Falta de vitaminas e cálcio em iguanas

março 21, 2019
Entre as razões para a falta de cálcio nas iguanas, estão: uma dieta desequilibrada e a falta de contato com a luz solar.

Ter um animal de estimação requer muita responsabilidade e vários cuidados. No caso de espécies exóticas, devemos prestar mais atenção às suas necessidades especiais. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a falta de vitaminas e cálcio em iguanas, e como reverter esse processo.

Falta de vitaminas e cálcio nas iguanas?

Nos últimos tempos, as iguanas se tornaram populares como animais de estimação. Por isso, precisamos aprender muito sobre elas.

Um dos principais problemas que esses répteis sofrem é a falta de certos nutrientes devido a uma dieta desequilibrada.

Os veterinários perceberam que uma grande parte da população de iguanas tem uma doença chamada osteodistrofia, ou doença óssea metabólica. Essa doença é causada pela falta de cálcio no organismo.

Normalmente, esse problema aparece nos primeiros meses após a chegada da iguana em casa. Especialmente, se for um espécime jovem. Os ossos sofrem uma descalcificação progressiva.

Por sua vez, isso produz uma deformidade mandíbula, que fica mais curta do que o maxilar superior. Isso se reflete nas extremidades, que ficam com uma aparência de maior robustez.

Outro sintoma da osteodistrofia é um aumento do risco de fraturas nas pernas dianteiras e traseiras, claudicação, nódulos nas extremidades e até mesmo paralisia.

Em quadros de paralisia, a iguana tem prisão de ventre e apresenta inchaço do abdome. Isso porque o animal não consegue eliminar adequadamente fezes e gases.

Causas da falta de vitamina

Essa patologia pode ser causada por diversos fatores. Entre eles, o pouco contato com a luz do sol e raios ultravioleta que ativam a vitamina D.

Através desse mecanismo é que o animal absorve o cálcio do intestino. Isso também acontece quando a iguana fica algumas horas sob a luz fluorescente instalada nos tanques de peixes.

Falta de vitaminas e cálcio em iguanas

Outra razão para a falta de cálcio em iguanas é uma dieta muito rica em fósforo. Afinal, ambos os nutrientes “competem”, por isso, o cálcio não pode ser fixado no corpo adequadamente.

Infelizmente, muitas iguanas não recebem uma alimentação adequada. Além disso, alguns animais vivem em condições que estão longe do ideal.

Isso não significa que os proprietários façam algo de propósito. Mas às vezes a falta de informação é muito perigosa.

Como evitar ou reduzir a falta de vitaminas e cálcio em iguanas?

Em primeiro lugar, é muito importante consultar um veterinário para indicar a alimentação adequada para o seu animal de estimação. Aliás, essa recomendação deve ser seguida independentemente da espécie do seu animal.

Se você adotou recentemente uma iguana, terá que se informar muito bem sobre todas as necessidades dela.

Ou seja, não apenas comida, mas também em termos de exposição à luz solar. Afinal, não se esqueça de que esse é um réptil de sangue frio que precisa de uma fonte de calor para elevar a temperatura corporal.

Alguns veterinários indicarão um suplemento de cálcio ou vitaminas. Nesse caso, devemos seguir exatamente a prescrição.

Além disso, você deve sempre oferecer comida variada e de qualidade ao seu animal de estimação.

Normalmente, a dose semanal de vitaminas para uma iguana jovem – até dois anos de vida – é de duas vezes por semana.

Por sua vez, para uma iguana adulta, essa dose deve ser dada apenas uma vez por semana. Talvez você já tenha lido que existem alguns aerossóis de vitaminas para os répteis que são aplicados na pele. No entanto, não está provado que eles são eficazes e podem resolver esse sério problema de saúde.

Alimentação balanceada: a melhor prevenção

O mais aconselhável quando há falta de vitaminas ou de cálcio em iguanas é oferecer uma dieta balanceada. Afinal, esses répteis, agora domésticos, são herbívoros. Ou seja, eles não comem insetos ou animais de qualquer espécie.

A dieta das iguanas é composta por 70% de hortaliças, 15% de frutas e os 15% restantes de rações especiais. As rações são vendidas em clínicas veterinárias e lojas de animais.

Finalmente, recomendamos que, entre os legumes que você oferece, sempre deve haver aqueles com mais vitaminas e cálcio.

Entre eles, inclua: alface, beterraba, acelga, repolho e salsa. Além disso, em menor medida, você pode oferecer pepino, tomate e abobrinha. Por sua vez, as frutas mais adequadas são: morango, banana, maçã, pera e melão.

Martínez, M., Arcos, J., Veléz, L., Mendoza, G y López, R. (2015). La iguana verde (Iguana iguana ) y sus parásitos en una unidad de manejo intensivo en la costa de Oaxaca. Temas de Ciencia y Tecnología.