Pássaros falantes: espécies e suas características

Maio 16, 2018

Os papagaios representam as espécies mais conhecidas entre os pássaros falantes, mas estão longe de serem os únicos. Uma grande variedade de aves é capaz de emitir sons que se assemelham à vocalização dos seres humanos. Hoje convidamos você a conhecê-las.

O que são pássaros falantes?

A expressão “pássaros falantes” refere-se popularmente às espécies de pássaros que são capazes de imitar a fala humana. Esse grupo inclui pássaros de diferentes aparências e graus de inteligência.

É uma ilusão acreditar que os pássaros mais inteligentes são aqueles que conseguem repetir a maior quantidade de palavras. Para exemplificar facilmente, basta comparar os corvos com os periquitos.

Os corvos são considerados uma das aves mais inteligentes do planeta. Mas, mesmo que sejam bem treinados, conseguem apenas imitar algumas palavras simples e frases curtas.

Espécies de pássaros falantes

Enquanto isso, os periquitos podem acumular um vocabulário de mais de 1.500 palavras com um nível médio de inteligência. Na verdade, um periquito chamado Puck detém o recorde de vocabulário entre os pássaros falantes. Ele entrou para o Guinness Book com um vocabulário de 1.728 palavras.

Papagaios: os conversadores mais famosos

A notável habilidade cognitiva de alguns papagaios cinzentos fez com que entrassem no “hall da fama”. Na verdade, os pássaros falantes mais consagrados da história pertenciam a essa espécie.

Em 2005, um papagaio cinzento chamado Alex ganhou reconhecimento científico ao aparecer em uma publicação da World Science. Apesar de conhecer pouco mais de 100 palavras, os cientistas alegaram que Alex entendeu o conceito do número zero.

Einstein foi um dos papagaios cinzentos mais bem sucedidos na mídia. Sua capacidade de imitar sons diversos e a fala humana lhe trouxe fama internacional. Em seus vídeos mais acessados na internet, Einstein imita o som de uma risada maligna.

 o papagaio cinzento N’kisi tornou-se famoso graças ao seu senso de humor distinto de outras aves. Além disso, ele ostenta um vocabulário com mais de 950 palavras humanas.

As 6 espécies de pássaros falantes mais conhecidas

  1. Psittacus erithacus (papagaio-cinzento africano)

É a espécie mais conhecida de papagaio. É considerado como o pássaro mais inteligente quando se trata de desenvolver a imitação da fala humana.

Esses pássaros não apenas repetem palavras aleatórias que lhes são ensinadas. Eles possuem a incrível habilidade de formular frases coerentes com o vocabulário memorizado.

Além disso, graças à sua notável capacidade de imitação, podem reproduzir quase todos os sons que escutam.

  1. Melopsittacus undulatus (periquito-australiano)

Esse é o nome científico da espécie popularmente conhecida como periquito. Já dissemos que Puck tem o recorde atual em termos de vocabulário humano. Mas ele não está sozinho.

Os periquitos não são os melhores imitadores de sons. Porém, apresentam a mesma facilidade dos papagaios cinzentos para desenvolverem a fala humana.

Uma curiosidade sobre essa espécie é que apenas os periquitos machos possuem a habilidade de falar. As fêmeas, até então, não desenvolveram essa capacidade.

  1. Eclectus roratus (Papagaio Ecletus)

É considerada uma das espécies mais falantes entre os pássaros. Apresentam facilidade de aprendizagem e convivem harmoniosamente com os seres humanos. Tendem a melhorar facilmente seu vocabulário quando são incentivados adequadamente por seus proprietários.

  1. Tangara episcopus (sanhaçu-da-amazônia)

Essa bela espécie foi uma das principais vítimas do tráfico de animais exóticos. Por isso, está em risco de extinção e sua criação em cativeiro é proibida.

Destacam-se por sua capacidade cognitiva e tom de voz único que permite emitir palavras com clareza e fluidez. Essa habilidade faz deles imitadores exímios da fala humana.

  1. Gracula religiosa (mainá-da-montanha)

Esse pássaro se distingue em aparência por seu tamanho pequeno e sua cor preta. Ele pode acumular uma rica gama de palavras e frases extensas. Mas sua habilidade mais fascinante está em conseguir imitar diferentes tons da voz humana.

  1. Myiopsitta monachus (periquito-monge)

Esse pequeno pássaro silvestre se destaca pelas cores intensas e marcantes de sua plumagem. É uma espécie muito inteligente e com grande capacidade de imitação. Apesar da sua grande capacidade de socialização, a sua posse como animal de estimação é limitada para preservar a espécie.

A importância do posse legal e responsável

Os pássaros falantes são muito atraentes pela beleza, habilidade cognitiva e personalidade divertida. No entanto, é importante deixar claro que muitas espécies não são permitidas como animais de estimação.

Quais são as espécies de pássaros falantes?

Alguns países possuem listas detalhadas de pássaros cuja posse é considerada ilegal. Recomenda-se consultá-la antes de escolher um pássaro como animal de estimação.

Além disso, a criação em cativeiro de espécies em risco de extinção é ilegal em quase todos os países. O proprietário que desrespeitar essas proibições pode sofrer graves sanções econômicas e penalidades legais.

Antes de escolher uma das espécies de pássaros falantes como animal de estimação, é essencial certificar sua origem. Além disso, evite negociar com empresas e comerciantes sem fiscalização e registro oficial.

Recomendados para você