O que fazer se você encontrar uma galinha no chão?

· julho 28, 2018
É necessário prestar atenção ao animal, se tem ou não plumagem, e da espécie que é, para um procedimento correto. Em qualquer caso, a primeira coisa a fazer é ficar com o animal e ligar um centro de conservação para pedir ajuda.

A primavera chega e, com ela, o período de reprodução de muitos pássaros. É por isso que, neste momento, é comum encontrar uma galinha no chão que parece estar sozinha e, geralmente, nos perguntarmos o que fazer com ela.

Uma galinha no chão: como é isso?

Uma das primeiras coisas a que temos que prestar atenção é na aparência do animal: uma galinha sem penas vai, certamente, caiu do ninho e precisa de ajuda, enquanto aquelas que já possuem penas nas asas são filhotes e estão praticando.

Recomenda-se que, se tivermos um amigo que saiba sobre aves, que lhe enviemos uma foto, porque muitas dessas aves são nidifugas. Ou seja, são espécies que deixam o ninho de forma natural, e cujos pais cuidam delas igualmente.

Uma galinha no chão: observação

Infelizmente, nossa primeira reação em muitas ocasiões, quando encontramos uma galinha no chão, é pegá-la e levá-la para casa, e esse é um erro grave que pode custar ao animal sua vida.

Primeiro de tudo, devemos observar o filhote e verificar se ele não está feridose percebermos que ele tem sangue ou que está visivelmente ferido, devemos nos informar sobre os centros de recuperação de nossa comunidade e ligar para um deles.

Uma galinha no chão sem penas: o que fazer?

Como comentamos antes, se encontrarmos uma galinha no chão e ela estiver saudável, devemos deixar a natureza agir como prioridade. Para isso, devemos tentar várias coisas.

Pintinhos

Se o animal é um recém-nascido que ainda não tenha as penas de voo desenvolvidas, devemos procurar o ninho. Essas aves não podem voar, por isso o ninho deve estar muito perto.

Se encontrarmos o ninho, vamos deixá-la nele. Se não o encontramos, podemos construir um pequeno ninho para protegê-la e colocá-la em uma árvore ou em um lugar alto, onde não chegam animais de estimação ou outros animais.

Em seguida, teremos que observar por entre 10 e 20 minutos, esperando que seus pais venham e o alimentem. Se eles não aparecerem, podemos ligar para um centro de recuperação para levar o animal.

Uma galinha no chão com penas: o que fazer?

Se o animal tem penas, e nós simplesmente reconhecemos sua aparência de galinha porque sua plumagem é desgrenhada e tem cantos marcados, nos deparamos com um pintinho, um pássaro que ainda é cuidado por adultos, mas começa a fazer suas primeiras caminhadas.

Neste caso, a princípio, não faremos nada, a menos que esteja em um lugar perigoso, como uma estrada ou uma área frequentada por gatos. Neste caso, vamos colocá-la em um local próximo e seguro para que seus pais possam vê-la.

O caso dos andorinhões

Os andorinhões são aves como as andorinhas, com asas gigantes para seu tamanho diminuto. Esses pássaros se alimentam e dormem voando, então passam meses sem se empoleirarem.

Andorinha

É por isso que os andorinhões não estão preparados para viver no chão e, por vezes, quando caem após um golpe, não conseguem iniciar o voo.

Essas aves só precisam de nós para levantá-las ou deixá-las em uma superfície para levantar voo novamente. Se eles não forem capazes de fazê-lo, eles provavelmente estão feridos, embora não vejamos nada de estranho, devemos ligar para um centro de recuperação.

A última opção, se em qualquer um dos casos anteriores não comparecermos a esses centros, é levar o pássaro para casa. Precisamos reconhecer a espécie para saber sobre seus alimentos, embora normalmente essas aves se alimentem de insetos. Nunca devemos dar-lhes leite ou pão e, uma vez recuperados, devemos libertá-los.