5 curiosidades sobre mamíferos

Não importa o quanto esse grupo de animais seja pesquisado, sempre haverá novidades e surpresas para aprender sobre os mamíferos da Terra.
5 curiosidades sobre mamíferos

Última atualização: 11 Abril, 2021

Embora este grupo de animais a que pertence o homem seja bastante conhecido, ainda existem curiosidades sobre os mamíferos que podem nos surpreender. Essa classe de seres vivos apareceu na Terra há cerca de 205 milhões de anos, então por um longo período de tempo nossos ancestrais conviveram até com os dinossauros.

Um mamífero é um animal que se caracteriza por ter o corpo coberto de pelos, ter sangue quente, possuir glândulas mamárias que produzem leite e carregar seus filhotes dentro do corpo durante o desenvolvimento. Estima-se que existam quase 5500 espécies de mamíferos descritas hoje, a maioria delas placentárias.

Esses dados são de conhecimento comum. Então, o que há para descobrir sobre esses animais? Aqui estão alguns aspectos dos mamíferos que podem ser curiosos e pouco conhecidos do público em geral. Não perca!

1. Um mamífero é o maior animal do planeta Terra

Os dinossauros são conhecidos por terem sido os maiores animais que já povoaram a Terra. Isso porque eles precisavam de uma altura maior para sobreviver em uma atmosfera muito rica em oxigênio. Desde então, os seres vivos vêm reduzindo seu tamanho, até chegar às dimensões que hoje conhecemos.

Atualmente, o maior animal do mundo é a baleia-azul (Balaenoptera musculus), um mamífero marinho. Ela pode medir entre 24 e 27 metros de comprimento e pesar entre 100 e 120 toneladas. Na verdade, apenas a língua de uma baleia-azul tem o mesmo peso de um elefante-africano.

Curiosidades sobre os mamíferos: a baleia-azul

2. O pescoço comprido da girafa: outra curiosidade sobre os mamíferos

Não há dúvida de que o pescoço da girafa é o mais longo entre os mamíferos. Para além do aspecto curioso que dá a esse animal, seu pescoço incomum envolve algumas complicações no que se refere à ingerir líquidos e se relacionar com o ambiente, mas tem um sentido evolutivo: é uma grande arma ofensiva para decidir quem está mais apto para copular.

Além disso, o fato mais curioso sobre o pescoço das girafas é que ele possui apenas 7 vértebras —as vértebras cervicais—, assim como o ser humano e outros mamíferos. A diferença é que essas vértebras são, na verdade, alongadas, o que faz com que esses animais tenham um pescoço anormalmente longo.

Curiosidades sobre os mamíferos: o pescoço das girafas.

3. Animais que estão sempre acordados

Entre os mamíferos existe um grupo de animais que fica sempre acordado. Isso significa que eles não dormem? Errado! Acontece que eles têm uma estratégia peculiar para dormir e estar constantemente alertas.

Por mais surpreendente que pareça, estamos falando dos golfinhos. Esses mamíferos marinhos têm a capacidade de relaxar um hemisfério cerebral enquanto o outro continua em atividade. Assim, quando o hemisfério direito de um golfinho descansa, seu olho esquerdo permanecerá fechado e vice-versa.

No entanto, surge uma pergunta: como os golfinhos sabem o que é sonho e o que é realidade? Segundo os cientistas, os golfinhos não devem sonhar, pois diferenciar o que é fantasia ou pesadelo do que acontece no mundo real pode ser muito complicado.

Uma das curiosidades dos mamíferos é que os golfinhos nunca dormem completamente.

4. Outras curiosidades sobre os mamíferos: vida sexual ativa

Em geral, os mamíferos são animais muito ativos sexualmente. Muitas das espécies têm épocas específicas do ano em que copulam, mas outras o fazem ao longo do ano todo.

Os bonobos, por exemplo, usam a sexualidade e o próprio ato sexual como forma de comunicação e para evitar conflitos, de modo que a questão reprodutiva fica em segundo plano. Por outro lado, os golfinhos também copulam em busca do prazer sexual – e não apenas como estratégia para ter filhos.

Outros machos de algumas espécies, como o leão, são capazes de copular mais de 100 vezes por dia com uma única fêmea para garantir a descendência. Dessa forma, a probabilidade de muitos óvulos serem fertilizados em um curto período de tempo é maior.

Um grupo de bonobos.

5. Os ursos-polares não são brancos

É fácil encontrar informações sobre o urso-polar e suas características para suportar o frio. Por esse motivo, muitas pessoas sabem que esses animais têm pele negra, embora o pelo seja esbranquiçado. No entanto, você ficará surpreso ao saber que o pelo do urso-polar não é branco.

As fibras capilares dos cabelos desse ursídeo são transparentes, ou seja, não têm cor. A aparência branca é uma ilusão causada pela luz. Esse tipo de pelo oco permite que o ar se aloje e aqueça, criando uma camada de ar quente que ajuda o urso a manter sua temperatura.

Uma das curiosidades dos mamíferos é que os ursos polares não são brancos.

Embora não seja o grupo mais diverso em espécies que existe, os diferentes mamíferos apresentam adaptações tão peculiares que nunca deixarão de surpreender quem deseja conhecê-los um pouco mais.

Pode interessar a você...
A pílula anticoncepcional em anfíbios, um efeito devastador
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
A pílula anticoncepcional em anfíbios, um efeito devastador

O efeito devastador da pílula anticoncepcional em anfíbios é amplamente desconhecido Vamos explicar a que isso se deve e qual o impacto.



  • Undefined. 2018. Balaenoptera musculus (errata version published in 2019). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T2477A156923585.
  • Mukhametov, L. M. (1987). Unihemispheric slow-wave sleep in the Amazonian dolphin, Inia geoffrensis. Neuroscience letters, 79(1-2), 128-132.
  • Solounias, N. (1999). The remarkable anatomy of the giraffe’s neck. Journal of Zoology, 247(2), 257-268.