Escolher um pássaro como animal de estimação: considerações a se fazer
Escolher um pássaro como animal de estimação requer conhecimento e cuidado para fornecer um ambiente adequado para o desenvolvimento do animal. Portanto, hoje trazemos as principais considerações a levar em conta antes de optar por um pássaro doméstico.
Propriedade legal e responsável
O tráfico de animais selvagens é uma realidade difícil e triste que afeta quase todos os países. O crime ameaça a sobrevivência de muitos animais e incentiva a posse irresponsável.
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que muitas espécies não são permitidas/consideradas como animais de estimação. No Brasil, existe uma grande e detalhada lista de animais selvagens cuja posse é ilegal. É essencial consultá-la antes de escolher um pássaro como animal de estimação.
Também é necessário lembrar que a criação em cativeiro de aves em risco de extinção é considerada crime. O proprietário pode ser submetido a severas sanções econômicas, bem como a sanções legais.
Portanto, é preciso ter certeza sobre a origem do animal e escolher de forma responsável o estabelecimento onde comprá-lo. Nunca negocie com indivíduos ou lojas sem registro oficial. Nestes casos, o risco de financiar o mercado negro de tráfico de animais é muito alto.
O que saber antes de escolher um pássaro como animal de estimação?
Ter um animal de estimação não é um hobby, e os animais não são brinquedos descartáveis. Eles são seres vivos e sensíveis que merecem e precisam de respeito, atenção e dedicação de seus donos.
A palavra “pássaro” refere-se a um grupo muito grande e diversificado de mais de 300 espécies adaptadas à vida aérea. Portanto, antes de escolher um pássaro como pet, é necessário entender as necessidades de cada espécie. Assim, pode-se evitar o risco de colocar o bem-estar do animal em risco.
Em seguida, propomos os principais aspectos a considerar antes de decidir ter um pássaro como animal de estimação.
1. Tamanho e espaço disponíveis
Existem pássaros de diferentes tamanhos: desde pequenas codornas e canários até grandes papagaios.
Você deve escolher uma espécie que possa se adaptar confortavelmente ao espaço disponível em sua casa. Qualquer animal pode ficar doente e exibir um comportamento negativo quando submetido a um ambiente desfavorável.
2. Socialização e domesticação
Outro fator determinante são as capacidades de socialização e domesticação. Como cães, os pássaros podem mostrar mais ou menos facilidade para viver com humanos e outros animais de estimação.
Quando se trata de um lar com crianças, por exemplo, o nível de socialização do pássaro deve ser alto.
3. Nível de experiência do proprietário
É uma regra básica para todos os animais de estimação: os iniciantes devem escolher espécies que sejam mais fáceis de cuidar. Lidar com grandes pássaros e com muitas necessidades específicas requer conhecimento e muito tempo. O mesmo é verdade se o futuro proprietário é uma criança.
4. Ajustar os orçamentos
Alguns pássaros podem ser animais de estimação muito caros. E não só pelo seu preço de compra em uma loja de animais de estimação legalizada. Também para suplementos dietéticos, cuidados veterinários especializados e cuidados adequados ao longo de sua vida.
Do mesmo modo, devem ser consideradas despesas a preparação do ambiente em que o animal vai viver, brinquedos, alimentos e vários suplementos para a saúde dele.
Expectativa de vida
Este é um assunto muito delicado para todos os admiradores e proprietários de aves domésticas. Infelizmente, algumas espécies têm uma expectativa de vida muito curta e é necessário estar preparado.
Os canários, os periquitos e os pintassilgos têm uma expectativa de vida máxima de 15 anos. As cacatuas podem viver de 12 a 20 anos. Enquanto papagaios e araras atingem mais de 50 anos.
Cuidados
Um proprietário responsável deve proporcionar as condições corretas para o crescimento e desenvolvimento de seu animal de estimação. Para isso, é necessário conhecer os hábitos e os cuidados de que ela precisa para viver de forma saudável.
Um pássaro doente significa um risco não só para si mesmo, mas também para o lar. Portanto, destacamos os principais aspectos da criação responsável:
- Dieta equilibrada e natural, incluindo sementes, grãos adequados para seu fortalecimento.
- Brinquedos e estruturas que incentivem seu desenvolvimento físico e emocional.
- Medicina preventiva: visitas ao veterinário, desparasitação, vacinação, higiene adequada, etc.
- Escolha uma gaiola adequada ao seu tamanho.
- Ambiente apropriado, buscando recriar as condições ideais do seu habitat natural.
- Prevenção contra frio, calor e intempéries.
- Treinamento e socialização.
- Amor, carinho e respeito.
A posse responsável é válida para todas as espécies.
https://meusanimais.com.br/sementes-para-passaros-domesticos-tipos-e-recomendacoes/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.