Erros ao educar cães: conheça 7 deles!

fevereiro 25, 2019
Os cães precisam de um pouco de disciplina para que você possa desfrutar ao máximo da companhia deles. Seguindo estas orientações simples, você conseguirá, só é necessário um pouco de paciência.

Educar nossos pets não é uma tarefa simples se não soubermos como fazer isso. Isso acontece especialmente no caso dos adotantes de primeira viagem, que cometem erros muito comuns e que, longe de atingir seu objetivo de ter um cão educado, se distanciam dele.

Os erros ao educar cães

Todo proprietário responsável e amoroso quer que seu animal de estimação não o ignore e que seja educado em suas relações com outros cães e com outras pessoas.

Bem, se é a primeira vez que você adota ou que tem um peludo, mas você não sabe como ensiná-lo, não cometa os seguintes erros na hora de educar os cães.

  1. Não socializá-lo

A socialização é um ponto chave no desenvolvimento emocional de nosso animal de estimação. Na verdade, desde que nascem, eles têm que passar por um processo conhecido como imprinting.

Trata-se apenas de passar um certo tempo com a mãe e com os irmãos para se desenvolver mental e emocionalmente de forma saudável.

Bem, depois que recebemos nosso filhote em casa, esse processo de socialização não deve ser interrompido, mas pelo contrário.

Temos que deixar o nosso cão se relacionar com nossos amigos, nossos parentes e com outros cães que vemos no parque ou na rua. Um cão socializado é um cão saudável mentalmente, e um cão saudável é facilmente treinado.

  1. Não usar o reforço positivo

Cachorro recebendo petisco

O reforço positivo consiste em recompensar os bons comportamentos do nosso animal de estimação e está diretamente relacionado ao aprendizado de certas ordens.

Não se engane, aprender uma ordem é algo desgastante para o nosso animal de estimação. Portanto, se não o recompensarmos, o mais normal é que ele não queira participar das sessões, por não obter nenhuma recompensa.

  1. Ignorar o mau comportamento

Muitos proprietários, especialmente quando são novatos, evitam chamar a atenção sobre o mau comportamento de seu cão, por medo de cometer o erro de fazê-lo sentir-se mal.

Bem, um cão precisa de disciplina, embora isso, obviamente, não envolva gritos ou punições físicas.

No entanto, você tem que ensinar seu cão que ele fez algo errado. Seja firme, mas carinhoso ao mesmo tempo.

Sua expressão facial deve mostrar o que você está querendo ensinar. Dessa forma, ele aprenderá quando um comportamento não estiver correto.

  1. Não ser constante

Se você quiser ensinar a ele uma ordem, não conseguirá logo na primeira vez. Isso pode nos desencorajar facilmente e nos levar a parar de ensiná-lo. Mas não aja assim, porque o comportamento do animal pode até piorar.

Também pode ser o caso de dizermos uma coisa e outro membro da família dizer outra coisa oposta. Nessas cir, o cão fará o que quiser. Concordem e ensinem tudo da mesma maneira.

  1. Não entendê-lo

Uma das melhores maneiras de educar os cães corretamente é conhecer sua linguagem corporal; que você poderá entender se ler os artigos que já publicamos sobre o assunto. Vai ser difícil saber o que ele sente em cada momento, se você não aprender a “ler” os sinais.

Dessa forma, você saberá se ele está nervoso, inquieto ou feliz e, assim, poderá determinar se é um bom momento para ensinar-lhe algo e se ele está gostando da sessão ou se, por outro lado, já está exausto.

  1. Humanizá-lo

o perigo de humanizar cães

Um dos maiores erros na hora de educar cães é humanizá-lo, ou seja, tratá-lo como pessoa. Isso além de não ajudar no seu ensino, é uma forma de abuso que anula a personalidade do animal.

Não os superproteja ou trate-os como se fossem crianças pequenas, porque não são. É claro que você tem que cuidar dele e tratá-lo com amor e respeito, mas nunca ultrapasse os limites.

  1. Esquecer-se de seu exercício

O exercício não só ajuda o nosso cão a ficar fisicamente apto, mas também ajuda-o com sua saúde mental. Um cão que esteja equilibrado e saudável será um cão que aprenderá facilmente.

Tenha em mente o quanto de exercício seu cão precisa e faça com que ele tenha sua dose diária para que você atinja seus objetivos.

Você já viu que, na hora de educar cães, tudo fica mais fácil se você souber que coisas deve evitar. Coloque nossas dicas em prática e você verá como tudo irá dar certo.

Naderi, S., Miklosi, A., Doka, A., & Csanyi, V. (2002). Does dog-human attachment affect their inter-specific cooperation? Acta Biol Hung. https://doi.org/10.1556/ABiol.53.2002.4.13