7 raças de cães japoneses que você deve conhecer

Os cães de origem japonesa têm uma história muito antiga, são cães especiais, muito simbólicos em sua região e alguns foram declarados patrimônio nacional.
7 raças de cães japoneses que você deve conhecer

Última atualização: 13 junho, 2022

As raças de cães japoneses também estão entre as mais populares do mundo. São cães que surgiram inicialmente para realizar tarefas de caça, com um grande instinto que se mantém nos exemplares atuais. São variáveis em tamanho e pelagem, mas todas lindas e fiéis.

Em geral, eles levam o nome “inu”, que significa cachorro em japonês. Neste espaço, apresentaremos 7 raças desses companheiros leais e obstinados que você não pode perder.

Raças de cães japoneses

Os cães do Japão são bastante antigos, alguns com mais de 3 mil anos. São muito especiais, com características físicas ou de temperamento que os tornam únicos. Abaixo listamos alguns tipos de cães cativantes desse país asiático.

1. Akita inu, uma das raças de cães japonesas mais conhecidas

O akita é antigo, popular e grande (até 67 centímetros de altura na cernelha e 30 a 45 quilos). Tem olhos pequenos, orelhas triangulares, um corpo musculoso e forte e uma cauda enrolada muito peculiar. Além disso, sua pelagem densa, macia e eriçada de cores fulvo, gergelim, tigrado ou branco completa suas características e o torna um belo exemplar.

Esses cães eram usados inicialmente para caçar ursos, depois como cães de briga. Atualmente, são animais muito enérgicos, mas bastante calmos, com um caráter tranquilo e manejável.

O mais importante é que eles são muito leais aos seus mestres. Aspecto que foi demonstrado na famosa e comovente história de Hachiko, que esperou por seu tutor em uma estação de trem por quase 10 anos, após sua morte. Graças à história, uma estátua de bronze foi erguida em sua homenagem.

2. Shiba Inus

Outra raça de cachorro japonesa que você deve conhecer é o shiba inu. Na aparência lembra o akita, mas seu tamanho é pequeno (até 39,5 centímetros). Possui um corpo musculoso e forte, com pelagem densa, vermelha com fogo, ou vermelha, o que o faz parecer fofo e charmoso.

São animais ágeis, vivos, rápidos, com grande agudeza em seus sentidos e, no início, estavam acostumados a caçar. Esses cães carinhosos e enérgicos também são conhecidos como “cães gatos” graças à sua independência, porque gostam de fazer as coisas quando querem. No entanto, são cães afetuosos e muito leais. Você só precisa deixar claro desde o início quem é a autoridade em casa.

Um shiba inu.

3. Hokkaido inu

Também conhecido como ainu ken, usado como cão de caça e de estimação, era empregado até para caçar ursos marrons. Assim, estamos diante de um exemplar muito forte, apesar de seu porte médio, pois segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), os machos chegam a 51,5 centímetros e as fêmeas 48,5 (na cernelha).

O hokkaido é um cão de grande resistência, a sua pelagem densa e o seu corpo robusto lhe permitem suportar o frio glacial e a queda de neve intensa. Além disso, entre outras características, destacam-se sua coragem, sua nobreza, sua fidelidade e sua atividade. Também é muito inteligente, mostrando-se uma raça muito interessante.

4. Tosa inu

Entre as grandes raças de cães japoneses temos o tosa inu. É um exemplar com instinto combativo, vigoroso, muito protetor e guardião da família. Pode medir pelo menos 60 centímetros até a cernelha se for macho ou 55 se for fêmea.

Apresenta um ar majestoso, graças à sua estrutura robusta, seu peito largo, seu dorso reto e sua barriga bem arrebitada. Ele tem um olhar nobre em seu rosto. Além disso, possui orelhas pendentes e triangulares, cauda longa e fina (na base mais grossa) e pelagem curta que facilita seu cuidado.

5. Kaiken

A raça kai é muito amada no Japão, inclusive tendo sido declarada monumento nacional em 1934. Seu caráter distintivo é sua pelagem tigrada e sua cauda longa, desgrenhada e desalinhada. É um cão muito robusto, com músculos bem desenvolvidos e pernas fortes. Também é muito enérgico. Apresenta porte médio, entre 45 e 50 centímetros de altura na cernelha.

Esses cães foram usados como cães de caça, incluindo javalis. Seu temperamento alerta e animado permite que continuem caçando, mas também são excelentes animais de companhia, afetuosos, sociáveis e protetores.

6. Spitz Japonês

O spitz japonês é um lindo cão branco, com pelagem abundante que se destaca em seu corpo, que se estende até sua cauda, com uma longa cobertura semelhante a uma pena, enquanto o pelo em seu rosto é bastante curto. Possui olhos grandes, focinho afiado e orelhas eretas e triangulares, completando uma aparência elegante e estilizada.

Esse cão se enquadra na categoria de cães pequenos, pois mal mede entre 30 e 38 centímetros na cernelha. Seu corpo robusto e seu caráter animado fazem dele um cão de companhia maravilhoso, muito inteligente e leal.

Spitz Japonês: história

7. Spaniel Japonês

Também chamado de chin, corresponde a outra raça de cães pequenos, medindo aproximadamente 25 centímetros. Possui pelagem longa, lisa e sedosa, de cor branca com manchas pretas ou vermelhas. Com olhos grandes, orelhas largas e pendentes e uma cauda de pelos longos. Essas características lhe dão uma aparência refinada. Além disso, é um animal de estimação obediente, doce, inteligente e muito cativante.

Como você pode ver, as raças de cães japoneses são encantadoras, então ter qualquer um deles em casa seria uma ótima escolha. No final das contas, todos os cães são adoráveis, independentemente de sua linhagem ou local de origem.

Pode interessar a você...
Os cães na Segunda Guerra Mundial
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os cães na Segunda Guerra Mundial

O cão vem acompanhando o ser humano há milênios. Ele se tornou nosso melhor amigo, mas, infelizmente, também se viu envolvido nos piores conflitos ...