Gato Donskoy: careca, carinhoso e inteligente

· outubro 29, 2018

Caracterizado por suas rugas, o Donskoy se relaciona muito bem com todos os integrantes de uma família, independentemente de sua idade. Além disso, sua relação com estranhos e outros animais de estimação é muito boa.

Sem pelo (ou com uma camada imperceptível de pelagem), olhar hipnótico, rugas muito marcadas e muito inteligente, carinhoso e brincalhão. Essas são algumas características do Donskoy, um gatinho de origem russa.

Um gatinho de origem russa

Originalmente chamado de Don Sphynx, o primeiro gato com essas características foi encontrado na Rússia, em 1987, na cidade de Rostov.

O nome Don veio do rio que atravessa a cidade e Sphynx por conta do gato sem pelos de origem canadense.

No entanto, mais tarde foi descoberto que a falta de pelagem deste gatinho se deve à mutação de um gene dominante. Por outro lado, no caso de Sphynx, o gene é recessivo.

A raça foi se expandindo por todo o país e logo foi reconhecida pelas principais associações felinas. Isso foi feito pela Federação Mundial de Gatos (WCF), em 1997, e pela Associação Internacional de Gatos (TICA), em 2005.

Conheça o Donskoy, um gato careca, inteligente e carinhoso, que não gosta de ficar sozinho.

Gato Donskoy: careca e inteligente

Características físicas do Donskoy

Apesar de muitos dos exemplares desses belos gatinhos carecerem totalmente de pelo, sua característica mais notável é sua pele enrugada, parecendo camurça.

Em todas as variações da raça, a pelagem, lisa ou encaracolada, não supera os 3 milímetros. Em vários casos, a camada de pelo aparece em épocas frias e desaparece nos meses mais quentes.

A pele é muito elástica e as rugas são muito marcadas, sobretudo na papada, bochechas e abaixo da mandíbula.

Entretanto, também são vistas na base do pescoço e na cauda, na parte frontal e inferior das pernas, pelos lados do corpo até a parte inferior e na virilha, assim como no ventre.

Com uma expectativa de vida entre 10 e 15 anos, outras características físicas desse lindo gato são:

  • Tamanho: médio (os machos tendem a ser maiores)
  • Peso: entre 3,5 e 7 quilos
  • Aparência: ossos musculosos, de peito largo e fortes
  • Cores: variadas
  • Cauda: longa e com ponta arredondada
  • Patas: desenvolvidas e finas, com dedos longos e com os polegares que se dobram para dentro
  • Barriga: arredondada (acumula gordura no inverno)
  • Orelhas: grandes e triangulares, um pouco inclinadas para frente. A base é larga e o final arredondado
  • Barba: forte, marca seu estilo egípcio
  • Olhos: expressivos e amendoados

A personalidade desse felino

Os interessados em compartilhar sua vida e seu lar com o Donskoy devem saber que ele é um gato muito enérgico, mimoso e que adora brincar. Dessa forma, é muito comum esse gatinho:

  • pular
  • perseguir bolas e outros objetos
  • subir e se deitar em vários móveis

É um gato que se relaciona muito bem com todos os membros de sua família humana, não importa a idade.

Ele geralmente aceita estranhos sem problemas. Além disso, não é inconveniente na hora de compartilhar espaço e tempo com outros animais de estimação do lar, nem para se adaptar a distintas situações.

Elegante, curioso e simpático, o Donskoy também se destaca por sua inteligência e personalidade equilibrada. Seus miados são suaves. E, como qualquer gatinho que se preze, é muito curioso.

Claro, eles não gostam de ficar sozinhos. Então, se todos os membros da família trabalham, ou precisam ficar longe de casa por muito tempo, o ideal é deixar outro animal de estimação – de preferência um gato – para lhe fazer companhia.

Gato Donskoy: muito gentil

Cuidados exigidos pela corrida

A pele do gato Donskoy é muito semelhante à pele humana. Ou seja, este gato fica bronzeado e se queima, se permanecer muito tempo no sol.

Além disso, por sua ausência de pelos, ele sente muito mais frio. Portanto, como tudo com todo gatinho careca, é ideal mantê-lo dentro de casa, protegido do mau tempo.

Além disso, devido ao excesso de gordura que sai através de seus poros, eles precisam ser banhados com mais frequência com produtos que se adaptam à pele. O veterinário saberá quais são os mais indicados.

Também peça ao veterinário para aconselhá-lo sobre uma nutrição adequada, pois eles geralmente precisam de mais calorias do que outras raças para manter sua temperatura corporal ideal. E não se esqueça de limpar os ouvidos para mantê-los livres de cera.