Qual é a importância das fezes das baleias?

outubro 26, 2019
Pesquisadores comprovaram a utilidade das fezes das baleias como fertilizantes.

Você pode pensar que as fezes das baleias são algo sem utilidade que desaparece na incrível massa oceânica, mas um grupo de cientistas planeja uma expedição à Antártida para coletar esse material. Afinal, qual é a importância das fezes das baleias?

Uma expedição para coletar fezes de baleias

Embora não seja a primeira expedição que ocorre para coletar fezes de baleias, esta é uma das maiores já organizadas. Os pesquisadores querem ver se as baleias são espécies-chave por meio das suas fezes, que fertilizariam os ecossistemas e aumentariam a produtividade dos oceanos.

O século XX foi difícil para os grandes cetáceos, pois juntamente com o estresse das baleias na Segunda Guerra Mundial, também houve caçadas nos anos anteriores e posteriores ao conflito.

Esses animais foram protegidos nos anos 70 graças ao ativismo ambiental, mas além de sua beleza, eles podem desempenhar um papel ecológico fundamental através de suas fezes.

As fezes das baleias atuariam como fertilizantes com um alto teor de ferro, o que seria básico para o desenvolvimento do plâncton. Esses organismos não são apenas vitais para a alimentação de muitos cetáceos, mas também retêm carbono e produzem oxigênio, assim como as florestas.

Baleias no oceano

O papel das fezes das baleias

É por isso que este estudo quer lembrar o enorme valor da proteção às baleias, que também teria um importante valor econômico. O fitoplâncton alimenta o krill, que é a base da cadeia alimentar na natureza marítima.

No caso dos ecossistemas congelados do Ártico a baleia seria insubstituível, pois os outros grandes mamíferos defecam no gelo. A equipe rastreará as baleias com drones e coletará amostras fecais das enormes nuvens marrons que esses animais deixam.

Embora a caça às baleias tenha diminuído consideravelmente, a verdade é que muitos fatores estão afetando esses cetáceos. É por isso que é vital lembrar que as baleias prestam serviços à sociedade por meio de seus excrementos e até através de seus corpos.

As fezes das baleias movem nutrientes do fundo do mar para as superfícies, além de migrar dezenas de milhares de quilômetros para continuar movendo esses nutrientes.

Baleias nadando juntas

Quando as baleias morrem

É preciso lembrar que, além disso, as baleias também são importantes quando morrem: mais de 400 espécies dependem de seus corpos para a sua sobrevivência. Inclusive, elas são um verdadeiro baú de carbono, que acumula toneladas desse elemento nocivo nas profundezas.

Não é só isso: as carcaças das baleias às vezes aparecem nas praias, onde oferecem comida a outros animais, como o urso polar.

É por isso que devemos lembrar que as baleias são muito úteis para o homem: sem elas, a maioria dos ciclos ecológicos do oceano estaria em perigo. Sem eles, a nossa atividade pesqueira seria muito diferente.

Expedições como a proposta para este ano querem nos lembrar dessa questão para que possamos salvar as baleias novamente.

Nessa ocasião, não será para testar o nosso desejo de preservar a beleza do mundo, mas porque estamos conscientes de que todos os seres vivos nos oferecem serviços importantes. Nós fazemos parte deste equilíbrio.