Enriquecimento ambiental para furões

junho 27, 2018

O enriquecimento ambiental para furões é muito importante para o bem-estar deste animal de estimação. E, embora essa espécie seja doméstica há mais de 2000 anos, seu comportamento continua sendo de um animal selvagem.

Enriquecimento ambiental para furões

Você pode pensar que uma gaiola é suficiente, mas os furões são muito exigentes nesse aspecto. É necessário que passem pelo menos duas horas explorando o ambiente fora de sua gaiola. 

Para isso, podemos levá-lo para passear com um arnês e muito cuidado. Os furões podem entrar em buracos difíceis de alcançar, sendo um risco para eles e para a natureza, então garanta sua segurança.

Também podemos ter um quarto destinado para o furão explorar sem perigos. Todos os fios devem estar bem protegidos, assim como devem existir buracos em que o furão possa entrar e nós não.

Tubos e esconderijos, a melhor opção

O ideal será ter dispositivos de enriquecimento ambiental para furões, como redes de tubos de plástico desmontáveis. Eles devem ser desmontáveis para podermos pegar o furão caso ele precise voltar à jaula.

Os furões adoram cavar, sendo as piscinas de bolinhas uma ótima opção para estimular esse comportamento. Também podemos utilizar terra, areia, folhas ou roupas velhas para mudar o substrato.

Furão

A gaiola do furão e suas saídas devem ser compatíveis com as 12-14 horas de escuridão que a espécie necessita. Não podemos permitir que o enriquecimento ambiental para furões interfira num de seus cuidados mais específicos.

Para cumprir essas horas de sono, o ideal é utilizar redes e ninhos longe da luz solar. Deixá-los brincar com calças velhas pode servir tanto para proporcionar-lhes um novo lugar para dormir como para explorar.

Os furões adoram cavar, sendo as piscinas de bolinhas uma ótima opção para estimular esse comportamento. Também podemos utilizar terra, areia, folhas ou roupas velhas para mudar o substrato.

Enriquecimento sensorial

O comportamento dos furões é muito exploratório. Isso faz com que estimular o ambiente ao seu redor por meio de estímulos sensoriais seja fundamental.

Assim, esse tipo de enriquecimento ambiental se baseia principalmente em odores. Esse é o sentido mais importante dos furões. Dessa forma, enriquecer a variedade de aromas que ele percebe ao longo do dia será um ótimo estímulo.

Por outro lado, brinquedos coloridos não vão chamar sua atenção. O uso de óleos aromáticos, especiarias ou até borrifar colônias em objetos podem ser ótimas formas de chamar sua atenção. O ideal é testar vários odores, pois cada um pode despertar diferentes sensações nos animais.

Enriquecimento nutricional

Embora a maioria dos furões coma em sua tigela, essa não é a maneira ideal de alimentá-los. Há muitos brinquedos no mercado que são destinados a outras espécies, mas que servem para furões, como o kong.

Enriquecimento ambiental para furões: conheça os benefícios

Porém, também podemos fazer brinquedos caseiros. Lembre-se de que é importante utilizar materiais que não sejam tóxicos, como o papelão. O uso de bolas com buracos e rolos de papelão são perfeitos para elaborar dispensadores de comida. Isso fará com que nosso animal se exercite para conseguir seu alimento.

Mudar o tipo de alimento dado ao furão também pode funcionar. Dar um pouco de carne de frango cozida pode ser uma nova experiência para o animal, pois ele irá rasgar os pedaços, diferente de quando come ração.

O uso de bolas com buracos e rolos de papelão são perfeitos para elaborar dispensadores de comida. Assim, isso fará com que nosso animal se exercite para conseguir seu alimento.

Enriquecimento social

Os furões são animais muito sociáveis. É por isso que o ideal é termos mais de um furão, para que possam se entreter quando não estivermos com eles. Mas, mesmo assim, devemos socializá-los conosco, para que não fiquem ariscos.

Sempre que possível, passe um tempo com seu furão. Os ursinhos de pelúcia não substituem o contato com humanos ou outros furões, mas podem ser brinquedos interessantes. O enriquecimento social, tanto com sua espécie como conosco, é a melhor forma de evitar estresse e infelicidade para nosso animal de estimação.