5 erros ao educar um filhote

Apesar de querermos que tudo seja maravilhoso com o nosso novo cachorrinho, a verdade é que educá-lo não é uma tarefa fácil. Aqui vamos comentar 5 erros relacionados à educação do seu animal de estimação.
5 erros ao educar um filhote

Última atualização: 12 maio, 2022

Quando temos um filhote em casa, podem surgir muitas dúvidas sobre a sua criação, principalmente se for o nosso primeiro bichinho. A maneira de alimentá-lo, controlar seu temperamento ou ensiná-lo a ir ao banheiro são alguns dos aspectos que rodam nossos pensamentos. Embora sempre desejemos o melhor, podemos cometer erros inadvertidamente ao criar um filhote.

Os cães são animais muito inteligentes e com grande capacidade de aprendizagem. No entanto, educá-los é um grande desafio. Para que você tenha uma ideia melhor na hora de orientar seu pet, vamos apresentar aqui 5 erros comuns para que você não os cometa em casa. Não perca!

Quais erros podem ser cometidos ao educar um filhote?

Quando se trata de ensinar um cão, são muitos os erros que podemos cometer, desde a forma como damos ordens até o consentimento excessivo, sem nos darmos conta de que assim prejudicamos o animal e atrapalhamos seu aprendizado.

Os principais problemas de comportamento em cães se devem ao manejo inadequado por parte dos tutores, por isso estar informado é a prioridade. Portanto, vamos apresentar a seguir 5 erros comuns ao educar um filhote:

1. O castigo, um dos erros mais recorrentes ao educar um filhote

Ao educar um cão, você provavelmente pensa que castigos e broncas têm um impacto positivo nele e, apesar de ainda ser uma técnica muito utilizada, já foi comprovado que é prejudicial. Não é bom repreender um filhote e pior ainda é repreendê-lo na hora errada, pois assim só conseguimos que ele tenha medo de nós sem entender o que está acontecendo.

O ideal é usar reforço positivo em vez de punição, ou seja, optar por uma recompensa pelos comportamentos que queremos manter no filhote e ignorar os ruins. As recompensas incluem petiscos ou carícias. Essa técnica gera maior bem-estar e menos estresse nos cães.

Para que os objetivos sejam alcançados, é muito importante oferecer o prêmio apenas no momento em que o filhote estiver realizando o comportamento desejado ou assim que terminar. Se for feito na hora errada, o cão não entenderá corretamente qual comportamento gerou a recompensa.

Como educar um filhote: qual é a melhor ração para cachorros?

2. Falta de socialização

Um dos erros mais prejudiciais ao educar um filhote é não socializá-lo. O período de socialização em cães varia dependendo das raças e dos indivíduos. No entanto, geralmente ocorre entre 21 dias e cerca de 13 semanas de idade. É uma etapa crucial, na qual são adquiridos comportamentos típicos da espécie que marcam o comportamento social do indivíduo.

Essa fase começa com a mãe e os irmãos, por isso é adequado não desmamar muito cedo e esperar pelo menos dois meses para que o filhote compartilhe com seus pares. Assim, a interação com outros membros de sua espécie contribui para a exploração e o comportamento social que ele terá quando adulto.

Além disso, depois que o cão chega em casa, é necessário que ele também compartilhe vivências com outros animais e seres humanos (além do tutor) para fortalecer o comportamento social e impedir a reversão do processo. Isso evita timidez, medo, fuga e outros problemas comportamentais, como a agressividade.

A má socialização em filhotes tem consequências perigosas, pois representa um alto fator de risco para o aparecimento de problemas de comportamento.

3. Ser impaciente e inconsistente ao educar o filhote

Os cães não são humanos e não entendem nossa linguagem, por isso não será fácil conseguir um bom comportamento. O caminho pode ser longo, pois não é alcançado na primeira vez. Assim, podemos ficar impacientes e deixar de manter uma postura firme e rotinas regulares, o que resulta em um erro ao ensinar um filhote, afetando seu comportamento e piorando a situação.

Ao ensinar, você tem que insistir sem desistir para atingir os objetivos. Também é muito importante que todos os membros da família estejam de acordo em ensinar da mesma maneira, com as mesmas palavras. Dessa forma, os resultados não demoram a aparecer.

4. Não respeitar o filhote

O cão é um animal com necessidades e personalidade próprias, portanto, não podemos interferir em suas atividades. Por exemplo, acordá-lo quando ele estiver dormindo, perturbá-lo quando ele estiver se aliviando ou comendo. É conveniente que ele tenha seu tempo e espaço, para não alterar seu desenvolvimento, tanto físico quanto psicológico.

5. Falta de exercício

Um cachorrinho brincando no parque.

Outro erro muito comum quando se trata de educar um cão é ignorar sua necessidade de exercício. Assim, ele apenas acumula energias que geram maus comportamentos. Além disso, a atividade física, como uma caminhada ou uma brincadeira, relaxa o filhote e o deixa feliz. Um animal feliz será mais fácil de lidar e, portanto, mais fácil de ensinar.

Os erros ao treinar um filhote podem aparecer, principalmente, se não tivermos experiência com animais de estimação. O importante é criar hábitos para corrigir o que estamos fazendo de errado e buscar orientação de especialistas se necessário. Cada cão é diferente. Portanto, conhecê-lo é vital satisfazer as suas necessidades e criar um vínculo com ele.

This might interest you...
Educar ou adestrar um cachorro: qual é a melhor opção?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Educar ou adestrar um cachorro: qual é a melhor opção?

Você sabe qual é a diferença entre educar e adestrar? Não sabe ao certo qual abordagem aplicar com o seu cão? Descubra a resposta aqui!



  • Hiby, E., Rooney, N., & Bradshaw, J. (2004). Dog training methods: Their use, effectiveness and interaction with behaviour and welfare. Animal Welfare, 13(1), 63–69.
  • Mujica, R. (2012). Etología clínica en caninos. Mundo Pecuario, VIII(1), 60-72.
  • Riemer, S., Ellis, S., Thompson, H., & Burman, O. (2018). Reinforcer effectiveness in dogs—The influence of quantity and quality. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2018.05.016