Logo image
Logo image

Imagens de animais em moedas

4 minutos
A imagem dos animais sempre fascinou os humanos. Não é de se admirar que as moedas contenham representações de alguns exemplares. Conheça algumas moedas que usaram imagens de animais para se tornarem objetos únicos.
Imagens de animais em moedas
Luz Eduviges Thomas-Romero

Escrito e verificado por a bioquímica Luz Eduviges Thomas-Romero

Última atualização: 22 dezembro, 2022

As imagens de animais em moedas causaram fascínio entre os mais curiosos. Seja na forma de insígnias militares ou esportivas, moedas ou totens sagrados, sua imagem representa, acima de tudo, poder.

Incorporar imagens de animais em moedas e outros objetos é uma prática tão antiga quanto as próprias moedas. Isso ocorre em parte porque o ser humano sempre usou o simbolismo para explicar seu mundo e, ao mesmo tempo, enriquecê-lo. Vamos ver mais sobre o assunto abaixo.

Animais em moedas: uma prática antiga que continua

Segundo evidências encontradas por arqueólogos, cavalos e águias eram as espécies favoritas para estampar moedas antigas. Embora seja verdade que, ao longo da história, foram incluídas imagens de outras espécies: elefantes, tartarugas, cabras, peixes, leões e até animais fantásticos, como os unicórnios e os dragões.

1. Leões: os animais mais antigos em moedas

O leão é um símbolo da autoridade real baseado em poder e força, razão pela qual esse animal está incluído nas moedas desde os tempos antigos.

Especificamente, dizem que a sua imagem apareceu nas primeiras moedas da história da humanidade, que foram cunhadas em Lydia, território da atual Turquia. Elas datam de aproximadamente 680 a 560 a.C.

Em moedas mais atuais, a imagem do leão ainda pode ser vista. Curiosamente, o dólar comemorativo do Clube de Leões de 2017 parece ser a primeira moeda nos Estados Unidos a incluir um leão.

2. Cavalos

Some figure
Fonte Wiki Commons – Cópia Yuezhi de uma moeda de Heliocles I com verso de cavalo

Curiosamente, é a imagem do cavalo que mais se destaca nas moedas romanas antigas, seguida pela águia e depois pelo lobo.

Acredita-se que as primeiras moedas a serem cunhadas datam de cerca de 600-550 a.C. Portanto, é incrível ver que ainda existem moedas com imagens de cavalos e outros animais de fazenda. De fato, a imagem do cavalo ainda está presente em várias moedas norte-americanas.

3. Cães

Não é incomum encontrar cães em moedas antigas. Durante muito tempo, esse animal tem sido a representação do guardião, caçador e amigo de confiança do ser humano.

Um exemplo de moedas antigas com imagens de cães inclui uma moeda rara de denominação desconhecida que circulou na Trácia, Madytos (por volta de 350 a.C).

Entre os colecionadores de moedas antigas com a imagem de cães, as belas moedas de Segesta na Sicília aparecem como favoritas.

Em moedas modernas, ainda é possível encontrar a imagem do cão gravada em vários exemplares. Curiosamente, parece que não existe uma moeda nos Estados Unidos que tenha um cachorro gravado.

Some figure
Fonte Reddit – Moeda romana de busto de mulher com verso de cachorro e uma inscrição

4. Lobos

Uma moeda antiga incrivelmente famosa com a imagem de um lobo é a moeda romana comemorativa Bi Nummus (330-340 d.C), que se acredita ter sido emitida durante o reinado de Constantino, o Grande: Constantino I.

A moeda mostra uma loba amamentando Rômulo e Remo, os fundadores míticos de Roma. Por razões mais que óbvias, essa peça é fascinante para os historiadores.

Há também uma grande variedade de lobos em moedas modernas disponíveis. Entretanto, nos Estados Unidos a única moeda que tem um lobo é o dólar de Sacagawea, de 2013.

5. Coala

O coala é outro dos animais que se tornaram parte das moedas dos países da Oceania e, especificamente, da Austrália.

Essas moedas australianas foram emitidas pela primeira vez em 1987  e continuam sendo algumas das únicas moedas de platina ainda a serem emitidas. A frente mostra a rainha da Austrália, Elizabeth II, e o verso apresenta um coala.

6. Urso panda: uma das moedas mais desejadas

A moeda do panda na China foi uma das moedas de animais mais populares do mundo. Foi lançada pela primeira vez em 1982. Ano após ano, o Panda retratado mostra um novo design, exceto em 2002, quando uma repetição da moeda de 2001 foi emitida.

Some figure

7. Animais em moedas: urso-pardo

No caso das moedas da Espanha, podemos apontar para a representação do urso-pardo apoiado a um medronheiro. O urso aparece na face da frente da moeda de 200 pesetas de Juan Carlos I (1992). Devemos lembrar que essa imagem está no escudo heráldico da cidade de Madri.

O urso-pardo era a única espécie de urso que vivia na Península Ibérica. Antigamente habitava toda a península, sendo especialmente abundante nos Montes del Pardo, nos arredores de Madri, onde reis e aristocratas a caçavam.

8. Gato

Todos os anos desde 1988, a Ilha de Man – localizada entre a Inglaterra e a Irlanda – emite uma moeda com a imagem de um gato. Para tornar esse hábito ainda mais curioso: a moeda apresenta uma raça diferente de gato a cada ano.

Como não poderia ser de outra forma, essas moedas são incrivelmente populares entre colecionadores de moedas e entusiastas de gatos.

Em moedas e muitos outros objetos

Os animais são seres fascinantes que não foram gravados apenas em moedas, pois também foram amplamente representados em uma grande variedade de objetos. Hoje, é difícil encontrar um objeto que nunca teve um animal estampado em sua história. 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cooper, J., & Arandjelovic, O. (2019). Understanding Ancient Coin Images. arXiv preprint arXiv:1903.02665.
  • Hendin, D. (2008). Numismatic Expressions of Hasmonean Sovereignty. Israel Numismatic Journal16, 76-91.
  • Case, D. O. (2009). Serial collecting as leisure, and coin collecting in particular. Library Trends57(4), 729-752.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.