Eurasier, um cruzamento do Chow-Chow

· abril 18, 2018

Há cães lindos que você talvez não conheça muito bem, ou mesmo que pense que nem sequer são de raça. Um exemplo é o Eurasier, um cachorro com uma aparência belíssima que queremos que você conheça melhor.

O que você deve saber sobre o Eurasier

Origem e história

O Eurasier vem da Alemanha e foi o resultado de um cruzamento realizado por Julius Wipfel. Ele estava procurando por um cachorro que reunisse as melhores qualidades e características de duas de suas raças favoritas: o Chow-Chow e o Spitz. No início dos anos 60, este cruzamento foi realizado e deu à luz a um cachorro com características surpreendentes.

Uma década depois, foi reconhecida como uma raça pelas federações caninas europeias. Isso, apesar do fato de que Julius realizou os cruzamentos omitindo as características genéticas características do Samoiedo primitivo, dos quais havia muito do Chow-Chow.

No entanto, o objetivo de Julius era “criar” um cachorro com um caráter bom, e isso era algo com que o Samoiedo primitivo não contava. Mas este detalhe foi trazido pelo Samoiedo mais moderno, por isso nos seguintes cruzamentos incluíram cães que tinham o sangue desta raça.

Características do Eurasier

É um animal de tamanho médio, forte, com nervos firmes e músculos desenvolvidos. Sua medida é de entre 52 e 60 centímetros nos machos e 48 e 56 nas fêmeas; enquanto o peso varia entre 23 e 32 quilos no caso de espécimes machos, e de 18 a 26 para fêmeas.

Eurasier: uma raça de cachorro relativamente nova

Por sua vez, sua aparência é muito semelhante à de um lobo e, de fato, muitos se confundem quando os veem. Ela é moldada em forma de cunha com orelhas pontiagudas na forma triangular e seus olhos são amendoados e escuros, que não são nem muito fundos nem abaulados.

Enquanto isso, sua dentadura é forte, embora esteja bem “guardada” e não à mostra, a menos que queira. Curiosamente, sua língua é preta azulada, algo característico do Chow-Chow e isso deixa claro que esse animal descende deles. No entanto, nem todos os espécimes têm a língua assim, pois em outros ela pode ser rosa ou mesmo apresentar manchas dessa cor.

Com respeito às extremidades, elas têm a forma reta, e são robustas e fortes. O tamanho é o mesmo na frente e nas costas e sua ossatura é forte e grossa, o que lhe confere uma aparência imponente. Além disso, sua cauda tem uma pelagem reta e espessa; ela inclina-se sobre as costas quando está ativo.

Quanto ao pelo do Eurasier, ele é longo, solto e um pouco áspero ao toque; mas sua pelagem interna é muito volumosa e grossa. Todas as cores são aceitas, exceto o branco puro, a cor de fígado e as manchas brancas em qualquer tipo de pelagem.

Caráter e temperamento

O Eurasier é um animal muito carinhoso e leal aos seus donos e a todos os membros da família. Combinadas com sua natureza gentil, essas características fazem dele um animal de estimação ideal para estar com crianças. Tranquilo e atento, ele está sempre pronto para dar uma mão ou defender os seus, se necessário.

No entanto, com estranhos sua personalidade se transforma: ele não é agressivo, mas tímido e assustadiço, por isso evitará estranhos e tentará se esconder quando houver convidados em casa. Para minimizar esse comportamento, é necessário socializá-lo ainda quando filhotes.

No entanto, esse comportamento tem algo positivo, pois ele é um excelente cão de guarda. Quase não late e não é agressivo, mas irá alertá-lo sobre a presença de estranhos perto da casa.

Saúde e cuidados especiais

O Eurasier não é um cão nervoso e, portanto, não precisa de doses de exercícios; no entanto, você terá que “forçá-lo” a praticar um mínimo diário. Sua educação deve ser constante e contínua para evitar maus comportamentos.

Seu pelo exige cuidados diários, ou pelo menos três vezes por semana, pois é bem  complicado. Isto será especialmente necessário na estação de muda, quando os pelos mortos que caem devem ser removidos para que não se acumulem e possam criar infecções.

Como você pode ver, o Eurasier não é um cão muito difícil de cuidar e é excelente como um animal de estimação. Se você está pensando em adotar um novo animal de estimação, não hesite, este cão pode ser o que você está procurando.