Gatos gêmeos existem?

Dois gatos podem ser gêmeos, mas a confirmação dessa condição só pode ser feita por meio de testes de DNA. Infelizmente, o mapeamento genético é uma tarefa complexa e cara.
Gatos gêmeos existem?

Última atualização: 03 Maio, 2021

Sim, é possível existência de gatos gêmeos – irmãos felinos que nascem do mesmo óvulo e espermatozoide. No entanto, até o momento não há estudos genéticos capazes de indicar de forma 100% confiável que dois gatos irmãos são geneticamente idênticos.

Normalmente, as ninhadas dos gatos são múltiplas. Em raras ocasiões nasce um único espécime. Também é comum que cada gato tenha uma cor diferente e raramente nascem dois gatos com a mesma aparência. Então, os gatos gêmeos são uma realidade ou apenas irmãos que se parecem demais?

Os gatos gêmeos são comuns?

Como não existem dados confiáveis sobre a existência de felinos geneticamente idênticos, não se pode afirmar que existam gatos gêmeos. Por outro lado, o desenvolvimento embrionário ou a embriogênese é semelhante à de qualquer outro mamífero superior, de modo que não se pode negar categoricamente que eles não existam.

O tipo de ovulação em gatos é definido como ovulação induzida. Isso significa que quando uma gata entra no cio, ela só produzirá ovos quando copular. A relação sexual faz com que os níveis de um hormônio – chamado hormônio luteinizante – aumentem, fazendo com que o óvulo seja liberado.

Por isso, cada cópula dará origem a um único gato. Durante todo o cio, a gata copula com mais de um macho, logo cada bebê costuma ter uma cor diferente, pois o pai não é o mesmo. Quando dois gatos parecem gêmeos, provavelmente é porque têm o mesmo pai, algo raro em gatos selvagens.

Além da análise genética como a única maneira confiável de determinar se dois indivíduos são gêmeos, outra opção é testemunhar o parto completo de uma gata. Como você pode imaginar, isso não é possível em muitos casos.

 

Dois gatos brancos peludos

O parto de uma gata

Durante a gestação, os filhotes ficam posicionados ao longo dos dois cornos uterinos, um atrás do outro. A separação entre eles consiste em 2 membranas resistentes, dentro das quais está a placenta. Isso significa que cada gato nascerá dentro de um pequeno saco de tecido, junto com sua placenta.

No caso de uma gestação de gêmeos, o esperado seria que os dois gatos gêmeos estivessem no mesmo saco e compartilhassem uma placenta. No entanto, essa situação é bastante delicada e perigosa para o nascituro.

O mais normal, como acontece em outros mamíferos, é que o óvulo se separe definitivamente em dois após vários dias de desenvolvimento e cada gato tenha seu próprio saco e placenta.

Uma vez conhecida essa informação, confirma-se que a única forma de saber se dois gatos são realmente idênticos é através de uma análise genética. Por outro lado, embora ambos os felinos sejam aparentemente iguais, há também  a questão do sexo. Um macho e uma fêmea, mesmo que pareçam idênticos, nunca serão. Para que sejam gêmeos, os gatos devem ser do mesmo sexo.

Como diferenciar o sexo dos gatinhos?

É possível saber o sexo dos filhotes assim que eles nascem. Porém, após alguns dias, esse aspecto pode ser observado mais facilmente. Além disso, nas primeiras horas é melhor deixar os gatos recém-nascidos serem limpos pela mãe e permitir que comecem a tomar colostro.

A característica que deve ser observada para identificar o sexo de um gato é a distância entre o ânus e o genital. Essa é a distância que existe entre o ânus e a uretra. Nos machos, a uretra é facilmente identificável porque coincide com o pênis. Pelo contrário, nas fêmeas será necessário observar o final da abertura genital.

A distância entre o ânus e o genital nos machos é mais que o dobro quando comparada com a mesma distância nas fêmeas. Isso acontece porque entre a uretra e o ânus estão os testículos – ou seja, o saco que irá contê-los quando o gato crescer. Como já dissemos, para que dois gatos sejam gêmeos, eles devem ter o mesmo sexo.

 

Gatos pretos que parecem gêmeos.

Apesar de que sem testes genéticos não é possível saber se dois gatos são gêmeos, esse dado também não é relevante. Muitas vezes dois felinos são tão parecidos que se poderia dizer que eles são gêmeos, pelo menos fisicamente, embora a ciência não possa confirmar isso.

Pode interessar a você...
O desmame dos gatos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O desmame dos gatos

Os gatinhos necessitam também, assim como outras espécies, se alimentar com o leite provido pela sua mãe durante um certo tempo para se desenvolverem bem.



  • Borschberg, P. (2012). The Singapore Straits in the Latter Middle Ages and Early Modern Period (c. 13th to 17th Centuries) Facts, Fancy and Historiographical Challenges. Journal of Asian History, 46(2), 193-224.
  • Rand, J. S., Bobbermien, L. M., Hendrikz, J. K., & Copland, M. (1997). Over representation of Burmese cats with diabetes mellitus. Australian veterinary journal, 75(6), 402-405.