Existem cachorros canhotos?

julho 20, 2017

Assim como acontece com os humanos, existem cachorros canhotos e destros, e isso influencia na sua personalidade e no seu caráter. Assim, saber se o seu cachorro é canhoto ou destro é de total importância para ter uma boa convivência e poder entendê-lo de forma integral.

Esse fato pode influenciar, inclusive, o tipo de trabalho que um cão pode chegar a realizar, como, por exemplo, ser cão-guia ou cão-policial. Se ele utiliza mais a pata direita ou esquerda, o adestramento pode ser mais ou menos intenso.

Para chegar a esse ponto, primeiro precisamos descobrir se o nosso cão é canhoto, mas como fazemos isso?

Como saber se meu cachorro é canhoto?

É comum haver cães que usam com mais destreza a sua pata esquerda, na verdade, existe uma possibilidade de 50% disso acontecer.

Saber se o nosso cão é canhoto ou destro é importante, pois isso influencia sua personalidade, sua criatividade e seu caráter. Isso não é algo que pode ser aprendido ou que desabroche, mas sim, da mesma forma que acontece com os humanos, um cão nasce sendo canhoto ou destro.

O fato de ser canhoto poderia impor limitações à realização de atividades ou dificultar o desenvolvimento de algumas habilidades.

Os cachorros canhotos são mais agressivos do que os destros?

Como já vimos, a agressividade também é um fator que influi no nascimento de um cachorro canhoto ou destro. Uma equipe de pesquisadores tinha como objetivo saber se os cães canhotos eram mais agressivos do que dos destros.

Com o objetivo de descobrir se isso acontece, foram escolhidos 73 cachorros, que foram submetidos ao Questionário de Avaliação e Pesquisa de Comportamento Canino. Essa análise consiste em examinar e avaliar os comportamentos de cada cão.

O que descobriram através dessa análise foi que os cães canhotos têm uma predisposição a serem um pouco mais agressivos que os cães destros. No entanto, isso não quer dizer que todos os cães canhotos sejam agressivos, nem o contrário.

Isso causou uma polêmica, pois muitos adestradores de cães não concordaram com a pesquisa. Mesmo que o ditado afirme: “Não é possível agradar a gregos e troianos”.

Como saber se o meu cachorro é canhoto

Como eu consigo saber se um cachorro é canhoto ou destro? Isso pode não parecer uma tarefa tão simples, mas é muito fácil descobrir.

O melhor é usar o brinquedo Kong e ficar de olho em qual pata ele usa primeiro para pegá-lo. É claro que ele pode usar a pata esquerda por acaso. Por isso, recomenda-se repetir o movimento pelo menos umas centenas de vezes ao longo de vários dias.

Desse modo, haverá uma estatística mais confiável, sabendo quantas vezes ele usou cada pata.

Os cães canhotos e destros são diferentes entre si?

Já vimos que usar mais vezes uma pata do que a outra pode influenciar nas habilidades dos cães. Um cachorro canhoto tende a ser mais criativo do que um bichinho destro.

Quando um cão que usa mais sua pata esquerda sente dificuldade ou quer pegar alguma coisa em uma área mais difícil, ele terá sempre ideias melhores do que outros cães.

No entanto, os cães destros parecem ter mais facilidade para o adestramento, e para realizarem tarefas como, por exemplo, serem cães-guia.

Mas independentemente de ser um cachorro canhoto ou destro, ele sempre será um animal carinhoso, que precisa receber amor e carinho. Dessa forma, o fato de serem destros ou canhotos não deve influenciar na forma como o tratamos eles.

Embora seja, sim, importante saber se o seu cachorro é canhoto ou destro para entendermos melhor e descobrirmos por que reagem de uma forma ou de outra. Mas isso não deve prejudicar nossa relação ou as brincadeiras em que nos engajamos com eles.

Depois de saber se o seu cachorro é canhoto, apenas resta uma grande verdade que você nunca deve esquecer: “O seu cachorro continua sendo o mesmo”.