Entenda como dar uma ordem de liberação

fevereiro 28, 2019

Uma ordem de liberação é tão ou mais importante do que a palavra usada para iniciar o treinamento de um cão. Isso porque ela significa que a sessão de treinamento acabou e que o cão pode se sentir livre de ter que obedecer.

Treinar um cão não é uma tarefa fácil. No entanto, graças aos profissionais e à ‘Santa Internet’, hoje temos muitas ferramentas para nos ajudar. Uma delas é a ordem de liberação, sobre a qual falaremos a seguir.

O que é uma ordem de liberação?

Assim como quando tentamos ensinar truques ao nosso cão, você precisa de uma palavra que você sabe que ele vai obedecer ao ouvir.

Dessa forma, ao fim do treinamento, o animal precisará ouvir um comando que indique que a sessão acabou.

É semelhante ao efeito que o clicker tem sobre os gatos. Ou seja, os faz entender que eles atenderam a uma ordem corretamente e que receberão sua recompensa.

Nesse caso, não há nenhum clique, mas uma palavra curta. Ela terá a função de dizer ao cão que o treinamento acabou e que ele receberá seu prêmio.

Se a ordem de liberação não for usada, fazendo o cão entender que um exercício terminou, vários problemas podem ocorrer. Um deles é fazer com que o cão decida quando acaba o exercício.

Isto pode influenciar o animal a acreditar que é ele quem toma as decisões. Dessa forma, no próximo treinamento, ele decidirá a qualquer momento que chegou a hora de parar.

Filhote de cachorro dando a pata

Além disso, se o cão não tiver uma ordem de liberação, ao fim de um exercício ou após uma ordem sua, ele pode não querer fazer o que aprendeu. Ou seja, seu trabalho pode ter sido em vão.

Como ensinar seu cão a ordem de liberação

Uma vez que tenhamos compreendido a seriedade do assunto e entendemos que a ordem de liberação é tão importante quanto qualquer ordem de treinamento, é necessário que aprendamos a usá-la o mais rápido possível, se já não tivermos feito isso.

Ensine uma ordem

Para usar a ordem de liberação, devemos estar treinando nosso animal de estimação de alguma forma. Isto é, ensinando-lhe um comando como ‘quieto’, ‘deitado’ ou ‘me dê’.

Confirmação

A confirmação é o segundo passo. Quando conseguimos que o nosso cão compreenda a ordem que queríamos que cumprisse e depois que ele a tenha feito, podemos fazê-lo aprender uma palavra como ‘muito bem’ ou ‘bem feito’. Assim, ele entenderá que a sua ação está correta.

Cachorro sendo adestrado

Liberação

Agora vem o passo fundamental, liberar o cão da pressão da obediência. Os passos a seguir para ensinar a ordem são os mesmos que para qualquer outra ordem, mas neste caso implicará uma recompensa.

Temos que escolher uma palavra curta e compreensível que possamos pronunciar com fluidez e firmeza, mas sem sermos abruptos.

Muitos escolhem a expressão “livre” ou “boa” para “libertar” o animal. Teremos que praticar várias vezes até que nosso animal de estimação entenda que o treinamento acabou.

Uma maneira prática que funciona bem é iniciar o treinamento com uma palavra. Da mesma forma que o animal pode entender quando dizemos que vamos comer ou sair para passear, podemos fazê-lo entender a palavra ‘começar’ e relacioná-la ao treinamento. Isso ajudará o animal a relacionar que a palavra de início precisa de uma de fim.

Toda vez que seu cão entender a ordem de liberação, dê a ele uma guloseima. Assim, ele verá que agiu bem e que pode continuar com sua vida normal sem estar sob a pressão de ordens.

Como você pode ver, a ordem de liberação é tão ou mais importante do que o treinamento em si, porque permitirá que o cão relaxe e fortaleça seu vínculo com você, entendendo, assim, que há um momento para tudo.