Infecção do trato urinário em cães: causas e tratamento
A infecção do trato urinário em cães é mais comum do que pensamos: causa desconforto e dor nos nossos animais de estimação; especialmente nos rins e em outras áreas do trato urinário. Hoje, falaremos sobre as causas, tratamentos e, também, como você pode saber se o seu cão está sofrendo com esta condição.
Causas da infecção do trato urinário em cães
A infecção do trato urinário em cães pode ser causada por vários motivos e; às vezes, pode estar se desenvolvendo sem apresentar sintomas visíveis. É por isso que exames constantes terão um papel muito importante; porque isso poderá determinar se o seu cão tem ou está prestes a tê-la.
As causas mais comuns de infecção do trato urinário em cães são as seguintes:
- Infecções bacterianas
- Doenças endócrinas
- Administração prolongada de medicamentos
- Acúmulo de pedras na uretra
- Infecções fúngicas
- Incontinência do trato urinário
- Traumatismo
- Câncer
- Doença da próstata
- Anormalidade da medula ou outra congênita
Sintomas de infecção do trato urinário em cães
A infecção do trato urinário em cães apresenta uma série de sintomas que podem ajudá-lo a diagnosticar se seu cão sofre com isso; a fim de ir ao veterinário o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado. Mesmo assim, pode ser o caso de alguns espécimes terem infecção assintomática, que não apresentará sinais externos.
Estar atento às mudanças no comportamento ou na personalidade de nosso animal de estimação será um passo essencial para ajudá-lo prontamente. Estes são os sinais mais frequentes de infecção do trato urinário em cães:
- Sangue na urina
- Febre
- Incontinência do trato urinário
- Aumento na quantidade ou frequência de micção
- Lambidas obsessivas em seus genitais
- Forte cheiro de urina
- Esforço ao urinar
- Perda de peso
- Letargia
- Dor ao pressionar a parte inferior das costas
Estes sintomas são um alarme de que algo não está certo no trato urinário do seu cão. Embora o mais comum seja que seja devido a uma infecção; pode haver outro grande problema, por isso não hesite em ir ao veterinário rapidamente.
Tratamento da infecção do trato urinário em cães
O veterinário será quem determinará o tratamento, já que, como vimos no início, essa infecção pode ter causas diferentes; e cada uma delas precisará de um tratamento diferente. A primeira coisa que o veterinário fará é obter uma amostra de urina e analisá-la.
A presença de glóbulos brancos determinará que há uma infecção causada por bactérias ou pedras no trato urinário. Normalmente, este teste é suficiente para diagnosticar a infecção do trato urinário e saber como tratá-la. Se o cão apresenta sintomas muito graves, outros exames poderão determinar a extensão da doença.
O tratamento dependerá do tipo de infecção e do escopo da mesma; mas como regra geral, estes são os mais comuns:
- Antibióticos
- Medicamentos
- Mudanças na dieta
- Aumentar o consumo de água
- Urina alcalinizante ou acidificante
- Fluidoterapia intravenosa
- Cirurgia nos casos mais graves
- Trate a doença subjacente. Ocasionalmente, uma infecção do trato urinário em cães pode ser causada por outra doença e, tratando-a, a infecção desaparecerá.
O que pode ser feito
Mesmo que seu cão já tenha sido diagnosticado com uma infecção e esteja recebendo tratamento médico, você pode ajudar a tornar o processo mais rápido e fácil para ele. Estas são algumas dicas:
Mantenha a limpeza e a higiene
Isso é vital porque, quando há uma infecção, é muito mais fácil para a sujeira afetar o corpo e se tornar um foco de bactérias. E, por outro lado, se o cão sofrer uma infecção e você não mantiver a higiene em casa, pode até contaminar você ou a sua família.
Medicamentos
Lembre-se de dar os medicamentos a tempo, esse será um passo vital no tratamento da infecção do trato urinário em cães. Claro, não dê medicamentos que não tenham sido prescritos pelo veterinário, nem corte o que ele receitou.
Água limpa
Mantenha a água do seu cão limpa e fresca em todos os momentos, e fique de olho se ele beber mais do que o habitual. Se você perceber que ele quase não bebe, pode ajudar com uma seringa. A água é essencial para este tipo de doença, especialmente quando afeta os rins.
Evite apertá-lo
A infecção causará desconforto em várias partes de seu corpo. Então, esse não é o melhor momento para apertá-lo e abraçá-lo. Relaxe, ele sabe que você o ama.
Não se preocupe, uma infecção do trato urinário em cães é comum e raramente apresenta complicações. É fácil colocar essas dicas em prática e com elas você pode fazer muito pelo seu animal de estimação.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.