Jogos e atividades favoritos dos gatos: saiba mais

· julho 2, 2018
A socialização dos felinos depende inteiramente de seus donos, já que geralmente não saem para passear. Apesar de serem independentes, precisam da nossa atenção e de uma dose de exercícios para liberarem o estresse. Além disso, também precisam praticar os hábitos que desenvolveriam se estivessem vivendo na natureza.

Para muitas pessoas, os gatos são animais de estimação ideais porque são muito autossuficientes e exigem muito pouca atenção de nós. No entanto, devemos dar aos gatos a mesma atenção que um cão recebe. Por isso, vamos te contar quais são os jogos e atividades favoritos desses animais.

Jogos e atividades favoritos dos gatos

Os gatos são geralmente animais noturnos muito solitários por natureza. Por isso, ficam muito quietos na maior parte do tempo e chegam até a se esconder. Há gatos que dormem mais de 17 horas por dia enquanto aguardam a chegada do dono.

Muitos espécimes felinos se adaptaram aos nossos horários e deixaram para trás o comportamento noturno. Mas, isso implica que eles agora precisam da mesma quantidade de atenção que seria dada a um cão.

Além disso, um gato não costuma fazer caminhadas como cães, então sua socialização depende de nós. Por isso, quando você vir o seu gato correndo em sua direção, ele está realmente muito feliz por você ter voltado para casa.

Passear com seu gato na coleira

Os jogos e atividades favoritos dos gatos simulam o que eles fariam na natureza se fossem selvagens. Assim, podem ter um comportamento saudável sem nenhuma travessura inesperada que possa nos desagradar.

Além disso, essas atividades permitem que o animal se exercite. Dessa forma, eles podem permanecer saudáveis, evitando assim problemas de saúde, como o estresse e o sedentarismo.

Devemos também notar que os jogos em que o gato geralmente “vence” são os mais apropriados ​​para eles. Afinal, eles se beneficiam de uma sensação de vitória graças ao seu instinto de caçador. Não ter essa recompensa pode ser muito prejudicial para a psique do nosso amigo.

Como adestrar seu gato

Há uma grande variedade de brinquedos para os gatos que eles vão adorar por algum tempo. Entretanto, infelizmente, eles vão se cansar e procurar algo novo para se entreterem. Isso porque os gatos têm um forte instinto de curiosidade.

O mais aconselhável é ter uma caixa cheia de brinquedos. Eles podem ser de diferentes tamanhos, texturas e preparados para surpreenderem o seu bichinho todos os dias. Assim, é possível variar as atividades e as emoções do nosso animal.

As formas de brincar

Entreter um gato não é complicado. Então, vamos conhecer alguns dos jogos e atividades favoritos dos gatos. Eles costumam ser simples. Então, você só precisa ter muita imaginação para reciclar as coisas que você encontra em sua casa, tais como:

Um novelo de lã ou fio

Nosso amigo felino vai desenrolar esse novelo até que se canse. Na verdade, isso lhe dá muito prazer e é uma maneira de se livrar do estresse. Você deve ter cuidado para o animal não engolir fios enquanto estiver brincando.

Gato com novelo de lã

Nossos amigos podem brincar sozinhos com essa bola ou junto conosco. Há muitos casos em que o animal, voluntariamente, levará a bola desenrolada ao seu dono. Assim, o dono pode montá-la e jogar novamente para o animal desenredar o novelo.

Um animal de pelúcia

Quanto menores forem esses brinquedos, melhor para os nossos gatos. O objeto simula uma presa de um certo tamanho. Assim, nosso amigo pode perseguir o brinquedo por diferentes meios até pegá-lo. Em alguns casos, o gato pode destruí-lo completamente.

É preferível que o proprietário também se envolva nessa atividade, usando um cordão ou um fio amarrado ao bicho de pelúcia. Isso dará mais dinâmica a esse jogo. Além disso, permitirá que ele corra e use suas habilidades atléticas para capturar a “presa”. Essa atividade reforçará a confiança entre o animal e seu dono, algo muito benéfico para ambos no futuro.

Caixas

Não é segredo para ninguém que os gatos de todas as raças são apaixonados por caixas. Esses objetos dão ao nosso gato uma sensação de segurança. Além de tudo, esse é um tipo de lugar seguro para os animais descansarem em total segurança.

Gato brincando com caixas

Mas as caixas não são apenas para o descanso. Com um pouco de criatividade e muitas caixas, você pode fazer um circuito para gatos. Assim, o animal terá objetos diferentes para se entreter e encontrar prêmios.

As ideias do que fazer com uma caixa podem ser muito diversas. Entre elas, uma simples corrida de obstáculos, com cada setor cheio de prêmios  escondidos para o animal. Além disso, você pode construir até um mini parque de diversões para o seu gatinho. Então, seja criativo e experimente coisas diferentes com as caixas. Com certeza, seu amigo vai adorar a ideia.

Arranhadores

Sabemos que nossos amigos costumam passar horas “lixando” as unhas. Portanto, se não tivermos um desses objetos, os gatos podem causar grandes danos a nossas móveis.

Por isso, recomendamos que você tenha um. Não só pela seguranças dos seus pertences, mas também pela diversão do seu seu gato. Nosso amigo adora subir e descer níveis, assim como fazia em sua vida selvagem, para perseguir presas e atacar de surpresa.

Da mesma forma, arranhador permite adicionar variação aos jogos que você faz com seu amigoVocê pode adicionar uma pena ou um pássaro empalhado amarrado a uma corda para que o animal ataque. Assim, ele vai se sentir satisfeito quebrando a corda que segura o brinquedo.