A importância do cão na sociedade

outubro 29, 2019
A importância do cão na sociedade é tão grande que abrange campos que incluem benefícios físicos, psicológicos, e até serviços públicos ou de saúde

Um dos relacionamentos mais especiais é, sem dúvida, o que existe entre o cão e o homem. Ele remonta a milhares de anos e, desde então, só se estreitou e se aproximou cada vez mais. Com o tempo, a importância do cão na sociedade foi mais do que comprovada.

Essa interação traz muitos benefícios psicológicos e sociais, sobre os quais falaremos a seguir.

A importância do cão na sociedade

São muitos os benefícios do cão na sociedade, desde o desenvolvimento da empatia até a melhora da autoestima geral. Além disso, valores como compartilhar e respeitar também são desenvolvidos graças ao relacionamento especial gerado entre o cão e o homem.

A seguir, veremos alguns dos benefícios sociais e psicológicos decorrentes desse relacionamento.

Nível menor de estresse

O contato frequente com cães ajuda a reduzir os níveis de estresse. Isso ocorre devido à diminuição do hormônio conhecido como cortisol, responsável pelo gerenciamento do estresse.

O ato de brincar e acariciar os cães gera quase automaticamente uma sensação de relaxamento.

A importância do cão na sociedade

Reabilitação

Outro dos grandes benefícios advindos do relacionamento entre o homem e o cachorro é a capacidade da recuperação de doenças.

Nesse sentido, foi demonstrado que a reabilitação ou recuperação de uma condição médica é muito mais rápida se houver a presença contínua do melhor amigo do homem.

Reabilitação com a ajuda dos cães

Mais atividade física

O cão também desempenha um papel fundamental na melhoria da condição física das pessoas. Isso ocorre porque os cães precisam sair, correr e brincar e, ao fazê-lo, o dono também se beneficia e favorece a sua própria saúde.

A importância do cão na sociedade: mais atividade física

Além disso, graças à terapia com cães, as pessoas que têm esses animais melhoram significativamente o tônus ​​muscular e fortalecem o sistema imunológico.

Eles também são grandes aliados para melhorar os níveis de estresse e reduzir a depressão.

Terapias

Os cães são muito úteis para terapias e pessoas que sofrem de diferentes doenças.

Nesse aspecto, os animais e, em particular, os cães, são utilizados em terapias voltadas para pessoas com autismo, doenças mentais, distúrbios comportamentais, paralisia cerebral, cegos e até doentes terminais.

Animais de terapia

O melhor amigo do homem também é um excelente aliado para todas as pessoas que sofrem de algum tipo de estresse pós-traumático. Nesses casos, os animais acompanham seus amigos fiéis e ficam muito atentos para tranquilizá-los se os seus níveis de estresse subirem.

Detecção de doenças

Os cães têm uma capacidade impressionante de detectar certos problemas ou doenças de seus donos. Portanto, é aconselhável ter um cão se você sofre de problemas como diabetes.

A importância do cão na sociedade: detecção de doenças

Esses animais leais são capazes de perceber quando o nível de açúcar diminui e incentivam seus donos a medi-lo e a comer se for necessário.

Melhora da comunicação

A presença de cães em uma casa estimula a autoestima e melhora a comunicação com o meio ambiente, principalmente nos casos em que as pessoas vivem sozinhas.

A presença do cão favorece a interação e faz com que a pessoa se sinta mais segura e protegida o tempo todo.

Mulher brincando com seu cachorro

Cães guardiões e protetores

Além dos múltiplos benefícios que acompanham o relacionamento entre cães e seres humanos na vida cotidiana, há também um relacionamento de proteção mais profissional.

Cães guardiões e protetores

Nesse caso, cães policiais, de guarda, antidrogas e antiexplosivos desempenham um papel fundamental nas forças estatais para proteger e manter o público seguro.

Esses cães são treinados para detectar drogas, explosivos, e também para rastrear pessoas desaparecidas. Graças aos seus instintos, eles desempenham um papel fundamental nas Forças e Órgãos de Segurança do Estado.

Além de treinados, eles também desenvolvem um relacionamento muito especial com seus respectivos donos.

A importância do cão na sociedade vai além das brincadeiras e carícias. Na prática, os cães desempenham um papel fundamental e sua presença ajuda em vários cenários da vida cotidiana.

O melhor amigo do homem é essencial para ajudar a melhorar a condição física e psicológica das pessoas e, sendo treinados, eles estão sempre lá para proteger e cuidar. Trata-se de uma relação muito especial que deve continuar a ser cultivada.