Griffon de pelo duro Korthals

· maio 27, 2018

O Griffon de pelo duro Korthals é um cão de aponte de origem francesa. De tamanho médio e personalidade afável, sempre esteve ligado ao mundo da caça maior, embora seja também um excelente animal de companhia. Neste artigo nós desvendaremos alguns aspectos sobre a origem da raça, sua aparência física, personalidade e, também, daremos alguns conselhos.

Origem do Griffon de pelo duro Korthals

O Griffon de pelo duro Korthals pertence ao grupo de Griffons, principalmente os ligados a atividade de caça. Estão cobertos por um manto de pelos duros que lhes confere a semelhança de Grifo, um animal mitológico meio águia e meio leão.

Dentro dos Griffons há três subgrupos: Griffons de aponte, cães de caça e cães de companhia, dentre os quais encontramos o chamado Griffon de Bruxelas.

O Griffon de pelo duro Korthals é uma raça antiga que foi criada durante a primeira década do século 19, por Eduard Karel Korthals, um caçador holandês de quem ele recebe parte de seu nome. Embora os antepassados ​​deste Griffon sejam holandeses, a Federação Internacional Cinológica considera que esta raça é originalmente da França, onde foi desenvolvida e criada.

 

Características físicas da raça

De acordo com o padrão oficial da raça, publicado em maio de 1964, o Griffon de pelo duro Korthals é um cão vigoroso, rústico e de tamanho médio.

Caracteriza-se por ser mais longo do que alto, com um pescoço delgado e sem papada, com um crânio relativamente pequeno e que termina em um focinho retangular. Os olhos de cor âmbar ou castanhos são encimados por grossas sobrancelhas emaranhadas, que os protegem dos arbustos.

Da mesma forma, os bigodes e a barba são bem desenvolvidos, cobrindo a face do animal e dando-lhe uma expressão de firmeza e segurança. Suas orelhas, de tamanho médio, são planas e juntas ao rosto; sua inserção está no nível da linha do olho e o pelo curto que as cobre está misturada com pelos mais longos.

Sua altura em cruz deve ser de entre 55 e 60 centímetros nos machos. Já nas fêmeas, de entre 50 e 55 centímetros. O peso tem que ser proporcional, com um peito amplo, mas não largo, e uma espalda forte.

Em relação ao manto, o padrão da raça é de que deve ser duro e áspero, como pelo de javali, mas nunca encaracolado ou peludo. Sob os pelos duros da camada externa observa-se um pelo fino e apertado, que proporciona proteção adequada contra o frio extremo dos climas continentais.

Quanto aos tons de sua cor, prefere-se o cinza aço com manchas castanhas ou apenas castanho uniforme, mas aceitam-se pelagem branca e castanha e branca e laranja.

 

Personalidade do Griffon de pelo duro Korthals

Como a maioria dos cães de aponte, o Griffon de pelo duro Korthals parece manso, embora às vezes ele possa ser orgulhoso e altivo. É apegado ao seu dono e às vezes pode ser territorial, por isso muitas vezes é dito que ele é leal e protetor. Também adora brincar e é muito afável com as crianças.

 

Cuidado e saúde do Griffon de pelo duro Korthals

Com uma dieta equilibrada e muito exercício, nosso Griffon de pelo duro Korthals será saudável e raramente ficará doente. Os criadores desta raça geralmente recomendam ter um jardim ou um parque próximo, onde eles possam correr e descarregar a energia, uma vez que um apartamento pode não ser muito adequado para eles.

Na cidade, às vezes ele pode ser exposto a doenças de pele, portanto, para evitar qualquer problema, durante o tempo da troca de pelos, você deve eliminar a abundante camada entre pelos com uma escova dura ou um pente.

Em suma, uma escovação semanal, exercícios físicos e nutrição adequada farão com que o seu Griffon de pelo duro Korthals seja saudável e feliz.