Hábitos curiosos do ornitorrinco

· agosto 12, 2018
É um animal cuja morfologia é híbrida entre um pássaro e um roedor, mas é um mamífero - porque amamenta seus filhotes - e ovíparo - porque põe ovos. Está geralmente desorientado, porque seus olhos só podem enxergar para os lados e para cima.

Você conhece o ornitorrinco? Este animal despertou as paixões de muitos e a rejeição de outros. Pode-se dizer que é um daqueles animais que você gosta ou não consegue nem vê-lo.

Ele nos parece muito engraçado e especial; e por esse motivo queríamos que você o conhecesse um pouco mais a fundo. Você gostaria de conhecer os hábitos do ornitorrinco e de saber mais detalhes sobre este animal?

O ornitorrinco, um animal muito especial

Antes de entrar no assunto, queremos falar um pouco sobre as características físicas deste animal. Quando foi descoberto algumas décadas atrás, todos nos sentimos surpresos: alguns para o bem, outros para o mal, mas ninguém ficou indiferente à sua presença.

Não é por menos; porque o ornitorrinco parece um quebra-cabeças estranho, mas que na natureza se encaixa de alguma forma… diferente, não?

Seu corpo é como o de um esquilo, suas pernas e bico como as de um pato e sua cauda igual a de um castor! Você consegue pensar em uma mistura mais original para um animal? Nós não sabemos a sua opinião; mas tenho certeza que você pelo menos acha isso bastante curioso. Ou não?

 ornitorrinco

O que também sabemos é que este pequeno animal se tornou tão especial que até desenhos animados e quadrinhos foram feitos com um personagem ornitorrinco. Agora, é certo que muitos conhecem sua aparência, mas e o seu comportamento? Quais são os hábitos do ornitorrinco? Hoje nós revelaremos todos os seus segredos. Não perca!

Conheça os hábitos do ornitorrinco

Uma das coisas mais peculiares deste animal é que, embora seja terrestre, ele também pode passar algum tempo na água. E bota ovos! Portanto, embora sua aparência seja a de um mamífero por causa de seu corpo de esquilo e sua cauda de castor, pode-se dizer que ele é um “mamífero anfíbio”.

Apesar disso, o leite sai de suas tetas e é com ele que esse animal alimenta seus filhotes, quando eles quebram o ovo. Parece que tudo o que envolve esse animal é, pelo menos, diferente. Vamos ver alguns dos seus hábitos.

Sua higiene pessoal

O ornitorrinco não precisa ser banhado, ele se lava, algo que faz com esmero e que poderíamos dizer que é uma obsessão. Toda vez que ele sai da água, começa a pentear as costas com suas garras, o que pode ser feito graças a uma articulação presente em seus quadris, bem como por sua incrível flexibilidade. Não contente com apenas uma penteada, ele pode passar minutos fazendo a mesma operação.

ornitorrinco

Está perdido o tempo todo

Quando um ornitorrinco vai longe demais na água, ele se perde, já que sua visão não é 180 graus como a nossa, mas só pode ver seus lados e para cima, nunca a sua frente. Quem poderia voltar para casa olhando apenas para o céu? Nós não podemos culpá-lo, coitado!

Tem veneno

Certamente, se você se deparar com esse animal irá querer tocá-lo. Tenha cuidado! Embora seja estranho encontrar veneno em um mamífero, o ornitorrinco o possui. Por que estranharíamos? Nada é o que parece neste animal.

Nas patas traseiras, tem um tipo de esporão no qual o veneno se acumula e que pode se soltar com um único golpe. É um método de defesa contra predadores, uma vez que ele é uma presa atraente para eles.

A incubação

processo de incubação demora cerca de dez dias, durante os quais a fêmea não sai do ninho, exceto para fazer suas necessidades e, sim, para pentear os pelos! Nós já dissemos que isso era uma obsessão.

Gostou de saber mais sobre esse animal? Certamente, quando você se deparar com um novamente, você o verá com outros olhos.