Seu gato lembrará de você para sempre? Saiba o que dizem os estudos mais recentes

Os gatos têm memórias excepcionais e podem se lembrar de seus tutores durante grande parte de suas vidas.
Seu gato lembrará de você para sempre? Saiba o que dizem os estudos mais recentes

Última atualização: 06 junho, 2023

A conexão que você cria com seu pet é inexplicável, mas será que seu gato vai lembrar de você quando estiver com idade avançada? A mente dos gatos em si é um mistério e, embora normalmente não sejam tão efusivos ou expressivos quanto os cães, eles demonstram amor por seus cuidadores de uma forma muito especial.

O vínculo que se gera com os animais de estimação é muito forte e por isso é tão difícil para nós quando eles saem de nossas vidas. Os gatos têm o dobro de neurônios que os cachorros e isso os torna mais astutos e de certa forma não permite que eles confiem tanto em nós. Mas isso não significa que eles não nos vejam com amor.

Para um gato de qualquer idade, você sempre será o centro do mundo dele, tudo girará em torno de você, mesmo que ele não demonstre isso.

Gatos têm memórias fortes

Sim, é muito provável que seu gato se lembre de você durante sua vida, já que ele tem uma ótima memória.
Sim, é muito provável que seu gato se lembre de você durante sua vida, já que ele tem uma ótima memória.

Os gatos são animais que foram domesticados há pouco tempo em comparação com outras espécies. Por isso, identificam muito bem sua casa, considerando que procuram sempre ter rotas de fuga claras ou locais para se esconder, caso estejam em perigo. Por isso, não é de estranhar que conheçam perfeitamente a localização de tudo em casa, móveis, objetos de decoração, portas, entre outros.

Algo que deve ser enfatizado em gatos pequenos é sua boa memória. Vários estudos mostraram que os gatos criam laços muito fortes com os humanos e reconhecem as diferentes circunstâncias pelas quais a família passa. Contudo, muitas vezes demonstram pouco interesse ou são indiferentes à existência dos humanos.

Sim, é possível que seu gato se lembrará de você por grande parte de sua vida

Mesmo que sua inteligência seja tão evidente. Isso não é infalível ao longo dos anos. Traumas, idade, doenças podem afetar sua memória e, embora estudos mostrem que algumas de suas memórias desaparecem, não está claro quais permanecem.

É por isso que é importante que você valorize cada momento que passa com o seu gato, que torne memoráveis cada momento de amor, diversão e descanso. Deixe as melhores marcas no seu animal de estimação para que, ao longo dos anos, haja mais coisas boas que fiquem na sua memória e não medos que se apoderem dela.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Montoya, D. Monografía: la mente del gato doméstico Felis silvestris catus. (2020). Universidad Antonio Nariño.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.