Gato japonês faz sucesso no Instagram

· janeiro 17, 2018

Há pessoas que ficam famosas fazendo vídeos no Youtube ou através de publicações no Instagram, onde também está Maro. Ele é do Japão, tem quatro patas e suas fotos vêm revolucionando as redes sociais. Maro é um gato que está fazendo sucesso na internet. 

Existem donos que humanizam os seus mascotes e animais que, às vezes, parecem agir como humanos. Mas Maro leva o assunto a outra discussão. Nas populares fotos, mostra-se como um felino capaz de encarnar infinitas personalidades e trabalhos exercidos por homens e mulheres.

O sucesso do conteúdo publicado nas redes sociais deu a ele mais de 124 mil seguidores. Este é um número extremamente alto para um gato e talvez para qualquer internauta “comum”.

“Aterrissagem” felina nas redes sociais

Tudo começou com uma sugestão feita por um bom amigo de Rie Matsui, a dona desse carismático gatinho. Segundo a percepção do jovem, este mascote tinha um cativador aspecto “kawaii”, adjetivo que se utiliza no idioma japonês para descrever aquilo que é carinhoso ou amável.

Essa declaração serviu de inspiração para que Matsui começasse a pensar em um projeto fotográfico de “Cosplay”, em que o pequeno Maro seria seu modelo/estrela. Ela tinha tudo o que precisava, porque, no final das contas, era uma fotógrafa profissional obcecada em exaltar a cultura do seu país.

Foi assim que, por volta do ano 2015, começou a trajetória de crescimento deste tigrado japonês, apelidado pelos próprios seguidores de “gato cosplay”. O que começou com um simples comentário terminou em um sucesso viral nas redes sociais.

Exaltando a tradição japonesa

Maro é provavelmente o gato japonês mais famoso do planeta. No começo, a dona o vestia com qualquer tipo de roupa que chamasse a atenção. Mas, com o passar do tempo, ela se focou em mostrar através do bichinho de estimação os elementos mais tradicionais da moda japonesa.

Hoje em dia é normal ver o gatinho vestido de trabalhador, um chef de sushi ou uma linda camponesa. Algo muito chamativo é que este felino pode vestir tanto de homem, como de mulher, e isso é um elemento engraçado nas expressivas fotos.

A conta @rinne172 não trata apenas de fantasias. Além disso, quando ele aparece, quase sempre se encontra rodeado de pratos próprios da gastronomia japonesa. Os utensílios, vasilhas e demais peças decorativas agregam um valor artístico às fotografias de Matsui.

O que quase nunca muda é o conceito de que Maro aparece sempre no centro das fotos vestido de cozinheiro, como se tivesse sido o verdadeiro artista do banquete.

Imagens polêmicas nas redes sociais

Uma vez, Maro posou ao lado de uma mesa de doces e sobremesas japonesas. Essa fotografia em questão provocou muita polêmica porque, como todos sabemos, o consumo de açúcar pelos animais domésticos não é indicado.

Alguns dos seguidores do animalzinho mostraram indignação através dos comentários. Porém, Rie Matsui quis esclarecer a foto e explicou que Maro jamais comia os pratos que apareciam nas fotos. 

Outros usuários questionaram esta iniciativa por promover em excesso a prática exacerbada de humanização animal. Apesar disso, o perfil oficial do belo animal segue crescendo rapidamente.

O que sim é público e notório é que este felino de raça romana acompanha a dona dele em todos os restaurantes que ela visita.

A que se deve esse sucesso?

O crescimento do pequeno japonês ao estrelato digital só pode ser explicado devido à unificação de três tendências influentes nas redes sociais: cosplay, comidas e gatos. Há uma grande audiência mundial que se conecta na internet somente para ver vídeos e imagens divertidas de animais desta espécie.

No quesito estatística, ainda não fica muito claro quem são os mais populares na rede, se são os cachorros ou os gatos. O certo é que entre os felinos e caninos existe uma batalha disputada pelo domínio no ciberespaço.

Ainda teremos Maro por muito tempo

A boa notícia é que nosso famoso felino do Instagram completou apenas três anos de idade no ano de 2017. Ainda faltam muitas fotos para contemplar e publicações para divertir. O governo japonês deveria estar muito orgulhoso do trabalho cultural que faz Maro, o gato cosplay.

Fonte da imagem: www.sinembargo.mx