Características do griffon de caça tcheco

agosto 27, 2019
O griffon de caça tcheco é um cão originário da Boêmia, uma região que atualmente corresponde à República Tcheca. É um cachorro à prova de qualquer terreno, ideal para longas caminhadas e ambientes de florestas.

O griffon de caça tcheco também é conhecido como Cesky Fousek ou grifo de caça tcheco. Esta é uma raça de cães leais e amigáveis ​​que receberam o apelido de ‘cães de caça supremos’. Assim, o griffon de caça tcheco é uma raça muito apreciada.

Ele é originário do antigo principado da Boêmia, na atual República Tcheca, embora a maioria das pessoas ache que esta é uma raça francesa. Referências aos cães de caça boêmios, geralmente entendidos como ancestrais do Fousek, podem ser encontradas em documentos datados do século XIV.

A agitação política do início do século XX foi particularmente violenta na Europa Oriental. Para o Cesky Fousek, isso foi quase fatal. Conforme a guerra foi se desenrolando em toda a região, a reprodução desta raça ficou paralisada.

No final da guerra, em 1918, o Império Austro-Húngaro havia deixado de existir e uma nova nação, a Tchecoslováquia, havia sido proclamada. Mas o Fousek estava quase extinto.

Há poucos exemplares desta raça atualmente, mas ela é adorada pelas suas excelentes qualidades. Sua fidelidade e versatilidade fazem com que ela seja ainda mais digna de ser amada.

Esta raça se tornou imensamente popular na França: as pessoas amavam o focinho deste cachorro e a sua característica de ser um caçador muito cauteloso.

Em 1887, o griffon de caça tcheco era considerado uma raça padrão e estável. No ano seguinte, na Inglaterra, foram organizadas aulas presenciais para o cachorro.

Era inevitável que essa raça adorável se tornasse popular. No entanto, a sua popularidade diminuiu durante a Segunda Guerra Mundial. Felizmente para os donos de animais de estimação e caçadores, a demanda pelo griffon de caça tcheco foi recuperada imediatamente após a guerra.

Conheça o griffon de caça tcheco

Características do griffon de caça tcheco

O traço mais característico do griffon de caça tcheco, sem dúvida, é o seu cavanhaque. 

Seu corpo é ligeiramente grande e não muito alto, e ele pode se adaptar a quase qualquer tipo de terreno. Sua força e resistência são as suas características mais marcantes.

Sua pelagem áspera, porém nunca encaracolada, foi criada para trabalhar em qualquer terreno. Geralmente tem uma camada externa em cinza médio, longa e reta, com manchas marrons.

Por outro lado, a camada interna é espessa, macia e fina. Isso oferece proteção em lugares pantanosos e até protege do frio. Esta raça se movimenta de forma muito rápida e eficiente.

Personalidade e temperamento

O griffon de caça tcheco éum animal versátil que é amigável como animal de estimação e feroz como cão de caça.

Como animal de estimação da família, ele é extremamente leal, amigável, sempre disposto a agradar, divertido e amável. Ele também se comporta bem com outros animais de estimação, cachorros e até mesmo pessoas desconhecidas.

O griffon de caça tcheco também tem várias habilidades que fazem com que ele seja muito popular. É um bom cão de campo, especialista em recuperar e apontar, já que tem excelentes qualidades para a caça em florestas e pântanos.

Além disso, segue as instruções do caçador mas, ao mesmo tempo, age de forma independente.

Griffon de caça tcheco na neve

Este cachorro também caça ratazanas e camundongos em casa. Vale a pena destacar que o griffon de caça tcheco precisa de um treinamento firme e não é adequado para morar em ambientes limitados, já que ele precisa de espaços amplos e de muito exercício.

Cuidados e saúde do griffon de caça tcheco

Esta raça adora todos os tipos de exercícios, como correr e brincar. O griffon de caça tcheco precisa de uma rotina diária de exercícios para gastar energia.

Para evitar problemas nos ouvidos, as orelhas do griffon de caça tcheco devem ser mantidas limpas. Para preservar a sua saúde, os pelos da região do canal auditivo devem ser cortados regularmente.

Você deve escovar o pelo do griffon de caça tcheco uma vez ou até duas vezes por semana. Além disso, é essencial remover os pelos mortos pelo menos duas vezes ao ano.

Esta raça pode viver ao ar livre, desde que tenha um abrigo aquecido. Em geral, esse cão tem uma expectativa de vida de 12 a 14 anos, e raramente sofre de qualquer doença grave.

No entanto, ele pode ter pequenos problemas de saúde, tais como displasia da anca canina, otite externa, ectrópio e entrópio. Para identificar esses problemas em um estágio inicial, o veterinário pode recomendar exames do quadril e dos olhos do cachorro.

  • Shaffer, L. G., Ramirez, C. J., Sundin, K., Connell, L. B., & Ballif, B. C. (2016). Genetic screening and mutation identification in a rare canine breed, the ceský fousek. Veterinary Record Case Reports4(2), e000346.
  • Moravčíková, N., Kasarda, R., Kukučková, V., & Trakovická, A. (2016). The canine melanophilin gene polymorphisms in Slovakian Rough-haired Pointer. Acta Fytotechnica et Zootechnica19(5).
  • Beccaglia, M., Ronchese, M., Grieco, V., Parma, P., & Luvoni, G. C. (2012). XX/XY chimaerism/mosaicism in a phenotypically female Wirehaired Pointing Griffon dog. In International Symposium on Canine and Feline Reproduction.