E o homem encontrou o cão, uma obra de Konrad Lorenz

maio 28, 2020
Konrad Lorenz é considerado um dos pais da etologia. Por esse motivo, seu trabalho é indispensável entre os amantes da natureza e do mundo animal.

Uma das principais referências quando se trata de treinamento de cães é o livro E o Homem Encontrou o Cão, um trabalho verdadeiramente esclarecedor. Com ele, seu autor, Konrad Lorenz, conseguiu esclarecer vários aspectos das origens da relação entre humanos e cães, mas com um ponto de vista mais interessante.

Konrad Lorenz era um médico austríaco muito interessado no comportamento animal. Ele é considerado um dos pais da etologia. Se você for um amante dos animais, vai adorar ler Konrad Lorenz, um dos autores que melhor capturou a dinâmica entre os humanos e os cães.

E o homem encontrou o cão

Esse emocionante livro é a continuação das histórias coletadas em Ele falava com os mamíferos, as aves e os peixes, e é dedicado exclusivamente ao animal que é mais capaz de deixar sua marca nos seres humanos: o cachorro. 

Companheiro e ajudante fiel, o cão está entre os homens há séculos, mas a história de como essa união se deu remonta a uma data muito mais distante. No livro, Konrad Lorenz explica as origens dessa bela história que começou quando duas espécies se conheceram e nunca mais se afastaram.

Konrad Lorenz: E o Homem Encontrou o Cão

Tudo começou com o relacionamento entre os nossos ancestrais com os lobos e os chacais, que foi moldado para alcançar todo esse respeito, amor, comunicação e obediência que existe hoje entre o mestre e seu cachorro, tudo com um ponto de vista que vai te surpreender e fazer você se conectar com o livro desde as primeiras páginas.

O autor baseia grande parte do livro nas suas próprias experiências vividas com os animais, e faz isso com uma narrativa de primeira linha.

Nessa obra, portanto, somos confrontados com o requinte técnico de um cientista e a inteligência de um pensador que foi responsável por uma reviravolta nos problemas humanos e sua relação com o meio ambiente.

Por que esse livro deve ser lido?

Às vezes, tomamos como certa muitas das coisas que vivemos diariamente, mas tudo tem seus motivos. A história entre o ser humano e o cachorro passou por fases e momentos curiosos que valem a pena conhecer em detalhes, a fim de estabelecer uma dinâmica positiva tanto para um guardião quanto para um animal de estimação, por exemplo.

Compreender essa evolução no relacionamento entre o ser humano e o cão vai nos fazer entender por que esse maravilhoso relacionamento existe hoje entre essas duas espécies, além de lançar luz sobre as primeiras abordagens entre ambas.

Por outro lado, as reflexões e os conselhos apresentados no livro podem nos ajudar muito a melhorar nosso relacionamento com o nosso animal de estimação para não cair no erro mais comum que é cometido atualmente: humanizar os cães.

Como espécies diferentes que somos, não entendemos as coisas da mesma maneira, por isso é necessário dar espaço ao animal e não mudar radicalmente seus hábitos e costumes.

Konrad Lorenz, um autor que vale a pena conhecer

  • Nasceu em Altenberg, uma cidade austríaca perto de Viena, no ano de 1903. Estudou medicina e filosofia, a primeira a pedido do seu pai.
  • Trabalhou nas aulas de psicologia animal na universidade na capital austríaca entre 1937 e 1940.
  • Desde aquele ano até 1973, trabalhou em diferentes áreas da universidade, sempre relacionadas à psicologia e ao comportamento animal.

Em 1973, ele recebeu um dos prêmios mais importantes da sua vida: o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, enquanto dirigia o Departamento de Sociologia Animal do Instituto Austríaco de Etologia Comparada.

Konrad Lorenz, um autor que vale a pena conhecer

As suas obras mais importantes são: “E o homem encontrou o cão”, “Ele falava com os mamíferos, as aves e os peixes” e “Natural Science of the Human Species: An Introduction to Comparative” (A ciência natural da espécie humana: uma introdução ao comparativo, sem tradução oficial para o português)

Em suma, todos esses livros são mais do que recomendados para aprofundar a relação entre o ser humano e o mundo animal. Sobre o livro E o homem encontrou o cão, é sem dúvida um trabalho básico para entender os métodos de treinamento que estão sendo usados ​​hoje.

Para ajudar a entender o pensamento do cão, Lorenz não se limita apenas a apresentar métodos de treinamento, ele dá um passo mais adiante nesse quesito. Dessa maneira, mergulha em algo que vai além do treinamento: a dinâmica entre o pensamento humano e o animal.

  • Casa del libro. Cuando el hombre encontró al perro. Extraído de: https://www.casadellibro.com/libro-cuando-el-hombre-encontro-al-perro/9788483106570/673709
  • Libros maravillosos. Cuando el hombre encontró al perro. Extraído de: http://www.librosmaravillosos.com/cuandoelhombreencontroalperro/index.html
  • Planeta de libros. Cuando el hombre encontró al perro. Extraído de: https://www.planetadelibros.com/libro-cuando-el-hombre-encontro-al-perro/280634