De acordo com um estudo, os gatos memorizam o rosto e o nome de seus tutores

Descubra como se descobriu que os gatos memorizam os nomes e rostos de seus familiares, de acordo com os resultados deste estudo.
De acordo com um estudo, os gatos memorizam o rosto e o nome de seus tutores

Última atualização: 25 maio, 2023

É incrível saber que os gatos memorizam o nome e o rosto de seus tutores! A recente descoberta deixou muitos de boca aberta, considerando que a maioria das pessoas classificava esses animais como céticos e até hostis. Bem, mais uma vez, a ciência nos surpreende com as informações sobre os gatos domésticos.

Continue lendo para saber todos os detalhes sobre essa informação. Se você tem gatos, fique muito feliz em saber que eles reconhecem seu rosto e nome. Que fofura!

Gatos memorizam rostos e nomes de seus tutores!

Uma pesquisa realizada no Japão, na Universidade de Azabu, descobriu que os gatos memorizam o rosto e o nome de seus tutores. Segundo a declaração de um dos pesquisadores, Saho Takag, isso é incrível, pois existe uma crença popular de que os gatos não poderiam fazer tal coisa e que, na verdade, eles se importavam pouco com os humanos.

Bem, os cientistas japoneses acabaram de deixar claro que, por mais distantes que possam parecer, os gatos não são como se pensa num primeiro momento. Eles simpatizam com seu ambiente familiar e, de fato, estão muito atentos ao que seus tutores dizem no dia a dia.

Como se chegou a esta conclusão?

Os gatos memorizam o rosto e o nome de seu tutor depois de viver com eles e ouvir seu nome continuamente.
Os gatos memorizam o rosto e o nome de seu tutor ao viver com ele e ouvir seu nome continuamente.

O estudo teve duas abordagens diferentes para chegar a essas conclusões. A primeira envolvia mostrar aos gatos estudados fotos de outros gatos em um monitor, enquanto os cientistas chamavam os nomes dos gatos exibidos. Foi determinado que os gatos espectadores reagiram de maneiras diferentes.

Os gatos domésticos apresentaram sinais de reconhecimento ao estímulo fotográfico e ao nome próprio. Por outro lado, os gatos que viviam juntos em comunidade não reagiram da mesma forma.

Agora, a segunda abordagem consistia em um ponto de estímulo humano. Neste caso, um grupo de gatos que vive com famílias numerosas teve de ver as fotografias de alguns dos familiares e ouvir os seus nomes verdadeiros e alguns incorretos. Nesse caso, ao ouvirem o nome errado, os gatos olharam novamente para o monitor.

Descobertas do estudo indicam que os gatos memorizam informações

Depois de analisar todos esses comportamentos, os cientistas determinaram que os gatos memorizam os nomes de seus familiares quando ouvem seus nomes repetidamente, é assim que a informação fica em sua memória.

O mesmo poderia acontecer com outros tipos de informação. Depois de ouvi-la tanto, os gatinhos poderiam memorizá-la. Outra conclusão significativa tem a ver com o reconhecimento facial. De acordo com o seu comportamento ao ver as fotos, tudo indica que reconhecem os rostos dos seus familiares.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.