Gato Bobtail Americano

· abril 7, 2018

Quantas raças de gato você conhece? Com certeza muitas, mas garantimos que existem muitas outras. Hoje queremos falar do gato Bobtail Americano. Já sabe de que animal estamos falando? Nem ideia? Então continue lendo e descubra!

O que você precisa saber sobre o gato Bobtail Americano

História e origem

A história desse gato não é muito clara. Ele está presente na América desde o surgimento do Bobtail japonês, mas só ganhou importância a partir dos anos 60.

Ao que parece, esta raça vem de um cruzamento entre um macho de cor manchada com rabo curto e uma fêmea siamesa com pelo de foca. Ainda que não se conheçam os antecedentes do macho, parece que é um híbrido do gato doméstico pela forma de seu rabo.

bobtail americano

Fonte: torbakhooper

Mais tarde, mesclaram-se com birmaneses, himalaios e siameses/himalaios. Apareceu assim a primeira criação do gato Bobtail Americano, o que não foi uma tarefa fácil, já que a raça sofria retrocessos constantes.

No entanto, em meados dos anos 80, decidiu-se deixar a essência do gato Bobtail Americano, que consistia em um felino com rabo curto, pelo longo e rosto branco.

Hoje em dia, porém, permite-se o cruzamento com gatos domésticos para manter os genes saudáveis.

Características físicas

Seu corpo é grande, um tanto quanto robusto, parecido com um retângulo, e grosso. Seu peito é grande e forte e seu quadril é bem marcado, quase de mesma largura que o peito. Suas patas traseiras são maiores que as dianteiras e seus pés sempre serão grandes e redondos.

Uma de suas características mais chamativas é seu rabo, que normalmente é três vezes menor do que a de um gato “normal”. Sempre estará rígido, ainda que seja articulado.

Essa raça de gatos pode ser de qualquer cor, lisa, manchada ou rajada.

Seus olhos apresentam forma de amêndoa com um tamanho em harmonia com a cabeça, e abrem em ângulo com direção às orelhas. A cor dos olhos depende da cor do pelo.

Suas orelhas são largas na base e vão se estreitando, com tamanho médio e com forma parecida com as dos linces.

Caráter da raça

Esse gato é brincalhão, carinhoso, amigável e enérgico. Não é tão independente quanto outras raças, e é fácil de adestrar devido a sua grande inteligência. Dizem que são capazes de ser mais inteligentes do que o grande Houdini.

bobtail americano

Fonte: torbakhopper

É uma tarefa difícil ganhar o afeto de um gato. Ele será seu amigo se sentir que você é digno de sua amizade, mas não seu escravo.

Teófilo Gautier

Esses gatos não pedem muita atenção, mas gostam de estar com os humanos. Se medíssemos seu nível de atividade de 1 a 10, por exemplo, o persa estaria no 1, e o Bobtail poderia estar no 8. Imagine o quanto ele se movimenta! Isso deve ser levado em conta se você pensa em adotar um.

Eles gostam de afeto e de carinho e vão pedir isso sempre que for oportuno. Eles se dão muito bem com as crianças e são grandes amigos dos cães. Acabou o mito de “como cão e gato”!

Cuidados gerais

O Bobtail Americano não é um gato complicado de cuidar, mas devemos penteá-lo uma vez por semana para eliminar o pelo morto. Uma alimentação equilibrada será essencial para manter seu estado de saúde geral, assim como uma educação carinhosa, porém firme. Isso se deve a sua grande inteligência, que pode subir à cabeça se não soubermos mostrar qual é o lugar que ele ocupa na casa e na família.

Essas informações foram boas para saber se esse é o gato que você procurava? Apenas lembre-se de que ele é muito ativo, mas, sem dúvida, é ideal para ser um animal de estimação.

Fonte das imagens: torbakhopper