Você sabe a idade aproximada do seu gato?

Descobrir a idade aproximada do seu gato é possível. Aqui vamos contar mais detalhes sobre isso para que você possa fazer uma estimativa em casa.
Você sabe a idade aproximada do seu gato?
Sebastian Ramirez Ocampo

Revisado e aprovado por veterinário e zootécnico Sebastian Ramirez Ocampo.

Última atualização: 07 abril, 2023

É normal que todo tutor queira saber a idade aproximada de seu gato. Este é um dado muito útil que deve ser levado em consideração, mas sabemos que nem sempre é possível saber de primeira mão. Principalmente, por tutores que adotam em abrigos ou nas ruas.

No entanto, existem alguns dados que permitem saber a idade aproximada do seu gatinho. Não só para festejar o seu aniversário, mas também para poder acompanhar melhor o calendário de vacinação ou desparasitação. Também é útil para atender às suas necessidades específicas de alimentação e cuidados, dependendo do estágio de crescimento.

Descubra a idade aproximada do seu gato

A idade de um gato determina muitas coisas em seu desenvolvimento e cuidados, por isso é muito conveniente conhecê-la. Dependendo se o seu gato é filhote, adulto ou idoso, ele precisará de cuidados específicos. Se você não sabe quantos anos tem o seu gato, continue lendo porque vamos contar como descobrir essa informação.

Dependendo do comportamento é fácil identificar a idade aproximada do seu gato.
Dependendo do comportamento, é fácil identificar a idade aproximada do seu gato.

Calcule a idade se for um gatinho pequeno

A primeira coisa a saber é que um gato é considerado filhote se estiver entre a fase de nascimento e o primeiro ano de vida. Nessa fase, eles são bastante frágeis e não devem sair de casa ou ficar expostos a outros gatos se não tiverem o esquema vacinal completo, pois podem pegar diversas doenças e vírus.

Durante esse tempo, o gato aprende a se comportar, graças ao processo de socialização que vive com a mãe e os irmãos. A seguir, explicaremos como identificar a idade aproximada do seu gato se você acha que ele ainda é um filhote.

  • 1 a 10 dias de idade: os gatos são dependentes da mãe, não se levantam sozinhos e não abrem totalmente os olhos. Seu cabelo é grosso e ralo e é quando eles são mais frágeis.
  • 10 a 30 dias de idade: nessa época, os gatos já abrem os olhos e demonstram um claro interesse pelo ambiente. Eles ainda não coordenam seus movimentos, mas tentam manter o equilíbrio. É a idade em que começam a socialização.
  • 30 dias: os gatos apresentam um melhor desenvolvimento e mostram os primeiros comportamentos, procuram caçar, brincam mais ativamente e começam a se arrumar.
  • 45 dias: os olhos dos gatinhos adquirem a cor definitiva e começam a distinguir-se os traços da sua personalidade.
  • 60 a 90 dias: os gatos ganham peso (800 a 1000 gramas) e já estão muito desenvolvidos, mantêm o equilíbrio e continuam bastante ativos nas brincadeiras e na caça. Eles interagem muito com as pessoas ou animais com os quais convivem.
  • 90 a 120 dias: a principal alteração dos gatos nessa fase está nos dentes, já permanentes, que se destacam por serem bem brancos e brilhantes.
  • 180 a 365 dias de idade: nessa fase, os gatos estão prestes a atingir o tamanho adulto. Seus comportamentos de gato são mais arraigados e sua personalidade já é claramente distinta.

A idade aproximada de um gato adulto

O período em que um gato é considerado adulto é bastante longo, variando de 1 a 7 anos. Nessa fase, o animal já adquiriu as habilidades da espécie graças ao processo de socialização pelo qual deve ter passado. Ao atingir a maturidade sexual, as fêmeas começam o cio e podem engravidar, enquanto os machos podem começar a marcar território.

Quando os gatinhos atingem um ano, a esterilização deve ser considerada para evitar comportamentos irritantes como os mencionados. Contamos em detalhes como calcular a idade do seu gatinho adulto.

  • O primeiro ano de vida: os dentes são fortes, mas devem receber muitos cuidados porque a comida que fica entre eles pode fazer mal. Você notará que o brilho diminui e podem aparecer sinais de tártaro.
  • De 1 a 3 anos: o tártaro nos dentes aumenta e isso permite calcular a idade do seu bichano. Porém, pode haver alguma confusão se você tiver o hábito de escovar ou limpar os dentes do animal.
  • Entre 4 e 7 anos de idade: os dentes estarão visivelmente desgastados e o acúmulo de tártaro é evidente. Até as gengivas começam a pigmentar.

Calculando a idade de um gato idoso

Os gatos mais velhos geralmente perdem peso, deixam de ser brincalhões e dormem demais.
Os gatos mais velhos geralmente perdem peso, deixam de ser brincalhões e dormem demais.

Dos 7 aos 8 anos, o gato já é considerado velho e isso fica evidente. Ao contrário dos jovens, os gatos idosos são menos brincalhões, preferem dormir e começam a apresentar sintomas normais de deterioração como perda de visão, dores musculares e dificuldades para andar, entre outros.

Nessa idade, é necessário oferecer uma alimentação completa, um espaço de descanso adequado, confortável e aquecido para aumentar sua qualidade de vida.

  • 7 a 10 anos: os gatos são preguiçosos e notam uma mudança na pigmentação do nariz e das gengivas. Será normal o aparecimento de doenças relacionadas à idade, por isso é bom manter o check-up contínuo.
  • 10 a 15 anos: é evidente o acúmulo de tártaro entre os dentes, que parecerá bastante desgastado. Você notará que o animal emagrece e perde massa muscular.
  • 15 a 20 anos: os gatos que atingem esta fase da velhice costumam ter diferentes doenças, perdem peso, têm pelos grisalhos e revelam uma aparência deteriorada. Por outro lado, suas unhas crescem exageradamente.

Não consegue identificar a idade aproximada do seu gato?

Se após estas breves descrições do estado físico dos gatos nas suas diferentes fases você ainda não conseguir identificar a sua idade, pode sempre contar com a ajuda de um veterinário. Se você acabou de adotar um bichano, independentemente de como o fez, o ideal é marcar uma consulta com um profissional para avaliar diversos aspectos da saúde do seu gatinho.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.