Empresa tailandesa permite levar cachorro para o trabalho
Levar o cachorro para o trabalho parece estar na moda em muitos países, e embora essas iniciativas estejam começando a funcionar bem nos países europeus, alguns asiáticos também estão abrindo as portas para a novidade
Já imaginou poder levar o seu cachorro para o trabalho?
Uma empresa de Bangkok, na Tailândia, quis aderir à iniciativa terapêutica de permitir a presença dos cães no trabalho com seus donos. Embora isso não seja algo que possa ser feito em qualquer tipo de escritório, esta companhia específica está tentando provar os resultados e benefícios da união entre animais de estimação e pessoas no trabalho.
O período de teste do projeto na Admyn Online Agency parece ter deixado claro que o fato de os animais de estimação estarem no local de trabalho criou um ambiente melhor e reduziu o estresse, não apenas dos donos dos animais, mas também dos outros funcionários, e aumentou a produtividade de todos.
Muitos podem pensar que isso parece loucura, mas já sabemos que vários estudos corroboram esse fato. Pesquisas realizadas por grandes empresas relacionadas a animais de estimação forneceram dados muito relevantes.
Por exemplo, 75 milhões de cidadãos acreditam que trabalhar com seus cães os deixa mais felizes; 70 milhões disseram que isso reduz o estresse, seu e o dos que estão ao seu redor; 47 milhões acreditam que a presença dos animais de estimação no trabalho gera um ambiente melhor e mais produtivo; 41 milhões afirmam que a iniciativa permite criar relacionamentos mais íntimos e duradouros com os colegas.
Você poderia pedir mais do que um ato tão simples e nobre quanto levar o seu animal de estimação para o trabalho? Essa ação não é novidade, pois empresas pioneiras como Google, Amazon e Nestlé já estão permitindo a presença de animais em alguns dos seus escritórios.
Desvantagens
Todo assunto sempre tem dois lados. Embora seja verdade que os benefícios de trabalhar com os animais se estendam a todos, inclusive aqueles que não levam um cachorro para o trabalho, nem todo mundo gosta de cães e alguns têm alergias a eles.
Portanto, por um lado, acredita-se que trabalhar com os animais pode criar melhores relacionamentos com seus colegas, mas por outro, haverá algumas pessoas com quem você terá um relacionamento pior pelo mesmo motivo.
Embora você só tenha a ganhar, é preciso levar os outros em consideração para evitar más ‘vibrações’. Afinal, nosso local de trabalho é o lugar onde passamos mais horas do nosso dia.
As empresas levaram isso em consideração e exigem que os animais de estimação que vão ao trabalho tenham as suas carteiras de imunização e desparasitação atualizadas, estejam limpos, com as unhas cortadas e pelos bem escovados… Em resumo, eles devem ter uma boa saúde e uma boa aparência.
Obviamente, eles devem ficar longe daqueles que têm alergias, ou a empresa será responsável por mudar essas pessoas para um local em que elas fiquem afastadas dos cães.
O importante é que a presença dos animais de estimação no local de trabalho seja algo benéfico para todos e que diminua o estresse dos trabalhadores, não que comece a deixar nervosos os que não gostam dos animais ou têm alergias a eles.
Embora os países asiáticos geralmente não se apresentem como inovadores em projetos como esse, estamos felizes pela Tailândia ter dado um passo adiante nessa questão. Iniciativas como esta podem ajudar a fazer com que os animais de estimação ocupem o seu devido lugar na sociedade.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.