Existem raças de gatos mais inteligentes?

Mesmo havendo certas pesquisas que tentam determinar o grau de intelectualidade, a verdade é que os resultados não são totalmente claros. Mas sim, graças a eles, é possível determinar pontos fortes, tais quais as habilidades sociais do felino.
Existem raças de gatos mais inteligentes?

Última atualização: 30 junho, 2018

Alguns fãs de gatos têm preferências muito claras na hora de escolher seu animal. O tamanho e a cor dos olhos não são os únicos fatores que influem na hora de trazer um novo felino para casa. Aparentemente, alguns acreditam que há raças de gatos mais inteligentes que outras. É uma mera opinião ou há alguma verdade por trás disso?

Formas de determinar a inteligência de um gato

Em geral, não são feitos muitos estudos que determinam o alcance da inteligência dos gatos, independente de sua raça. Em 2009, um estudo tentou determinar se os gatos eram capazes de contar diversos objetos.

Para surpresa de muitos, descobriu-se que os gatinhos não são muito brilhantes nesta área. Os cães, por exemplo, parecem realizar essa atividade de uma maneira muito melhor. Outro estudo tentou focar na capacidade dos gatos para resolver puzzles.

Observou-se que, diante de uma dificuldade, enquanto os cães pediam ajuda ao dono, os felinos continuavam tentando sozinhos. Apesar das diversas reações registradas, nenhum desses estudos trouxe resultados conclusivos.

Dona com seu gato

No entanto, graças a esses estudos, foi possível delimitar os diferentes pontos fortes que devemos levar em conta na hora de determinar se nosso gato é mais ou menos inteligente. Podemos focar, por exemplo, em:

  • Habilidades sociais de seu animal de estimação: O nível de socialização dos gatos é diferente do dos cachorros. Enquanto os cães se mostram extrovertidos e abertos diante das pessoas, os gatos tendem a evitar o contato humano. A dependência do ser humano que os cães mostram não é vista nos gatos, já que não precisam de nós para sobreviver na natureza. Isso não significa que um gato mais sociável seja menos inteligente, mas demonstra que ele tem os recursos suficientes para se cuidar sozinho.
  • Os gatos e os cães utilizam a memória para seguirem suas rotinas diárias. Eles sabem a hora em que você irá alimentá-lo, onde e como. São as mudanças pequenas e inesperadas em suas rotinas o que mais pode alterar como eles percebem seu entorno. Observe como reagem diante dessas mudanças e o quanto demoram para incorpora-las em seu dia a dia.
  • A memória está estreitamente relacionada com sua capacidade de aprendizagem. Os gatos, como animais orgulhosos e independentes que são, geralmente não querem satisfazer todos os desejos do dono, nem aprender tudo o que lhe mandam fazer. Por isso, pode parecer que seu gato não é inteligente simplesmente porque ignora suas tentativas de treiná-lo. Não confunda sua indiferença com um intelecto menor, e tente mudar a estratégia de adestramento.
Filhote de gato na caixa de areia

As denominadas “raças de gatos mais inteligentes”

Graças ao que listamos anteriormente, podemos examinar o grau de inteligência de nossos animais, independente de sua raça. Apesar de tudo, existem algumas raças de gatos que os especialistas julgam ser mais inteligentes que o resto, entre elas:

Em muitas ocasiões, no entanto, é o tipo de personalidade que nos leva a pensar que uma determinada raça tem um intelecto em um nível acima da média.

Como vimos, muitas vezes os gatos se fazem de surdos para o que seus donos dizem, ou têm um caráter reservado que não nos permite descobrir realmente qual a forma de pensar do animal.

O perigo neste tipo de listas é que elas tendem a classificar o subjetivo como algo objetivo, sem levar em conta todos os fatores que afetam o desenvolvimento cognitivo do pet.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.