Escabiose em cães: diagnóstico e tratamento

março 22, 2019
A escabiose em cães causa vários sintomas bastante evidentes. Sendo assim, devemos procurar um profissional para determinar o tratamento, embora existam remédios caseiros que também podemos usar.

A escabiose em cães é uma doença cutânea que preocupa muitos donos. Embora seja tratável, é muito importante detectá-la logo. Dessa forma, o tratamento é mais simples e o animal se recupera mais rapidamente. Além disso, assim, é possível evitar o contágio de outros animais próximos.

Dicas para identificar a escabiose em cães

Existem diferentes tipos de sarna que são transmitidos por contato ou atacam os animais com baixas defesas.

Se esses sintomas forem detectados, sugere-se visitar um veterinário para que ele indique um tratamento específico.

Coceira intensa

O animal começa a se morder ou a esfregar objetos em áreas específicas do corpo para aliviar a coceira. Sobretudo, ele faz isso de forma contínua e nervosa.

Inclusive, alguns até perdem a capacidade de se concentrar. Assim, eles param de comer ou de serem motivados por outras atividades diárias que geralmente lhes dão prazer.

Irritação, vermelhidão e inflamação

A pele fica ferida pela presença de ácaros e infecções podem ocorrer mais facilmente. Além disso, ocorre um ardor que incomoda muito o animal. Geralmente, a escabiose em cães é acompanhada pela queda do pelo.

Sangramento nasal e espirros

É sintoma de uma sarna rara, mas devemos estar sempre vigilantes. Afinal, ela ataca diretamente o nariz e é transmitida pelo hábito de farejar. Apesar de não ser o tipo mais grave, requer um tratamento veterinário para ser curada.

Presença de ácaros nos ouvidos

Nesse caso, é possível enxergar pequenas manchas brancas que se movimentam nas orelhas do animal. São ácaros que se acumulam e causam um grande desconforto. Por causa disso, o cão fica inquieto e desconcentrado.

Escabiose em cães

Inflamação nas patas

Nesse caso, um bom hábito é verificar periodicamente as patas do nosso cão para detectar sinais de inflamação ou irritação.

Afinal, os ácaros que aderem nesta área são difíceis de combater. Além disso, quanto mais próximos das unhas, mais grave é a condição. A consequência mais provável é a presença de infecções de segundo grau.

Anorexia

Uma diminuição repentina no peso ou no apetite pode ser sintoma da escabiose em cães. É fundamental fazer uma consulta com um profissional veterinário para detectar o tipo da doença.

Dessa forma, a medicação necessária pode ser indicada para deter o problema. Caso contrário, outros órgãos podem começar a ser afetados.

Estes sintomas são indicadores de uma possível presença de sarna. Entretanto, não é necessário que todos eles ocorram ao mesmo tempo. Afinal, cada um faz referência a um tipo diferente da doença.

Medicamentos para tratar escabiose em cães

Em primeiro lugar, antes de iniciar o tratamento, é necessário fazer um diagnóstico preciso. Além disso, o veterinário analisa outros fatores, como raça, idade e peso.

Dessa forma, ele pode indicar um acaricida com selamectina, moxidectina, ivermectina e mibelmicina oxima. Geralmente, o tratamento é acompanhado por analgésicos e anti-inflamatórios.

Acima de tudo, é essencial completar o tratamento durante os dias indicados. Afinal, muitas vezes acontece que, aparentemente, a sarna desapareceu, mas ela pode voltar a reaparecer com o passar dos dias.

Remédios naturais para escabiose em cães: complementação

Certos ingredientes ou remédios caseiros ajudam o cão no processo de cura. No entanto, eles não agem como uma solução sozinhos.

Na verdade, são aconselhados para aliviar os sintomas da escabiose em cães, como um complemento à medicação.

Cachorro com escabiose (sarna)

Suplemento vitamínico

Dar vitaminas fortalece o sistema imunológico. Assim, as defesas aumentam para resistir ao ataque de ácaros. Além disso, o animal retoma suas energias e se alimenta melhor.

Banhos especiais

Água morna e sabão neutro ou acaricida diminuem a coceira. Nesse contexto, é importante controlar o animal para que ele não lamba o sabão enquanto a espuma está agindo sobre as lesões.

Além disso, devemos enxaguar suavemente, sem esfregar. Por fim, A secagem deve ser natural ou com toques suaves de uma toalha limpa.

Antissépticos naturais contra a escabiose em cães

Você pode colocar uma mistura de alho moído com azeite, pois essa mistura age como um antisséptico natural. Nesse caso, deixe agir na pele do cão durante a noite e remova ao amanhecer com um pano úmido.

Algumas ervas, como neem, também são boas. Elas colaboram com a regeneração da pele e têm propriedades antibacterianas.

Azeite, lavanda e amêndoa

Para aplicar este remédio, podemos aplicar nas áreas afetadas esses óleos, que enfraquecem os ácaros causadores da escabiose em cães. Além de serem usados para conter os ninhos de parasitas, eles mantêm a hidratação da pele.

Camomila

Para manter as feridas limpas, a camomila é um remédio básico que previne todos os tipos de infecções. As infusões de camomila são refrescantes e mantêm a higiene adequada. Por fim, suas propriedades são benéficas para as partes irritadas.