4 animais que habitam o Ártico

Entre os animais que habitam o Ártico, há quatro que são conhecidos por todos e que estão sofrendo com as consequências da ação humana.
4 animais que habitam o Ártico

Última atualização: 05 agosto, 2020

O Ártico é um desses lugares onde não imaginamos encontrar vida, mas, na verdade, existem espécies que se adaptaram de tal forma a essas condições climáticas que elas sofrem quando há um aumento na temperatura. Confira, a seguir, alguns dos animais que habitam o Ártico, cada um mais impressionante do que o outro:

Animais que habitam o Ártico

O urso polar

Não poderíamos começar com outro animal que não fosse o incrível urso polar (foto que abre este artigo). Possivelmente, ele é o representante mais famoso do Ártico e um dos que mais estão sofrendo com a ação humana.

É o maior urso do mundo e um dos maiores carnívoros do planetaPode chegar aos 700 kg e atingir 2,5 metros de comprimento. Com certeza, não é um animal que você gostaria de encontrar de surpresa…

Embora sua cor característica seja o branco do seu pelo, sua pele é totalmente preta, pois essa é a cor que melhor retém o calor fornecido pela luz solar.

A morsa

São poucas as pessoas que conseguiram ver esses animais espetaculares em liberdade, já que eles adoram as áreas mais remotas e tranquilas para descansar e procriar.

Sua característica mais marcante são as enormes presas de até um metro de comprimento, e é difícil confundi-los com outras espécies porque as fêmeas também têm presas, embora um pouco menores.

animais que habitam o Ártico

Suas presas são impressionantes, mas se você tiver a oportunidade de ver uma morsa a poucos metros de distância, o que vai te deixar de boca aberta é o seu tamanho. Elas podem atingir 3,6 metros de comprimento.

Sim, você leu corretamente! Além disso, podem pesar até 1.700 kg. Assim, não é de admirar que a maior causa de morte para as morsas recém-nascidas seja o esmagamento…

As morsas se alimentam de camarões, caranguejos, moluscos, crustáceos e outros pequenos animais. Seu apetite é insaciável, pois podem consumir entre 3% e 6% do seu peso em alimentos todos os dias. Se você fizer as contas, a alimentação diária desse extraordinário animal certamente pesa mais do que você…

A raposa do ártico

Outro exemplo incrível da adaptabilidade dos animais que habitam o Ártico é essa raposa. Ela tem uma pelagem que não apenas permite suportar as baixas temperaturas, como também a torna quase invisível, de modo que ela pode se aproximar das presas sem chamar a atenção. Você consegue imaginar uma raposa vermelha tentando caçar na neve?

animais que habitam o Ártico

Embora seja um animal totalmente oportunista, sua fonte favorita de alimento são os pequenos mamíferos que habitam a região, embora existam em menor número e sejam mais esquivos do que os encontrados em terra firme.

Sua presa mais comum é o lemingue, embora onde quer que você veja uma baleia encalhada ou os restos de uma foca caçada por um urso polar, aparecerá uma raposa do ártico para pegar as sobras.

Como peculiaridade, suas orelhas são menores do que as das outras raposas para minimizar a perda de calor. Essa raposa é tão bem adaptada ao frio que é capaz de sobreviver a temperaturas de -50° C.

A foca-harpa

Entre os animais que habitam o Ártico, um dos mais filmados é a foca-harpa, uma das focas mais adoráveis ​​do planeta, principalmente enquanto são filhotes, e uma das mais fortes e resistentes diante das baixas temperaturas.

animais que habitam o Ártico

Já faz décadas que a caça às focas é objeto de debate no mundo todo, e todos nos lembramos das imagens desagradáveis ​​dessa caça. Esse animal é um sobrevivente e um ícone do Ártico, apesar do fato de que ano após ano milhares de filhotes são mortos para a obtenção da sua preciosa pele.

Esses animais passam a maior parte da vida procurando grandes blocos de gelo para descansar e geralmente retornam às mesmas áreas de procriação todos os anos, embora seu habitat esteja encolhendo de forma preocupante e seja cada vez mais difícil que elas encontrem locais para isso.

Durante o primeiro ano, elas mantêm uma bela pelagem branca que vai protegê-las até que obtenham a quantidade de que precisam de gordura sob a pele. Após o primeiro ano, elas passam a ter uma coloração acinzentada com manchas, embora haja muitas diferenças entre os espécimes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Morsapedia. Morsas enciclopedia especializada.

  • morsapedia.com/anatomia-morsas/
  • Las focas arpa del Atlántico Norte se encuentran en la cuerda floja. ABC. 2012.

  • abc.es/20120105/natural-biodiversidad/abci-focas-artico-calentamiento-201201051038.html
  • National Geographic. Zorro polar. 2018.

  • nationalgeographic.es/animales/zorro-polar

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.