Gato rebelde e como educá-lo corretamente

Quem se apaixonar por um gato rebelde terá um trabalho difícil pela frente. Então, a principal arma a se utilizar é a paciência.

Os animais de estimação trazem alegria para o lar. Eles são uma excelente companhia e uma fonte inesgotável de amor. Porém, você precisa treiná-los para que se adequem ao cotidiano da família. Dessa forma, a convivência será uma experiência feliz. Como educar um gato rebelde?

Os gatos são animais de estimação que, em geral, exigem pouca atenção. No entanto, entre as poucas preocupações existentes está o treinamento. Por isso, quem se apaixonar por um gato rebelde terá um trabalho difícil pela frente.

Paciência

É a primeira chave para educar um gato rebelde. Mesmo que os gatos sejam animais de estimação, não são fáceis de corrigir. Mudar seu comportamento pode representar um desafio.

Talvez o dono precise tentar várias técnicas, mas nunca deve ter medo de falhar. Com amor e paciência, você pode fazer do seu gato o melhor animal de estimação.

A caixa de areia

Um dos principais problemas no treinamento do gato é fazê-lo se habituar com a caixa de areia. Existem vários conselhos para ajudar seu animal a conseguir isso, falaremos sobre eles a seguir.

Gato sentado na caixa de areia

O lugar apropriado

A localização da caixa de areia pode ajudar para que o gato use-a adequadamente.

  • É preferível que a caixa de areia esteja em um lugar calmo, onde não há ruídos altos ou muita atividade ao redor.
  • O local deve ser de fácil acesso para o gato. Se o gato for mais velho ou tiver alguma dificuldade, o dono precisa se certificar de que ele conseguirá acessar o local.
  • A caixa de areia deve estar longe da área onde o gato come. Essa proximidade pode ser desagradável. 

Hora de evacuar

Levar o gato até a caixa de areia em momentos específicos do dia faz com que ele adquira um hábito.

  • Pode ser feito após acordar. Pode ser que, naquele momento, ele esteja com vontade.
  • Outro momento apropriado é depois de comer.

Banheiro

É importante que a caixa de areia esteja limpa ou o gato não vai querer usá-la.

  • Remova os dejetos todos os dias.
  • Faça uma limpeza geral uma vez por semana. Isso inclui remover toda a areia. Lave a caixa com um detergente de odor suave e remova os resíduos. Seque bem e depois coloque a areia de volta.

Escolha bem

Nos mercados, há uma grande variedade de areias para gatos. A ideia é escolher uma que o gato se sinta cômodo.

  • Mude a areia de pouco em pouco. O ideal é ir trocando devagar até que a areia anterior tenha saído por completo. Fazer isso de uma vez pode gerar rejeição do gato.

Gato rebelde e seu vício de morder

Os gatos mordem quando ficam assustados ou quando se sentem ameaçados. Além disso, mordidas e arranhões são uma maneira de se expressar. Se o gato não gosta de uma carícia, por exemplo, não tem outra maneira de expressar o desgosto. Para corrigir esse comportamento, seguem algumas dicas sobre como educar um gato rebelde que morde muito:

Brincando

Brincar pode funcionar como treinamento. Quando o gato começa a morder, é nesse momento que a atividade deve ser interrompida. Como os felinos adoram brincar, ficarão desapontados por você ter parado e provavelmente deixarão de morder.

Toda vez que ele morder ou arranhar, ignore-o completamente. É uma boa maneira de corrigi-lo.

Fazer com que o brinquedo seja uma presa

Os gatos caçam instintivamente, de uma maneira que é natural para eles. Para que você possa desenvolver o comportamento do gato de forma natural, é recomendável ter um brinquedo que simule uma presa. Na medida em que ele se acostumar a morder seu brinquedo, deixará de fazer isso com os humanos.

Arranhando os móveis

Manter os móveis da casa em boas condições pode ser um desafio para os donos de gatos. Todos costumam arranhar para marcar seu território, fazem isso instintivamente. Para evitar que isso aconteça, várias técnicas de como educar um gato rebelde podem ser utilizadas.

Gato arranhando sofá

Arranhadores

Os arranhadores para gatos rebeldes são estruturas que servem para que possam arranhar à vontade. Eles podem ser feitos com papelão, corda ou madeira. São ideais para que o gato tenha um espaço para arranhar, deixando de fazer isso nos móveis.

Lavar os móveis

Os gatos não gostam de certos odores, como os cítricos. Para educar um gato rebelde a se afastar de um móvel, passe um pouco de suco de limão na mobília. Outra fórmula é misturar água, peróxido de hidrogênio (água oxigenada), lavanda e detergente. Por fim, enxágue esta mistura com álcool.

Recomendados para você