Brinquedos caseiros para gatos

· maio 11, 2018
Existem formas de entretenimento para os felinos que não precisam nem ser uma guloseima nem custar uma fortuna; graças a elas podemos satisfazer seus instintos selvagens.

Os gatos têm fama de serem animais exigentes e muito elitistas em relação aos seus gostos: só querem a melhor comida e a melhor cama. No entanto, pode ser fácil e barato satisfazê-los com brinquedos caseiros.

Antes de fazer brinquedos caseiros para gatos

Antes de começar a fazer brinquedos caseiros para gatos devemos nos questionar sobre do que nosso felino mais gosta e quais são os seus instintos. Por exemplo: os gatos têm a necessidade de arranhar para desgastar as unhas. Por isso, eles vão aproveitar mais um brinquedo que possa permiti-los arranhar.

Além disso, os gatos são animais cautelosos e dorminhocos, por isso sabemos que eles gostam muito de caixas de papelão, de altura e de se esconder. Com esses poucos dados já temos algumas ideias para começar a fazer brinquedos caseiros para eles.

De qualquer forma, quando você for fazer um brinquedo para o seu felino, leve em consideração a segurança: não utilize materiais tóxicos e tome cuidado com as peças pequenas ou fios que ele possa engolir. Claro que se for um brinquedo alto, certifique-se de que esteja bem preso ao chão ou à parede para que não caia sobre o bichinho, quando ele for arranhá-lo.

Quebra-cabeça de prêmios

Os gatos são animais muito inteligentes e com quebra-cabeças simples podemos fazê-los pensar. Esses animais, além disso, são campeões na resolução de problemas. Por isso, vão aproveitar os prêmios que ganharem depois de resolver o quebra-cabeças.

Você vai precisar de alguns rolos de cartolina, como aqueles de papel higiênico e os de cozinha. Com os rolos empilhados, forme uma pirâmide. Por exemplo: quatro rolos na base, três para o passo seguinte, dois no seguinte e um rolo na ponta. Una esses rolos entre si, prendendo-os com fita adesiva ou colando-os com cola branca.

brinquedos caseiros para gatos

Fonte: http://doodlecats.com

Agora, coloque prêmios dentro dos rolos e espere seu gato descobrir como consegui-los. Para aumentar o nível de dificuldade, você só tem que encostar a pirâmide contra uma parede, ou colocar cada vez menos prêmios para que ele tenha que ser mais preciso com suas patas.

Poste para se esfregar

Um “esfregador” é um dos melhores presentes que você pode dar para o seu gato. Esses felinos adoram esfregar-se em superfícies, por muitas razões diferentes, entre elas, para deixar seu cheiro em sua casa, relaxar ou demostrar carinho.

Para criar um brinquedo assim, você vai precisar de uma escova de cerdas de plástico duras, como as que se utilizam para varrer terraços ou esfregar tapetes. Você pode utilizar um limpador de ferragens. Além disso, é preciso encontrar uma cola suficientemente forte.

Escolha o pé de uma mesa, de uma cadeira ou um canto da parede e cole nele a escova na altura da bochecha do seu gato. Assim, simplesmente é possível conseguir um lugar onde se esfregar à vontade, sempre que quiser.

Bicho de pelúcia com erva-dos-gatos

Se você souber costurar, fazer um pequeno bicho de pelúcia recheado com erva-dos-gatos é muito simples. Essa erva enlouquece muitos gatos e provoca neles animação e prazer, e costuma tornar seus brinquedos muito mais atraentes.

Para fazer esse brinquedo caseiro você precisa de poucos materiais: dois pedaços de tecido do mesmo tamanho e forma (pode criar um molde para se certificar de que está recortando os dois exatamente iguais), fio, agulha, espuma para almofadas e um punhadinho de erva-dos-gatos.

Gatinho brincando com rato de pelúcia

Costure os dois pedaços de tecido entre si a meio centímetro da borda, e quando tiver costurado quase todo o perímetro, vire. Introduza a erva-dos-gatos misturada com a espuma para almofadas e feche o buraco.

Castelo de caixas

Um dos brinquedos que os gatos mais adoram são os castelos de caixas com diferentes níveis e alturas para se esconder e saltar. Para isso, você vai precisa de caixas de papelão de tamanho médio ou grande, cola branca para colá-las entre si e tesoura ou um estilete para cortá-las.

Primeiro, desenhe como você quer arrumar as caixas e quais vão ser as saídas e as entradas do castelo. Em seguida, recorte as portas e buracos nas caixas. Elas devem não apenas se comunicar com o exterior, mas também entre si, formando túneis.

Quando todos os buracos estiverem feitos (lembre-se que devem ser maiores do que o seu gato para que ele possa passar!) comece a colar as caixas entre si. Deixe secar bem, procure algum peso para colocar no nível inferior e assim dar-lhe estabilidade, e, então, o castelo do seu gato vai estar pronto para uso.

Os gatos são animais inteligentes, e apesar de, às vezes, parecerem elitistas, podemos criar brinquedos caseiros para eles. Com esses brinquedos satisfazemos seus gostos, necessidades e instintos. Além disso, como são caseiros e podem ser feitos com objetos recicláveis, são baratos e podem ser descartados facilmente quando estiverem desgastados.