Evitar que seu cão roube comida: algumas dicas

· maio 4, 2018

Em primeiro lugar, é preciso analisar a conduta do dono. Se o proprietário não coloca limites, vai ser complicado para o cão aprender que este comportamento não é correto. Outras causas deste modo de atuação podem ser relativas ao estresse ou ao aborrecimento. A seguir, conheça alguns modos de evitar que seu cão roube comida.

Uma das más condutas mais habituais em animais de estimação é o fato de aproveitar um descuido do dono para comer algo proibido. Se você quer evitar que seu cão roube comida, recomendamos que leia este artigo até o fim, pois daremos conselhos úteis.

Por que os cães roubam comida

Apenas em certas ocasiões os animais roubam comida por estarem com fome. Este comportamento está mais relacionado a um erro em seu ensino e conduta. Se o animal fez isto e não dissemos nada, ele não entenderá que está fazendo algo errado.

Se reclamarmos e o ele continuar fazendo, talvez isto se deva à insuficiência do nosso castigo. Ou a penalidade pode estar sendo contraditória com nossas outras ações, como, por exemplo, dar-lhe comida do nosso prato.

Uma das razões pela qual nosso cão pode roubar comida da mesa é o tédio. Esta conduta pode ser considerada como um entretenimento, algo divertido. E, mesmo que repreendido, o animal conseguirá seu objetivo: chamar a atenção de seu dono.

Embora possa parecer estranho, o estresse canino também pode levá-lo a se comportar desta maneira. Se um cão é muito dependente de seus donos e por algum motivo fica sozinho ou não recebe carinho como antes (por exemplo, antes da chegada de um bebê), utilizará este comportamento para ser notado.

Cachorro roubando doces

A personalidade de um animal também está relacionada a suas condutas. Portanto, se seu animal é muito guloso, é “normal” que roube comida, já que sempre estará pensando em comer.

E, obviamente, a falta de limites estipulados pelos donos é um dos principais desencadeantes desta conduta. Mesmo que o animal tenha sido resgatado das ruas, isto não lhe dá o direito de roubar comida. Talvez neste caso seja mais difícil mudar seu comportamento, mas não é impossível.

Como evitar que seu cão roube comida

Não importa se esta conduta é recente ou se o cão a tem praticado há algum tempo. Claro que é mais fácil que um filhote se comporte desta maneira, mas cães adultos também podem aprender coisas novas. É apenas necessário um pouco mais de paciência e, sobretudo, constância. Algumas dicas para evitar que seu cão roube comida são:

1. Ele sempre deve comer em sua tigela

Se desde filhote ensinarmos ao animal que o único lugar em que ele comerá será sua tigela, ele compreenderá que o que está em cima da mesa ou qualquer outro lugar não é para ele. Desta forma, não teria por que roubar.

2. Coloque a comida fora do alcance

É verdade que os animais podem ser muito engenhosos para roubar comida ou fazer travessuras. No entanto, devemos tratar de não deixar alguma tentação ao alcance de sua visão ou olfato. Guarde sempre a comida na geladeira ou armário.

3. Ensine-o a se acalmar enquanto você come

Devemos ter muito cuidado enquanto estamos comendo, pois um erro muito comum é compartilhar com o cão uma parte de nossa comida. Enquanto você estiver jantando, não permita que ele pule em suas pernas, apoie suas patas na mesa, lata, etc. Não se deixe levar pela expressão fofa do animal.

Cachorro com olhar pidão

4. Não deixe que ele coma na rua ou do lixo

Roubar alimentos não é algo que pode ser feito apenas em casa com o que há em cima da mesa. Muitos cães cheiram as sacolas de lixo ou metem o focinho nas lixeiras da rua. Além disso ser perigoso, pois o cão pode se cortar com um vidro, comer comida podre ou medicamentos, também dificulta o bom comportamento em casa.

Isto acontece porque o animal não sabe quando é certo pegar e quando não é. Para ele, é a mesma coisa comer um biscoito do seu prato e comer um pedaço de carne de uma sacola.