Grou comum: características, comportamento e habitat

Essa ave faz suas longas viagens migratórias e forma bandos de 400 indivíduos.
Grou comum: características, comportamento e habitat

Última atualização: 09 março, 2022

De tamanho e porte grande, o grou comum é uma ave migratória que passa sua vida entre a Eurásia e a África, de acordo com a época do ano. Com suas patas e pescoço comprido, tem um voo lindo que vale a pena assistir. Neste texto, vamos lhe contar sobre as características, o comportamento e o habitat dessa espécie.

Grou comum: características

O grou comum pertence à família dos Gruidae e ao gênero dos Grus, e é conhecido por seu grande porte. Pode medir até 1,30 metro de altura e chegar a 2,4 metros de envergadura com suas asas abertas.

Grou comum

A plumagem é cinza na maior parte do corpo, mas apresenta partes mais escuras nas costas e em cima do rabo. Além disso, podemos identificá-lo pelas cores da cabeça, que são de diferentes tons, inclusive vermelho, branco e preto. Isso os diferencia de outras espécies de grous, como é o caso do de pescoço preto e do grou monge.

O aspecto do grou comum é parecido em machos e fêmeas, e só podemos diferenciá-los quanto são jovens. A muda das plumas acontece duas vezes por ano. Durante as seis semanas em que acontece a mudança, o grou comum não consegue voar.

Grou comum: habitat

Essa ave majestosa e de voo tão magnífico vive, de acordo com a época do ano, na Europa, Ásia e norte da África. Especificamente, distribui-se pela Grécia, Romênia, Alemanha, Vietnã, Birmânia, Tailândia, Tunísia e Sudão.

Pode-se dizer que o grou comum é uma grande ave viajante, já que, em um só ano, pode voar milhares de quilômetros e atravessar nada menos do que três continentes. Prefere as florestas de taiga, localizadas a até 2,2 mil metros acima do nível do mar. Nas áreas mais frias da Europa, escolhe pântanos e lagoas para viver.

grou comum habitat

Essa espécie de ave precisa de ambientes tranquilos, com o menor contato possível com seres humanos, para poder se desenvolver corretamente. No entanto, é comum vê-la em campos de cultivo durante o período de migração. Quando mudam as penas e não podem voar, ficam em lugares com muita vegetação para poder se esconder.

Grou comum: comportamento

Trata-se de uma ave gregária, ou seja, que se agrupa ou se associa com outros indivíduos para trabalhar por um objetivo em comum. Durante a viagem migratória, voam em forma de V, e vão trocando de posição a cada certo tempo. Isso evita que os que estão na frente se cansem demais.

Além disso, esse agrupamento não acontece só durante a migração. São formados bandos de até 400 indivíduos quando acontecem as paradas para descanso, ou se encontram um lugar com uma boa quantidade de comida.

O grou comum é onívoro e pode, graças a seu bico, alimentar-se em terra ou água de plantas (raízes, galhos, folhas, frutos, sementes) e de pequenos animais (caranguejos, vermes, anfíbios, insetos, aranhas). Esses últimas são parte da dieta durante a época de reprodução.

Vale a pena destacar que o grou comum é um animal monogâmico que mantém o mesmo par pela vida inteira. Se um dos membros morre, o outro busca um “substituto” na temporada seguinte. A cada primavera, acontece um cortejo muito visível e chamativo que inclui danças, movimentos de asas e lançamento de vegetação ao ar.

Os casais escolhem lugares tranquilos perto da água ou entre plantas para preparar o ninho e, para isso, usam galhos e folhas. O mesmo refúgio pode ser utilizado durante vários anos, caso não seja destruído ou deteriorado.

grou comum comportamento

A colocação dos ovos e a incubação dura um mês. A fêmea é a responsável por essa tarefa, enquanto o macho sai para buscar alimento para os dois.

O primeiro filhote que nasce fica sob responsabilidade do pai, e o segundo da mãe. Passadas nove semanas, eles se tornam independentes. No entanto, ficam perto de seus progenitores até alcançarem a maturidade sexual, que acontece por volta dos três anos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.