Gato exótico: comportamentos e características

julho 9, 2019
Você está em busca de um gato carinhoso que esteja sempre atento a você? Este é um dos mais indicados!

Existem tantas raças de gatos que às vezes perdemos a noção de quantas delas já passaram pelo nosso site. Hoje, trazemos todas as informações que você precisa saber sobre o gato exótico, uma raça que surgiu por acaso e se tornou uma das mais valorizadas.

O gato exótico

História e origem

Este gato surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos, graças ao cruzamento entre os gatos de pelo curto americano e os gatos persas. No ano de 1960 eles começaram a se reproduzir em criadouros, embora o objetivo não fosse criar uma nova raça, e sim aumentar a beleza dos gatos de pelo curto.

Apenas sete anos depois ele foi reconhecido como uma raça pura. A primeira pessoa a fazer esse cruzamento foi Jane Martinke, uma criadora de gatos. Ela também experimentou fazer cruzamentos entre o gato azul russo e o birmanês.

Embora o único objetivo de Jane fosse ter um gato persa com pelos curtos, sua surpresa foi maior ao ver a beleza dessa nova raça.

Ela logo percebeu que, embora tivesse características marcantes de ambas as raças usadas, não era possível decidir se ele era mais de uma ou de outra. Então, decidiu apresentá-lo como uma nova raça, e conseguiu que os especialistas o reconhecessem dessa forma.

O gato exótico

Características do gato exótico

O gato exótico ganhou popularidade porque a sua beleza é comparável à de um gato persa, mas com a vantagem de que o seu pelo é mais curto. Portanto, ele se suja menos e causa menos alergias.

Seu corpo é arredondado com patas curtas, mas, ao mesmo tempo, é musculoso e forte. Seus olhos têm uma forma redonda perfeita quase inacreditável, e seu nariz é muito achatado. Muitos dos gatos mais famosos que vemos nas redes sociais pertencem a esta raça.

Ele pode pesar até seis quilos e seu pelo é aceito com apenas uma cor ou mais. Assim, ele pode ser branco, preto, alaranjado, creme, listrado, malhado ou tricolor.

Não há regras para este gato no que diz respeito às cores. No entanto, todas as outras características do seu corpo devem estar presentes para que ele seja aceito como sendo de raça pura.

Caráter e personalidade

Dizem que os olhos são o espelho da alma, e a verdade é que os olhos do gato exótico deixam bem claro que tipo de animal ele é. Eles são meigos, afáveis e muito carinhosos e brincalhões, mas ao mesmo tempo são calmos e curiosos.

Este gato é ideal para conviver com crianças, por todas estas qualidades e pela sua grande paciência, que vai se destacar quando os pequenos tentarem incomodá-lo.

Eles são muito dependentes, algo estranho em um gato. Por isso, precisam de carinho e você sempre os verá perambulando pela casa em busca de atenção.

Caráter e personalidade do gato exótico

Saúde e cuidados

Uma das características marcantes do gato exótico é a sua expectativa de vida, que fica em torno dos dezoito anos. No entanto, há uma série de cuidados que você não pode ignorar. Um deles está relacionado aos seus olhos, já que o seu grande tamanho permite que muita sujeira entre neles.

Para evitar que isso danifique a visão do seu gato, tente limpar os seus olhos com soro e gaze todos os dias. Isso também ajudará a impedir que o seu canal lacrimal fique obstruído, algo muito possível dada a forma achatada do seu rosto.

Você também deve fornecer uma alimentação de boa qualidade para cuidar dos seus rins, porque esta raça de gatos é propensa a sofrer de doenças deste tipo. A ração de boa qualidade ajudará a diminuir as chances de que esta doença apareça.

Seu pelo não requer cuidados especiais além de uma escovação algumas vezes por semana. Ela vai ajudar a remover resíduos mortos e mantê-lo sempre saudável e brilhante.

Você já conhecia esta raça de gato? Trata-se de um felino muito adaptável a espaços pequenos, então se você está pensando em adotar um novo animal de estimação, talvez este seja o que está procurando.