Ir ao parque com seu cão: dicas para ser um bom dono

· dezembro 8, 2018
Em um lugar cheio de cães, é essencial que o dono e seu animal de estimação respeitem os outros. Para isso, as fezes devem ser coletadas e o animal deve ter sido educado para obedecer às ordens. Também deverá estar vacinado e desparasitado.

Quando vamos ao parque com os nossos cães, às vezes vemos alguns que se comportam mal e não podemos deixar de pensar por que o dono do animal não faz nada. Mas os outros também pensam o mesmo de nós? Quando você vai ao parque com o seu cão, você deve tentar ser um bom dono. Como fazer isso? Não se preocupe, nós daremos algumas dicas.

O que levar em conta quando for ao parque com o seu cão

Antes de mergulhar na aventura de ir ao parque com o seu cão, você deve cumprir vários requisitos que o tornarão um bom dono e que impedirão que muitos pensem mal do seu cão e de você. Estas são as dicas:

Desparasitar seu pet

Seu cão não será o único no parque, então você deve garantir que ele seja corretamente desparasitado para que não infecte os outros. 

Nesse sentido, podemos aplicar a seguinte regra: “não faça aos outros o que você não quer que eles façam a você”.

Além disso, se o seu cão for desparasitado adequadamente, isso servirá como proteção para ele, já que evitará que parasitas de rua grudem em sua pele e pelos.

Recolha suas fezes

Se você passa muito ou pouco tempo com o seu cão no parque, seu animal de estimação pode querer fazer suas necessidades

Independentemente de onde ele as faz, você deverá recolhê-las. Esta não é apenas uma norma de civilidade, mas de bom-senso.

Cachorro no parque

Além do mais, isso o ajudará a manter um bom relacionamento com os outros proprietários, com os quais você terá que ficar enquanto seus cães brincam.

Se o sua cadela estiver no cio, é melhor não ir

Isso não só será uma proteção para a sua cadela se você não quiser ter filhotes, mas também ajudará a manter um bom ambiente no parque.

Você consegue imaginar o que uma cadela no cio poderia causar no meio de um lugar cheio de cães? 

Isso poderia causar brigas entre alguns e, até mesmo, poderiam correr para a rua ou morder alguém que tentasse separá-los.

Seu cão deve te obedecer

Antes de ir para o parque com o seu cão e deixá-lo se relacionar com outros congêneres, você deve se certificar que ele é capaz de atender a alguns comandos básicos, como sentar, ficar parado e vir quando você o chamar.

Embora os cães que costumam ir ao parque, incluindo o seu, tenham bom comportamento, às vezes pode haver mal-entendidos que poderiam ser facilmente resolvidos com uma ordem, desde que o cão a obedeça.

Cachorro recebendo ordem

Não o perca de vista

Não tire os olhos do seu animal de estimação em momento algum. Não importa se você sabe que ele vai se comportar bem ou se já conhece os outros cães.

Mil e uma coisas inesperadas podem acontecer, e é seu dever estar atento a elas. Isso permitirá que você aja rapidamente caso algum problema ocorra e, até mesmo o pegue, se necessário, para evitar que ele seja atacado.

Carregue tudo o que você precisa

Lembre-se de que, mesmo que o parque esteja cercado, a coleira do seu cão deve sempre acompanhá-lo, porque você pode precisar dela em caso de confronto.

Por outro lado, sacos para coletar fezes, água e alguns prêmios, para dar-lhe enquanto se diverte, serão outros itens necessários quando for ao parque com o seu cão.

Vacinas

As vacinas são outro aspecto importante a considerar, já que elas também são um requisito que devemos cumprir. Elas protegerão não só outros cães, mas também os seus.

Leve em conta todos estes aspectos antes de ir ao parque com o seu cão e você verá que tudo correrá bem. Aproveite o passeio!