Ilhas habitadas apenas por animais

Embora o homem tenha tentado estar presente em quase todos os cantos do mundo, existem certos espaços nos quais ele não conseguiu se estabelecer. Esse é o caso das ilhas habitadas apenas por animais, onde a fauna é a principal protagonista.
Ilhas habitadas apenas por animais

Última atualização: 10 Abril, 2021

Ninguém acha estranho encontrar todos os tipos de espécies de seres vivos em cidades ou áreas de uso público. No entanto, existem alguns animais que estranham o contato com o ser humano, especialmente quando decidimos nos aventurar em ilhas habitadas apenas por animais.

A seguir, vamos mostrar uma lista de 6 ilhas diferentes isoladas do contato humano e as espécies que são as únicas proprietárias de seus lares. Sejam endêmicos ou introduzidos, esses animais estão a salvo dos atos humanos.

1. Ilha da Queimada Grande

Mais conhecida como Ilha das Cobras, é uma área de 43 hectares localizada a 30 quilômetros da costa de São Paulo, Brasil. Essa ilha é o lar da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), uma cobra que possui um veneno 5 vezes mais poderoso do que a temível jararaca.

Essa cobra se alimenta de pássaros grandes, pois os pequenos aprenderam a alertar seus semelhantes sobre a presença da predadora. Devido a isso, evolutivamente seu veneno se tornou mais forte. No entanto, a espécie está em perigo crítico de extinção, devido a incêndios florestais produzidos na ilha. O acesso a esse local é proibido pelo governo brasileiro.

Uma víbora amarela.

2. Aoshima

Ao sul do Japão, existe uma ilha dominada por gatos. São apenas 20 pessoas de idade avançada que se sustentam graças ao turismo gerado por esse pequeno espaço, no qual convergem 120 felinos de diferentes raças e cores. Os gatos foram introduzidos na ilha para controlar uma infestação de roedores que afetou a pequena região pesqueira.

Nos 4,4 hectares que compõem a ilha, os gatos se reproduziram em ritmo acelerado após a Segunda Guerra Mundial. Eles são alimentados pelos turistas em pequenas quantidades para que sua saúde não seja prejudicada. Atualmente, o Japão tem mais de 12 ilhas dominadas por gatos, que são conhecidas como nekojimas.

Uma das ilhas habitadas apenas por animais.

3. Big Major Cay

Essa é uma pequena ilha de 90 hectares localizada nas Bahamas. Possui 3 mananciais de água doce, que servem de fonte indispensável para os porcos selvagens que nela habitam. As versões não oficiais afirmam que os porcos chegaram a esse espaço após sobreviver a um naufrágio ou que foram deixados na ilhota para serem comidos depois por alguns marinheiros, mas estes nunca voltaram.

Além de alguns gatos e cabras, essa é uma das ilhas habitadas apenas por animais. Muitos turistas vêm interagir com os curiosos porcos, que se adaptaram facilmente ao estilo de vida praiano. Desde 2017, é proibido alimentar os 20 porcos que habitam a ilha e são protegidos pelo governo das Bahamas.

Uma das ilhas onde vivem apenas animais.

4. Ilha de Malpelo

A ilha está localizada no Oceano Pacífico, a 500 quilômetros da costa colombiana. Essa ilha vulcânica de 35 hectares não tem muita vida selvagem na superfície, além de alguns pássaros, répteis e poucas plantas. Existem algumas espécies endêmicas na ilha, como o lagarto Dactyloa agassizi.

No entanto, nas profundezas das suas águas está escondido um valioso tesouro: um grande número de tubarões-martelo-panã (Sphyrna mokarran), tubarões-baleia (Rhincodon typus) e tubarões da espécie Odontaspis ferox. Eles são afetados pela pesca ilegal de tubarões, então o governo colombiano estabeleceu uma pequena base da Marinha Nacional para defender a área.

A Ilha de Malpelo foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 2006.

Tubarões-martelo no mar.

5. Komodo

É uma ilha bem conhecida, pertencente à Indonésia e lar do popular dragão-de-komodo (Varanus komodoensis), identificado como o maior lagarto do mundo. Essa região tem uma área de 390 quilômetros quadrados e é povoada apenas por algumas tribos indígenas, que não ultrapassam 2000 indivíduos.

Os dragões-de-komodo são a principal atração da ilha e são protegidos por um parque natural, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1991. No entanto, os esforços não foram suficientes e essa espécie de réptil é considerada vulnerável (VU) dentro a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN.

Dragões de Komodo lutando.

6. Ilha Assateague

Essa ilha está localizada nos Estados Unidos, nos territórios dos estados de Maryland e Virgínia. Possui uma área de 60 quilômetros e é uma das ilhas habitadas apenas por animais. Nesse caso, os residentes são cavalos selvagens descendentes de mais de 1000 animais de carga, que foram soltos nesse espaço.

A ilha possui pântanos onde se refrescam os cavalos, que se adaptaram sem maiores problemas ao calor do Atlântico e às tempestades de verão. Existem 2 manadas de cavalos que convergem nessa ilha, que é dividida por uma cerca de metal, servindo de divisão entre os estados.

Alguns cavalos na praia.

Existem vários animais que não se deixaram dominar pela presença do homem e fizeram seus próprios lugares. Além desses casos, também há o dos caranguejos da Ilha Christmas, ou Ilha do Natal, na Austrália ou das iguanas marinhas na Ilha Fernandina, em Galápagos. Se alguma vez você visitar essas paisagens, tente respeitar e cuidar dos espaços das espécies endêmicas.

Pode interessar a você...
A tartaruga gigante das Ilhas Galápagos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
A tartaruga gigante das Ilhas Galápagos

A tartaruga gigante das Ilhas Galápagos é um quelônio incrível, que pode passar horas se alimentando todos os dias. Saiba mais sobre esse animal!



  • Linares, R., & Fandiño, M. C. (2009). Estado del bosque seco tropical e importancia relativa de su flora leñosa, islas de la Vieja Providencia y Santa Catalina, Colombia, Caribe suroccidental. Revista de la Academia Colombiana de Ciencias, 33(126), 1-12.