Raças de cães que se adaptam melhor ao frio

janeiro 18, 2020
Se você vive em um clima frio, é normal que prefira adotar uma das raças de cães que se adaptam melhor ao frio para evitar problemas de saúde.

As baixas temperaturas podem causar inúmeras doenças e complicações na saúde dos nossos animais de estimação. Portanto, para quem vive em regiões com invernos rigorosos, o ideal é adotar cães que se adaptam melhor ao frio.

Na prática, esses animais também precisarão receber cuidados básicos durante o inverno para preservar a sua saúde. No entanto, seu organismo é adaptado às regiões frias, demonstrando uma maior resistência às adversidades desse tipo de clima.

A seguir, mostraremos quais são as raças de cães que melhor se adaptam ao clima frio.

As 12 raças de cães que se adaptam melhor ao frio 

1. Husky siberiano

Originário da fascinante e fria Sibéria, husky siberiano está perfeitamente adaptado aos duros invernos russos. Além da beleza admirável, esses cães se destacam por sua notável força e resistência física, pois historicamente foram treinados para puxar trenós.

As 12 raças de cães que resistem melhor ao frio 

2. Malamute-do-alasca

Parecido com o husky siberiano, o malamute-do-alasca também é um dos cães que melhor suportam o frio. Com origem no Alasca, esses cães são admirados por sua predisposição ao trabalho e resistência. Eles são considerados os cães de trenó mais fortes do mundo.

3. Mastim tibetano

Este lindo cão gigante nativo do Tibete está entre as raças mais antigas do mundo. Pouco se sabe sobre a sua antiguidade, já que a raça foi criada isoladamente pelos ex-pastores do Himalaia. No entanto, o mastim tibetano já aparecia nos escritos do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C).

Cães que resistem melhor ao frio: mastim tibetano

4. Pastor Húngaro

O Pastor Húngaro, ou Kuvasz, é um cão boiadeiro originário da Hungria, conhecido por sua abundante pelagem toda branca ou creme. Também é uma raça antiga, e acredita-se que ela já habitava o território húngaro durante o domínio dos hunos. Provavelmente, eles descendem de cães da Ásia ou da Turquia.

Pastor Húngaro

5. Boiadeiro de Berna

O boiadeiro de Berna é originário da Suíça e também está entre os cães que melhor suportam o frio. Originalmente, esses animais com pelo tricolor foram treinados como guardiões do gado e da terra. No entanto, eles ganharam uma enorme popularidade como cães de companhia.

Cães que resistem melhor ao frio: boiadeiro de Berna

6. São Bernardo

Os cães são bernardo se tornaram estrelas do cinema após o sucesso de bilheteria dos filmes Beethoven. No entanto, a raça já era amplamente admirada e reconhecida por seu desempenho como cão de resgate, salvando muitas vidas nas avalanches dos Alpes suíços e italianos.

São Bernardo

7. Terra Nova

Os cães Terra Nova do Canadá são considerados os “gigantes gentis” do mundo canino. Apesar da sua postura imponente, esses animais revelam um temperamento equilibrado e leve, e são especialmente pacientes e protetores com as crianças. Eles se adaptam ao clima frio, amam a água e são bons nadadores.

Terra Nova

8. Samoieda

Esses cães russos com pelo branco macio podem parecer bichos de pelúcia, mas se destacam por sua grande força e resistência física. Originários da Sibéria, estão perfeitamente adaptados ao frio extremo e são excelentes companheiros: são enérgicos e precisam exercitar o corpo e a mente diariamente.

Samoieda

9. Chow chow

O chow chow é, provavelmente, um dos cães chineses mais famosos e populares do mundo. Apesar da sua aparência adorável, esses cães são donos de uma personalidade forte e precisam ser educados e socializados desde filhotes para aprender a viver positivamente com outros animais e pessoas desconhecidas.

Cães que resistem melhor ao frio: chow chow

10. Akita Inu

O Akita Inu é um cão de origem japonesa que ganhou popularidade em todo o mundo depois da história de Hachiko. No Japão, esses cães são considerados um tesouro nacional e são reverenciados como um símbolo de boa sorte, saúde e lealdade. Seu corpo está perfeitamente adaptado às baixas temperaturas.

Akita Inu

11. Shiba Inu

Também de origem japonesa, o Shiba Inu pode ser semelhante ao Akita, mesmo que seja menor e tenha um focinho mais fino. No entanto, ele tem a mesma resistência física e adaptação ao frio, além de um temperamento um pouco tímido e muito vigilante.

Shiba Inu

Com seus donos, os Shiba Inu tendem a ser extremamente leais, mas precisam ser socializados desde filhotes para interagir positivamente com estranhos.

12. Pastor Alemão

Pastor Alemão

Embora não seja nativo de regiões de clima tão extremo quanto as outras raças, o pastor alemão também é um dos cães que melhor se adaptam ao frio. Devido à sua inteligência e versatilidade, tornaram-se cães capazes de se ajustar a diferentes tarefas e ambientes.