Flyball: 5 dicas para praticá-lo com o seu animal de estimação

O flyball é um esporte para cães que os estimula tanto física quanto mentalmente.
Flyball: 5 dicas para praticá-lo com o seu animal de estimação

Última atualização: 21 abril, 2020

Praticar esportes com os nossos animais de estimação está na moda. Escutamos cada vez mais termos relacionados ao assunto, tais como agilityflyballcanicross, entre outros. É do flyball que queremos falar hoje, uma modalidade que está crescendo nos Estados Unidos e que gradualmente está se espalhando para outros países.

O que é o flyball 

Este é um esporte que surgiu nos Estados Unidos nos anos 70 e que, com o tempo, ganhou presença na República Tcheca, no Canadá, na Austrália e na Inglaterra. Graças a esses países, ele pouco a pouco foi se espalhando para os países vizinhos. Atualmente, é uma referência praticá-lo com os nossos animais de estimação.

Este esporte proporciona ao animal não só uma atividade física, mas também mental. Por quê? Porque executá-lo com sucesso depende muito da velocidade e da capacidade de superar obstáculos.

Nos Estados Unidos, já existem mais de 400 clubes federados à NAFA que atraem mais de 7.000 cães por ano. Quando falamos em NAFA, estamos nos referindo à Associação Americana de Flyball, mas já existe outra associação internacional conhecida como UFLI.

Flyball

Como o flyball é praticado 

Este é um esporte que consiste em formar duas equipes de quatro cães cada, que devem superar uma série de obstáculos que surgirão ao longo do caminho. O objetivo é chegar até uma máquina que libera uma bola de tênis no ar. O cachorro que a alcançar deve pressionar o pedal e pegar a bola para levá-la ao ponto de partida, passando a vez para o próximo cachorro.

Como esperado, a equipe cujos membros chegarem primeiro é a vencedora. Certamente, também há penalidades que custarão pontos e que podem até mesmo levar a equipe a perder, apesar de ter terminado antes. Portanto, não  é apenas uma questão de velocidade, mas também de habilidade, resistência, estratégia e inteligênciaTudo conta.

Não é necessária uma raça específica para praticar esse esporte, pois qualquer cachorro que possua as habilidades necessárias pode praticá-lo.

Como praticar o flyball com o seu cachorro  

Se você já está curioso e gostaria de começar a se aventurar neste esporte com o seu animal de estimação, você precisa das dicas que vamos dar a seguir.

Flyball

Ensine-o desde filhote

Embora não exista nada que diga que não seja possível ensinar um cachorro adulto, é muito mais fácil se acostumarmos o nosso animal de estimação a brincadeiras como pegar e devolver a bola desde filhote. Além disso, você também pode fazer o seguinte:

  • Ensine ordens. Ordens básicas como ‘aqui’, ‘senta’, ‘solta’, ‘quieto’ e outras similares são necessárias para o flyball. Para alcançar o objetivo do jogo, a disciplina é necessária, uma vez que a bola não pode cair da caixa e o cachorro terá que devolvê-la quando a pegar no ar.
  • Uma vez que as ordens básicas tiverem sido aprendidas, ele deve se acostumar com a caixa, de modo que pise no pedal e pegue a bola. É óbvio que ele não vai conseguir fazer isso logo na primeira vez, mas, com paciência, você pode fazer com que ele consiga.
  • Corra com ele ao seu lado e faça com que ele salte os obstáculos. Você deve ensiná-lo a não se distrair com nada ao seu redor.
  • Faça pausas para descansar. Uma das partes mais importantes para o treinamento, especialmente quando se trata de algo intenso, é que o animal esteja bem hidratado e que você faça pausas após alguns minutos para ajudá-lo a manter o foco. Nem é preciso dizer que, se os treinos forem feitos no verão, eles devem acontecer quando o tempo estiver mais fresco, como, por exemplo, de manhã ou no fim da tarde.

flyball é um esporte que favorece não só a atividade física do seu cachorro, mas também a mental. Ele ajuda a entender ordens e, além disso, ele vai se divertir e socializar com outros cães com os quais aprenderá a jogar em equipe. Você consegue pensar em um jogo melhor do que esse?   


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.