 a 150 euros, enquanto em Cartagena, onde as multas são mais altas, pode variar entre 1.700 e 3.000 euros.

Cidades para caminhar com o cão solto

As condições para caminhar com o cão solto são diferentes em cada cidade, mas elas mantêm vários pontos em comum: a maioria destes lugares impõe um horário e, fora deles, a coleira é necessária. 

Existem lugares restritos que não podem ser acessados, como parques infantis e outras áreas marcadas.

Dono e cão no parque

Como em outros lugares, os donos são responsáveis ​​pelo que o cão faz, seja solto ou não. Eles também devem recolher as fezes do seu animal e manter a rua o mais limpa possível.

Antes de caminhar com o cão solto, lembre-se sempre de manter o bom senso: ensine seu cão a responder ao seu chamado para voltar e, se ele tiver medo na rua, não deixe que ele se afaste, pois poderá fugir.

Madri

Na cidade de Madri você pode dar um passeio com o cão em um certo horário: das 19 h às 22 h durante o inverno e das 20 h às 22 h durante o verão. 

Além disso, existem muitos parques caninos cercados em toda a cidade e, para a prefeitura, eles não têm um cronograma de uso: estão sempre disponíveis.

Huesca e Zaragoza

Huesca adota quase o mesmo horário da cidade de Madrid: das 20 h às 21 h, os cães podem caminhar soltos, mas apenas em parques públicos.

Em Zaragoza, isso é um pouco mais maleável: você pode caminhar com o cão solto no mesmo horário em praças e parques que tenham mais de 1.000 metros quadrados.

Bilbao e San Sebastian

Em Bilbao e San Sebastian, existem dois tipos de parques e, portanto, horários. Em alguns, é permitido dispensar a correia das 18 h às 24 h, em outros, apenas à noite, das 20 h às 22 h.

Para saber qual programação afeta os diferentes parques, cada Conselho Municipal publicou vários guias e mapas.

Vitória-Gazteiz

O regulamento que afeta os animais de estimação de Vitoria-Gasteiz ainda está para ser aprovado, por isso ainda não sabemos os detalhes específicos.

No entanto, espera-se que você possa passear com o cão a qualquer hora do dia ou da noite: ele só restringirá os locais onde a correia é necessária.

Caminhar com os nossos cães soltos tem vantagens para eles e para nós. No entanto, a legislação exige, na maior parte da Espanha, levá-los na coleira: se você visitar uma dessas cidades, está com sorte.

Para o resto dos cidadãos, eles devem escolher uma correia longa para dar liberdade ao cão.