Curiosidades do Husky Siberiano

· janeiro 6, 2019

Ligada aos lobos, o husky é uma raça de cão de trabalho que se destacou por sua resistência a temperaturas extremamente baixas. No entanto, embora venham de regiões frias, pode também se adaptar às áreas de clima quente.

O husky sempre foi um dos cães mais bonitos e um dos que mais chama nossa atenção. Muitas pessoas o confundem com o lobo quando o veem pela primeira vez.

No entanto, pouco a pouco, ele se tornou uma das raças mais escolhidas como animal de estimação. Dessa forma, hoje temos muitas informações sobre ele.

Neste artigo, falaremos sobre algumas curiosidades a respeito desta raça.

O que você sabe sobre o husky?

Este cão da Sibéria era usado como animal de trabalho em temperaturas extremas. Por isso, muitos acreditavam que ele não podia se adaptar a outros tipos de climas.

No entanto, ele mostrou que é capaz de viver em qualquer clima e lugar.

Foi criado por uma tribo

Os membros da tribo Chukchi foram os primeiros a criar essa raça no Alasca, na época da febre do ouro.

Esses esquimós o tinham como cão de companhia, como cão de trabalho e de guarda. Dessa forma, os huskies cuidavam das renas e puxavam os trenós.

Parece que seu nome tem raízes no nome da tribo que o criou, já que, em muitas áreas, é conhecido como cão chukchi.

É um dos mais parecidos com o lobo

Embora não se possa afirmar isto com certeza, parece que a grande semelhança que compartilha com os lobos vem da união entre duas raças distantes e em distintas épocas.

Alguns lobos sofreram uma evolução impressionante, que os fez parecer muito mais com um cachorro do que com um lobo. Assim, entende-se que talvez isto seja uma consequência do convívio com o humano.

Parece que um cruzamento entre um desses espécimes e um lobo mais selvagem deu origem a esta raça fascinante que continua a surpreender muitos.

No entanto, outros acreditam que ele surgiu do cruzamento entre um spitz e um lobo.

curiosidades do husky siberiano

É muito colorido

À primeira vista, pode parecer que só tem duas cores e, claro, os olhos azuis tão claros que parecem brancos. No entanto, se olharmos de perto, veremos outros detalhes interessantes.

Por exemplo, sua trufa, ou a cor dela, está relacionada à cor do seu manto. Ou seja, se o cão é de cor de cobre, a trufa será marrom, enquanto que, se ele for cinza ou canela, ela será preta. Além disso, a trufa será avermelhada em cães puramente brancos.

Qualquer cor é aceita nesta raça, desde que suas características físicas sejam bem definidas e estejam nos padrões conhecidos.

Não é um cão para donos despreparados

Muitos que querem adotar um cachorro pela primeira vez valorizam a aparência e a beleza do animal, mas o husky não é um animal de estimação adequado, neste caso.

Tenha em mente que sua natureza desafiadora deve ser controlada e que não é para novatos.

Não queremos dizer que ele não é adequado como animal de companhia. Pelo contrário, é excelente!

No entanto, para isso, tem que passar por um processo de aprendizado e socialização que somente os mais experientes com animais de estimação poderão realizar.

Eles adoram fugir

É algo que carregam em seus genes. Costumavam correr em trenós, ou atrás de ovelhas que escapavam do rebanho. Além disso, estão acostumados a viver em florestas e a entrar em lugares inóspitos.

Essa habilidade vai fazer com que queiram fugir de casa, saltar cercas, abrir portas ou qualquer outra coisa necessária para fugir.

curiosidades sobre o husky siberiano

Há uma estátua deste cachorro em Nova York

Você se lembra do filme Balto? Bom, foi uma história verídica de uma equipe corajosa de cães capitaneados por este husky.

Ele levou medicamentos para o Alasca sob as intempéries para ajudar a conter um surto de difteria, em 1925.

Em homenagem a essa conquista, uma estátua de bronze representando Balto está localizada no pulmão da cidade mais famosa do mundo, no Central Park.

O husky é um cão fascinante e, como você pode perceber, mais misterioso do que pensávamos. Se você já teve animais de estimação antes e pensa em ter um novamente, esta raça é ideal.

No entanto, se você nunca teve um animal de estimação, pense bem e prepare-se antes de adotar um husky.