3 ervas benéficas para os animais de estimação

novembro 9, 2019
A fitoterapia tem muitas aplicações interessantes para a saúde. Hoje, falaremos sobre algumas ervas benéficas para os animais de estimação.

Desde que os seus benefícios foram descobertos, as ervas medicinais têm sido muito usadas ao longo da nossa história. Embora seu uso tenha sido focado na saúde humana, existem algumas ervas medicinais benéficas para os animais de estimação. Falaremos sobre elas a seguir.

As ervas medicinais e a saúde dos animais de estimação

Se falarmos de fitoterapia, estamos nos referimos a uma prática à qual os seres humanos recorrem há milhares de anos.

A medicina tradicional e a atual têm baseado a sua metodologia em plantas ou ervas medicinais. O elemento-chave que torna essas plantas benéficas, em maior ou menor grau, é o chamado ingrediente ativo.

Trata-se de uma série de substâncias ou moléculas que têm um certo efeito terapêutico que é benéfico para o organismo. A extração da substância ativa é realizada através de diferentes métodos.

Assim como na saúde humana, existem várias plantas que contribuem para a melhora da saúde dos animais de estimação.

No entanto, é importante enfatizar que nem todas as ervas medicinais são totalmente inofensivas, pois alguns dos componentes naturais podem interferir – ou até ser potencialmente perigosos – para os animais de estimação.

As ervas medicinais e a saúde dos animais de estimação

Portanto, sempre é aconselhável consultar um profissional veterinário antes de iniciar um tratamento com ervas medicinais. Ele responderá a todas as suas dúvidas quanto ao tipo de tratamento, dose e outras perguntas que você possa ter.

Depois disso, se você decidir experimentar as ervas medicinais, poderá conhecer alguns detalhes interessantes sobre algumas delas a seguir.

Alecrim e zimbro: ervas aromáticas e saudáveis

O alecrim, uma planta conhecida por todos, tem um uso mais frequente do que pensamos na saúde animal. A principal razão é que ela geralmente é usada como conservante natural em alimentos para os animais.

Além desse uso, a realidade é que o alecrim é uma fonte de vitamina B6 e cálcio, e possui propriedades antioxidantes.

Seu uso também é indicado para o tratamento de pulgas em cães. Ao aplicar uma infusão de alecrim no animal, o poder antisséptico da planta é liberado enquanto reduz ligeiramente a coceira em nosso bichinho.

Alecrim e zimbro: ervas aromáticas e saudáveis

Os arbustos de zimbro (Juniperus communis) também escondem muitas propriedades benéficas. Entre os mais conhecidos estão o seu poder diurético e antisséptico, que pode ajudar a melhorar a saúde dos animais de estimação do ponto de vista das infecções urinárias.

O zimbro também pode ser aplicado para tratar, por exemplo, o desconforto derivado de parasitas intestinais. Nesse sentido, verificou-se ser altamente eficaz no combate a algumas espécies de vermes parasitas em gatos.

Cardo de leite: uma grande ajuda para a saúde dos animais de estimação

Esta é uma das plantas medicinais por excelência, portanto, a sua aplicação na medicina veterinária também é comum. O cardo de leite (Silybum marianum) é uma planta herbácea muito comum na maioria das regiões. Um dos ingredientes ativos desta planta é a silimarina.

Cardo de leite

Este composto atua nas células hepáticas e age como um protetor do fígado e da vesícula biliar. É indicado para o tratamento de algumas doenças relacionadas ao fígado e, em alguns casos, pode ser administrado ao animal para ajudar esse órgão a purificar e metabolizar alguns medicamentos.

Outras ervas benéficas para os animais de estimação

Além das que mencionamos, existem inúmeras plantas com ingredientes ativos benéficos para o seu animal de estimação. Uma delas é a aloe vera, que possui muitos benefícios tópicos. No que diz respeito à pele, o extrato de milefólio também é um bom bálsamo para tratar feridas.

Finalmente, queremos reiterar que sempre é aconselhável consultar um especialista veterinário antes de aplicar esses tratamentos. Dessa forma, você garantirá que a saúde do seu animal de estimação estará em boas mãos.

  • Wynn, S. G., & Fougere, B. (2006). Veterinary herbal medicine. Elsevier Health Sciences.
  • Wynn, S. G., & Marsden, S. (2003). Manual of natural veterinary medicine: science and tradition. Mosby Inc..