Engolir sem mastigar: o mal de muitos cães
É certo que você já viu muitas vezes o seu cão engolir a comida como se nunca tivesse comido na vida. Este é um problema muito comum que muitos cães têm: engolir sem mastigar.
Embora pareça ser algo intrínseco de sua espécie, o certo é que você terá que fazer algo para evitar este comportamento, já que a continuidade disso poderá trazer consequências mais graves depois.
Como consequências imediatas, isto poderá causar uma má digestão, assim como a necessidade iminente de vomitar a comida, a qual sairá inteira por ele não tê-la mastigado e isto poderá machucar a garganta e as cordas vocais de seu cão.
Mas por que eles agem assim? Por que engolem sem mastigar?
Sobrevivência
Os cães descendem dos lobos, por isso mantêm algumas características de seus ancestrais. Uma delas é a de engolir sem mastigar, por uma questão de sobrevivência.
Fazer isto permitia aos lobos comer mais e mais rápido e saciar-se quando tinham uma presa, já que não sabiam quando poderiam ter a seguinte.
Embora esta seja uma tendência desnecessária quando o animal é o único na casa, o certo é que está tão arraigada que será difícil eliminá-la por completo. Por outro lado, os cães não entendem de boas maneiras, por isso, para eles, agirem desta forma é a coisa mais natural do mundo.
Por que não adoecem?
O sistema digestivo dos cães está melhor preparado que o nosso para engolir partes grandes de comida sem que adoeçam. Isto acontece graças à capacidade assombrosa de seu esôfago para se dilatar e se expandir.
Infelizmente isto também poderá ocasionar problemas como a obesidade.
É difícil, embora não impossível, diferenciar quando o cão pode engolir sem mastigar por natureza, de quando o cão é um guloso.
Também devemos levar em conta que, ingerir muito, sem gastar muita energia, ocasionará um excesso de peso que desencadeará outros problemas nos ossos, nas articulações, no sistema respiratório e no coração.
Conselhos para evitar engolir sem mastigar
O engolir sem mastigar não significa que o seu cão esteja superalimentado ou em sobrepeso. Mas, como esta não é uma boa atitude, é melhor fazer algo para desencorajá-la. Vamos ver alguns práticos conselhos que ajudarão nisso:
- Combinar a ração com alimentos naturais como ovos ou frango. Estes alimentos poderão contribuir com serotonina, um neurotransmissor que consegue reduzir o nervosismo e evitará que o seu cão queira engolir sem mastigar.
- O estresse e a ansiedade pode aumentar a ingestão de alimentos. Fique atento aos sinais que te indicam que o seu cão está estressado.
- Faça longos passeios e o estimule o cão a fazer exercícios. Caso ocorra um desgaste físico, não haverá problema se, algumas vezes, o seu cão engolir a comida rapidamente.
- Fique atento a quantidade de calorias que você dá ao seu cão, para que não seja superior à energia que ele gasta.
Outras recomendações
No mercado há inúmeras variedades de artigos para animais de estimação e, quando necessitamos de ajuda para lutar contra os maus costumes de nossos pets, também há. Por exemplo:
- Comedouros “anti-gulping”. Estes comedouros, conhecidos como comedouros “anti-gulping” impedem que o animal coloque todo o seu focinho nele e evitam que ele possa engolir muito rápido.
- Brinquedos recarregáveis Kong. Estes brinquedos têm uma abertura que poderá ser preenchida com a ração diária que o seu cão necessita e, enquanto ele brinca, poderá ir tirando os grãos de ração.
Isto ajudará o seu cão a desenvolver a paciência enquanto ele se diverte e a não engolir a comida rapidamente.
- Espalhe a comida pelo chão. Não faça uma montanha, mas a distribua pelo chão. Assim o animal se verá obrigado a comer a ração, uma a uma, ao invés de engolir uma grande quantidade de uma só vez.
Você deverá estar disposto a fazer uma faxina depois, para retirar os restos de comida e de baba do chão.
Assim como nós, os cães também trazem marcas da infância, de seus antepassados, de seus genes e de sua criação. A tendência de engolir rapidamente a comida pode parecer impossível de controlar, mas estamos certos de que, se você seguir os nossos conselhos, logo o seu animal estará mais calmo na hora de comer.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.