Gato Peterbald

· junho 9, 2018
Trata-se de um felino “pelado”, muito sociável e que tem um bom comportamento com outros animais e com as crianças. Precisa de uma série de cuidados devido à ausência de pelos, mas diferente de outras raças de calvos, pois não precisa de asseio contínuo.

O que você acha de ter um bichinho esbelto, sem pelos, de olhos oblíquos e orelhas grandes e pontiagudas como animal de estimação? Se a descrição lhe parece interessante, talvez o gato Peterbald possa se tornar seu companheiro ideal, já que, além de tudo, ele é muito carinhoso e brincalhão. Trata-se uma das muitas raças sem pelo que o homem criou nos últimos anos.

Um bichinho de San Petersburgo

O gato Peterbald – em português, literalmente, Pedro Careca – tem sua origem na Rússia, mais especificamente na mítica San Petersburgo, a segunda cidade mais populosa do país.

Sua criadora é uma juíza apaixonada por felinos, Olga Mironova, que em 1994 conseguiu um gatinho sem pelos que se diferenciava do então popular Sphynx.

Como buscava maneiras mais rápidas, ela cruzou exemplares de siameses, orientais e de Don Sphynx, hoje conhecida como Donskoy. Assim nasceram os primeiros gatos desta raça tão particular, que logo foi reconhecida pelas principais associações felinas e ganhou adeptos ao redor do mundo.

O gato Peterbald foi criado na Rússia em meados da década de 90 do último século, e faz parte das chamadas raças sem pelo. É um gato elegante e de aspecto oriental, que caracteriza-se por ser muito carinhoso e dependente de seu dono.

Características físicas do gato Peterbald

Esse elegante felino doméstico pode ser absolutamente pelado ou apresentar uma pelagem muito fina e imperceptível, de um a cinco milímetros. Também há exemplares com pelos que passam dos cinco milímetros.

gato peterbald comportamento

Às vezes, acontece de algum exemplar não herdar o gene da calvície e ter o manto normal. Sobre as cores, podem ser de todas as variedades e combinações.

Outras características que descrevem o gato Peterbald são:

  • Tamanho: médio.
  • Peso: entre três e cinco quilos.
  • Corpo: largo e musculoso.
  • Cabeça: triangular e proporcional, de tamanho médio.
  • Olhos: amendoados e medianos, não muito proeminentes e de cor de acordo com o manto.
  • Perfil: reto.
  • Focinho: fino.
  • Nariz: reto e comprido.
  • Rabo: comprido e terminado em ponta.
  • Patas: compridas, como a de uma bailarina.

Conheça o caráter do gato Peterbald

Tranquilo, estável, afetuoso e muito sociável são atributos que descrevem com perfeição o caráter do gato Peterbald. É um animal que quer de forma constante ser acariciado e mimado e que, a todo momento, pede a atenção de seu dono. É provável que ele lhe siga por todos os lados.

Doce e amável, mas também ativo e inteligente, esse simpático pelado geralmente mostra interesse pelo que acontece ao seu redor e adora brincar, sobretudo com seu dono.

Estamos falando de um gato ideal para viver dentro de casa, que se adapta sem problemas à presença de outros animais. Além disso, geralmente é muito paciente com as crianças do lar.

gato peterbald cuidados

Mas se o lugar fica sem a presença humana diariamente e por várias horas, o ideal é que esse bichinho tenha a companhia de algum outro felino. Ou, pelo menos, de um cão.

Proteja esse felino do frio e do sol

Além dos cuidados específicos com as raças sem pelo, que devem ficar sempre protegidas do frio e do sol, o gato Peterbald não requer um asseio constante, diferente de outras raças de felinos pelados.

Sua pele, em comparação com a de outros gatinhos pelados, produz muito pouco sebo. Por isso, basta limpá-lo com toalhinhas úmidas. Um veterinário irá lhe indicar as mais apropriadas.

De qualquer forma, se você quiser lhe dar banho, também é possível, sobretudo em épocas de mais calor. Para isso, é conveniente acostumá-lo com a água desde pequeno.

Também, sempre dê a ele uma alimentação de qualidade e de acordo com seu metabolismo, e cumpra com o calendário de vacinação e de desparasitação. Assim, seu bichinho seguramente não terá problemas graves de saúde. Sua expectativa de vida oscila entre 12 e 16 anos.